Buscar

Avaliacao Parcial 2 - Prova - HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO

Prévia do material em texto

1a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Mesmo tendo o imperador D. Pedro II governado em um cenário de grande estabilidade política até pelo menos a década de 1860, não resistiu às crises que se abateram sobre o império nas últimas décadas do séc. XIX. Sobre as razões que levaram à queda do imperador D. Pedro II, marque a alternativa verdadeira:
		
	 
	a perda de apoio das elites proprietárias após a abolição da escravatura;
	
	a superação da produção cafeeira pela produção industrial;
	
	a substituição da Igreja Católica enquanto concepção religiosa oficial do Império;
	
	a perda de importância do Exército em razão da sua derrota na Guerra do Paraguai;
	
	o fortalecimento do movimento operário como importante força política nas zonas urbana e rural;
	
	
Compare com a sua resposta: Basicamente, a resposta deve envolver a visão neoliberal de busca para o capitalismo.
	
	
	
	2a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com o historiador Ronaldo Vainfas (Dicionário do Brasil Colonial - de 1500 a 1808), "as capitanias hereditárias constituíram a forma de administração inicial dos domínios atlânticos portugueses, primeiro nas ilhas atlânticas e depois no Brasil e em Angola [constituindo-se tal sistema] a partir do modelo do antigo senhorio português de fins da Idade Média, então ajustado ao contexto ultramarino". No que se refere à regulamentação do funcionamento deste modelo de colonização adotado na América Portuguesa, a partir de 1534, podemos afirmar que:
 
I - Ela se deu a partir de alvarás, editados pelos principais tribunais portugueses e que concediam ampla autonomia política e financeira aos capitães-donatários.
 
II - Ela se deu através da Carta de Doação e do Foral que, dentre outros temas, tratava da definição da jurisdição, dos privilégios e das obrigações dos capitães-donatários e dos colonos.
 
III - Ela se fixou através de decretos reais que continham a nomeação dos capitães-donatários como administradores das capitanias, os quais eram sempre funcionários reais, com formação em Direito.
 
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	
	Somente a afirmativa I está ERRADA.
	 
	Somente a afirmativa II está CORRETA.
	
	As afirmativas I e II estão ERRADAS.
	
	As afirmativas II e III estão CORRETAS.
	
	Somente a afirmativa III está ERRADA.
	
	
Compare com a sua resposta: TRATA-SE DE FORTE INDÍCIO DO ABUSO DE DROGAS A SEMELHANÇA DA ERITROPOETINA, A QUAL DESEMPENHA TAL ATIVIDADE IN VIVO, PROMOVENDO AUMENTO DA PRODUÇÃO DE ERITRÓCITOS O QUE LEVA A MELHORIA DE DESEMPENHO NOS ESPORTES DE MANEIRA GERAL.
	
	
	
	3a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a lei do Ventre Livre, assinale a resposta correta
		
	
	Fixou que os negros maiores de 60 anos serão considerados livres.
	
	Legalizou o tráfico negreiro no Brasil.
	
	Estabeleceu como crime de pirataria a importação de negros para escravidão.
	
	Aboliu a escravidão no Brasil
	 
	Possibilitou, mediante indenização, que filhos de escravas fossem considerados livres.
	
	
Compare com a sua resposta: a)Comprovar renda b)Os grandes fazendeiros negociavam o título de coronel com o Ministério da justiça. A guarda Nacional foi criada neste contexto de crise com a abdicação de D. Pedro I, cuja organização se baseava no reforço aos poderes das elites políticas locais, estando sua criação na base do fenômeno do "coronelismo¿.
	
	
	
	4a Questão
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A História do Brasil aponta uma série de constituições promulgadas e outorgadas ao longo do tempo. As constituições outorgadas, por força do exercício de autoridade de um governo, são apresentadas para o cumprimento, sem a participação de qualquer grupo político. As promulgadas, a seu turno, são escritas por um grupo de pessoas previamente eleitas para representar a vontade do povo. A este grupo de eleitos dá-se o nome de:
		
	
	Assembléia Legislativa
	
	Congresso Nacional
	
	Senado Federal
	
	Aliança Nacional
	 
	Assembléia Constituinte
	
	
Compare com a sua resposta: GABARITO: O AI-5 (Ato Institucional número 5) foi o quinto decreto emitido pelo governo militar brasileiro (1964-1985). É considerado o mais duro golpe na democracia e deu poderes quase absolutos ao regime militar. São exemplos de medidas efetivadas pelo AI - 05, dentre outros: Art. 5º - A suspensão dos direitos políticos, com base neste Ato, importa, simultaneamente, em: (Vide Ato Institucional nº 6, de 1969) I - cessação de privilégio de foro por prerrogativa de função; II - suspensão do direito de votar e de ser votado nas eleições sindicais; III - proibição de atividades ou manifestação sobre assunto de natureza política; IV - aplicação, quando necessária, das seguintes medidas de segurança: a) liberdade vigiada; b) proibição de freqüentar determinados lugares; c) domicílio determinado,
	
	
	
	5a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"Gostaria muito de ver no testamento de Adão a passagem em que ele divide o Novo Mundo entre meus irmãos, o Imperador Carlos V e o rei de Portugal." Esta frase, proferida pelo rei francês Francisco I em 1540, reflete:
		
	
	O inconformismo com o monopólio comercial estabelecido pelos portugueses com relação ao comércio de especiarias orientais.
	 
	O questionamento do apoio dado pelo poder pontifício aos acordos celebrados entre as Coroas ibéricas, consubstanciado pelo Tratado de Tordesilhas.
	
	A ironia do governo francês com respeito às investidas das potências europeias, por ocasião da chamada partilha da África.
	
	O descontentamento da França com relação aos acordos firmados entre Portugal e Inglaterra acerca do tráfico de escravos africanos.
	
	A aceitação da hegemonia portuguesa com respeito às chamadas viagens ultramarinas.
	
	
Compare com a sua resposta: As legislações vigentes para a época foram: LEI EUSÉBIO DE QUEIROZ, A LEI DO VENTRE LIVRE, A LEI DOS SEXAGENÁRIOS E A LEI ÁUREA. Todas estas legislações não foram de eficácia plena, pois não foram apresentados aos negros, condições humanas de viver com qualidade e de ter o mínimo de amparo constitucional na época, ficando os negros refém de seus senhores .

Continue navegando