Buscar

Avaliacao Parcial 1 - Prova - HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"Gostaria muito de ver no testamento de Adão a passagem em que ele divide o Novo Mundo entre meus irmãos, o Imperador Carlos V e o rei de Portugal." Esta frase, proferida pelo rei francês Francisco I em 1540, reflete:
		
	
	A ironia do governo francês com respeito às investidas das potências europeias, por ocasião da chamada partilha da África.
	
	O descontentamento da França com relação aos acordos firmados entre Portugal e Inglaterra acerca do tráfico de escravos africanos.
	
	O inconformismo com o monopólio comercial estabelecido pelos portugueses com relação ao comércio de especiarias orientais.
	
	A aceitação da hegemonia portuguesa com respeito às chamadas viagens ultramarinas.
	 
	O questionamento do apoio dado pelo poder pontifício aos acordos celebrados entre as Coroas ibéricas, consubstanciado pelo Tratado de Tordesilhas.
	
	
Compare com a sua resposta: As legislações vigentes para a época foram: LEI EUSÉBIO DE QUEIROZ, A LEI DO VENTRE LIVRE, A LEI DOS SEXAGENÁRIOS E A LEI ÁUREA. Todas estas legislações não foram de eficácia plena, pois não foram apresentados aos negros, condições humanas de viver com qualidade e de ter o mínimo de amparo constitucional na época, ficando os negros refém de seus senhores .
	
	
	
	2a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto ao sistema jurídico colonial, marque a alternativa CORRETA:
		
	
	Foi utilizado o Direito Canônico, determinado pelo Vaticano.
	
	Foi utilizado um sistema de integração, com influência do direito indígena e africano
	
	Foi utilizado um sistema misto, com influência do Vaticano e das Ordenações.
	 
	Foi utilizado as Ordenações determinadas pelo rei português, sendo primeiro as Ordenações Afonsinas, depois as ordenações Manoelinas e por fim, as Ordenações Filipinas.
	
	Nenhuma das alternativas acima.
	
	
Compare com a sua resposta: O voto de cabresto seria um método tradicional de controle de poder político por meio do abuso de autoridade, da compra de votos ou mesmo utilização da máquina pública. É um mecanismo ainda recorrente nos rincões mais pobres do Brasil como característica do não de todo superado coronelismo ou mesmo do chamado "neocoronelismo", com a utilização de formas mais modernas para implementação de práticas antigas. Já o "curral eleitoral" designa região, cidade, bairro ou local na qual o político possui grande influência e é, por isso, muito bem votado. De qualquer forma, a origem da expressão está relacionada à Velha República, tempo em que o voto era aberto e os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. Essas regiões controladas politicamente por esses coronéis eram conhecidas como currais eleitorais. No que se refere a impossibilidade de se extrair a verdadeira vontade popular dos sufrágios realizados sob a égide da Constituição de 1891, era exatamente pelo fato de ser o voto aberto, a imposição dos coronéis impediam a escolha autônoma por parte dos eleitores. Ainda hoje, de forma ilegal e ilegítima, se pratica o voto-de-cabresto em comunidades pobres, aonde o eleitor é obrigado a comprovar que votou em determinado candidato, sob pena de represália, ou mesmo para receber algum tipo de vantagem. A prática vem sendo coibida pelos Tribunais Eleitorais, que proibiram acesso às urnas de posse de aparelhos que possam fotografar, mas é difícil afirmar que o Poder Público tenha atingido pleno sucesso em seu intento.
	
	
	
	3a Questão 
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	As Capitânias Hereditárias representaram uma forma de organização política/administrativa empregada por Portugal para explorar a América Portuguesa. Qual dentre as alternativas abaixo representa o documento de concessão destas capitanias?
		
	 
	Carta de Doação
	
	Dotação do Reino
	
	Lei da Boa Razão
	 
	Carta de Foral
	
	Testamento Real
	
	
Compare com a sua resposta: Após apresentação dos tipos, há necessidade de explicar se os mesmo existem até hoje e quais as suas considerações devido ao impacto econômico e social que ocorre.
	
	
	
	4a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro. Essa colonização dirigida pelo governo português deu-se através da:
		
	
	Criação do Sistema de Governo-Geral e Câmaras Municipais.
	
	Criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil.
	
	Montagem de um sistema de exploração econômica baseada no livre-comércio.
	
	Implantação dos Tribunais de Relação.
	 
	Criação das Capitanias Hereditárias.
	
	
Compare com a sua resposta: TRATA-SE DE FORTE INDÍCIO DO ABUSO DE DROGAS A SEMELHANÇA DA ERITROPOETINA, A QUAL DESEMPENHA TAL ATIVIDADE IN VIVO, PROMOVENDO AUMENTO DA PRODUÇÃO DE ERITRÓCITOS O QUE LEVA A MELHORIA DE DESEMPENHO NOS ESPORTES DE MANEIRA GERAL.
	
	
	
	5a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Portugal não podia deixar ao acaso seus domínios no Brasil enquanto outros países começavam a empreender suas viagens e reprimir a presença de embarcações francesas tornou-se tarefa primordial. Além disso, manter o controle dessa costa imensa era muito caro, por isso optou por uma solução para a ocupação do território sem comprometer o tesouro real, um processo, portanto, vinculado à iniciativa privada, a saber:
		
	
	Venda de sesmarias
	
	Feitorias
	
	Doação da titularidade de lotes de terra
	
	Províncias e paróquias
	 
	Capitanias Hereditárias
	
	
Compare com a sua resposta: GABARITO: O AI-5 (Ato Institucional número 5) foi o quinto decreto emitido pelo governo militar brasileiro (1964-1985). É considerado o mais duro golpe na democracia e deu poderes quase absolutos ao regime militar. São exemplos de medidas efetivadas pelo AI - 05, dentre outros: Art. 5º - A suspensão dos direitos políticos, com base neste Ato, importa, simultaneamente, em: (Vide Ato Institucional nº 6, de 1969) I - cessação de privilégio de foro por prerrogativa de função; II - suspensão do direito de votar e de ser votado nas eleições sindicais; III - proibição de atividades ou manifestação sobre assunto de natureza política; IV - aplicação, quando necessária, das seguintes medidas de segurança: a) liberdade vigiada; b) proibição de freqüentar determinados lugares; c) domicílio determinado,

Continue navegando