Logo Passei Direto
Buscar

Historia da Africa I

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em 21 de março de 2003, O Governo Federal criou a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR. A data converge com a data que a ONU anteriormente já a reconhecia como sendo o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Tal medida se insere num contexto amplo que visa a promover justiça social, reconhecer a diversidade étnica, que é responsável por compôr a cultura e o povo brasileiro, bem como reunir e congregar as lutas que vinham sendo colocadas em prática pelo movimento negro.
No que consiste o principal intuito desta Secretaria?
a) Promover alterações positivas na realidade vivenciada pela população negra e rumar para uma sociedade democrática, justa e igualitária.
b) Promover a entrada de afro-brasileiros nas escolas federais, estaduais, municipais, privadas e nas universidades internacionais. Para isso, estabeleceu o sistema de divisão de cotas, que prioriza a condição social do afro-brasileiro.
c) Promover a criação de mecanismos e conduzir protestos de reivindicação dos direitos e deveres dos negros, previstos como essenciais à presença desta etnia na sociedade brasileira.
d) Promover e garantir a presença de afro-brasileiros nos diretórios dos partidos políticos e nos espaços religiosos brasileiros.

O sistema de cotas para afrodescendentes nas universidades justifica-se diante da constatação de que a universidade brasileira, ao longo da história desta instituição no Brasil, foi um espaço de formação profissional de maioria esmagadoramente branca, valorizando assim apenas um segmento étnico, onde a condição racial constituiu um fator de privilégios para brancos e de exclusão e desvantagens para os não brancos.
No entanto, se por um lado as políticas de ação afirmativa representam uma conquista, por outro, elas representam uma série de impactos sociais. Entre os impactos sociais podem ser destacados:
I- Instauração, no espaço acadêmico, de um mecanismo reparador das perdas infringidas à população negra brasileira.
II- Possibilidade de avaliação das consequências da exclusão de negros e negras na vida universitária.
III- Conscientização sobre o que é ser negro no Brasil.
IV- Erradicação dessas influências benéficas para todo o país.
V- Convivência plural e diária com a diversidade humana em sua variedade de experiências e perspectivas.
a) As afirmativas I, III e V estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão incorretas.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II, IV e V estão corretas.

Os temas da diversidade da formação étnica do país estão previstos como conteúdos escolares desde a promulgação da Constituição de 1988 e preveem que tanto professores como estudantes devem se posicionar contra qualquer forma de preconceito e discriminação racial, sexual ou de classe social que venham a testemunhar. Logo, interpreta-se que tais questões não competem e recaem ao ofício somente dos profissionais da História ou das ciências humanas.
Com relação aos subsídios ao ensino da História da África e afro-brasileira percebidos no campo da interdisciplinaridade e presentes em outras áreas do conhecimento, analise as sentenças a seguir:
I- A noção de que o Brasil é um país complexo e multifacetado em termos de grupos sociais e expressões culturais se deve ao fato de que ocorrem diferentes grupos e processos históricos, devendo ser uma compreensão unânime.
II- Conceitos, temas e experiências que pertencem e tratam de questões étnico-raciais devem ser contempladas por professores das mais diferentes áreas do conhecimento.
III- Deve ocorrer a troca e a interface de conceitos e objetos de temas etnicorraciais, mas a hierarquia entre as disciplinas e áreas de conhecimento devem ser mantidas e respeitadas.
IV- Deve ocorrer a circulação e o diálogo sobre os quadros conceituais que acompanham os temas etnicorraciais para que favoreçam a abordagem abrangente dos objetos e questões destas temáticas.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

O roteiro do filme Amistad relata a história de 53 pessoas que foram sequestradas na África por traficantes de escravos e se tornaram protagonistas de um motim no navio Amistad em 1839. Apesar das críticas ao filme, ele apresenta uma forma de resistência dos africanos contra a escravidão ainda na travessia para o Continente Americano.
Com relação às formas de resistência contra a escravidão no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Podemos afirmar que os quilombos representam no período escravista a expressão concreta da resistência negra.
( ) Somente no final do século XX algumas iniciativas de denúncia à discriminação racial se fizeram presentes no cenário brasileiro.
( ) Podemos citar como uma iniciativa de denúncia à discriminação racial a criação do jornal paulista o Menelick, em 1915, que era conduzido pela grande imprensa branca.
( ) A população negra em São Paulo fundou uma imprensa alternativa em que apresentava os seus desejos, as denúncias contra o racismo, bem como a sua vida associativa, cultural e social.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - V.
c) F - V - F - F.
d) V - F - V - F.

Entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro de 2001 aconteceu na cidade de Durban, África do Sul, a Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Conexa.
Um dos resultados desta Conferência para o sistema educacional brasileiro pode ser representado pela:
a) Adoção do sistema de cotas para negros nas universidades.
b) A obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas Escolas Estaduais.
c) Proibição de manifestações que visem a exaltação dos movimentos negros dentro das escolas.
d) A inserção da temática África e Africanos nos sistemas de ensino de uma forma descontextualizada da realidade vivenciada pelos grupos negros no Brasil.

O Primeiro Congresso Afrobrasileiro, realizado em Recife no ano de 1934, teve como organizadores brasileiros pesquisadores da causa Gilberto Freyre e Ulisses Pernambucano. Este congresso reuniu intelectuais e pessoas que buscavam compreender algumas questões.
Sobre essas questões, assinale a alternativa CORRETA:
a) A influência das teorias que tratam da erradicação do analfabetismo entre os afrodescendentes no Brasil obtidas no Brasil.
b) A influência africana na formação do Brasil e valorizar a tradição africana, a fim de torná-la mais próxima da sociedade que ainda relutava em reconhecer e aceitar sua presença na cultura nacional.
c) A influência que a imigração negra trouxe para a cultura europeia da Região Sul do Brasil.
d) A influência das teorias raciais do século XIX, principalmente as teorias de Hegel e Marx, que discutem a formação das raças na espécie humana.

Os afrodescendentes no Brasil correspondem atualmente a aproximadamente 46,2% da população nacional, o que leva à afirmação de que o Brasil seria a segunda maior nação no mundo com população de origem africana, ficando atrás somente da:
A Austrália.
B Nigéria.
C Itália.
D Jamaica.

As diretrizes curriculares definem que a educação deve oportunizar um processo de ensino e aprendizagem que contemple a troca de conhecimentos, o desenvolvimento de projetos que visam à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para alcançar tal feito, que dimensão dos grupos étnicos a educação deve levar em conta no fazer didático-pedagógico?
a) Os grupos europeus e latino-americanos exclusivamente.
b) Os mais diversos grupos etnicorraciais.
c) Os grupos que mantêm suas tradições mais próximas a dos antepassados.
d) Os grupos que possuíam invenções e tecnologias industriais patenteadas.

Os estudiosos e os pesquisadores da cultura e história da África são unânimes em afirmar que as representações do negro existentes nos livros didáticos em sua maioria são responsáveis por favorecer a formação de uma imagem excludente e discriminatória para com a história, cultura e tradição daquele povo.
Sobre o que consta no interior dos livros didáticos que contribui a esta visão, analise as sentenças a seguir:
I- Os livros didáticos acabam sintetizando a importância dos negros como trabalhadores escravos nos períodos políticos do Brasil Colônia e Império.
II- Os livros didáticos contemplam basicamente a experiência de escravidão moderna, a repartição imperialista do século XIX e os processos de independência do século XX.
III- Os livros didáticos apresentam discursos em que o povo africano é inferior e passível de ser escravizado e explorado, que possui recursos somente primitivos e ornamentais.
IV- Os livros didáticos conseguem alcançar uma abordagem que inclui desde as referências dos primórdios da história da humanidade até os movimentos de lutas e conquistas pelo reconhecimento e dignidade do povo negro.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, II, e IV estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

Entre os desafios da educação brasileira encontra-se o de promover a inclusão de todos os indivíduos e sujeitos nos processos de ensino e aprendizagem, reconhecer os mais diferentes grupos que contribuíram à formação social, histórica e cultural do país e que tenham sido historicamente excluídos ou negligenciados tanto pelos processos de ensino como pela própria sociedade brasileira. Para tanto foi promulgada a Lei 10.639 em 1996. O que esta lei determina em específico? Conteúdos e temas de que tradição e cultura devem ser contemplados nos espaços escolares?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Que os temas e os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira façam parte dos currículos escolares.
b) Que a história dos povos asiáticos, como mongóis, chineses e japoneses sejam contemplados nos currículos escolares.
c) Que a história dos povos judeus, árabes e muçulmanos sejam contemplados nos currículos escolares.
d) Que as tradições religiosas africanas sejam estudadas e praticadas no interior dos espaços escolares.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em 21 de março de 2003, O Governo Federal criou a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR. A data converge com a data que a ONU anteriormente já a reconhecia como sendo o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Tal medida se insere num contexto amplo que visa a promover justiça social, reconhecer a diversidade étnica, que é responsável por compôr a cultura e o povo brasileiro, bem como reunir e congregar as lutas que vinham sendo colocadas em prática pelo movimento negro.
No que consiste o principal intuito desta Secretaria?
a) Promover alterações positivas na realidade vivenciada pela população negra e rumar para uma sociedade democrática, justa e igualitária.
b) Promover a entrada de afro-brasileiros nas escolas federais, estaduais, municipais, privadas e nas universidades internacionais. Para isso, estabeleceu o sistema de divisão de cotas, que prioriza a condição social do afro-brasileiro.
c) Promover a criação de mecanismos e conduzir protestos de reivindicação dos direitos e deveres dos negros, previstos como essenciais à presença desta etnia na sociedade brasileira.
d) Promover e garantir a presença de afro-brasileiros nos diretórios dos partidos políticos e nos espaços religiosos brasileiros.

O sistema de cotas para afrodescendentes nas universidades justifica-se diante da constatação de que a universidade brasileira, ao longo da história desta instituição no Brasil, foi um espaço de formação profissional de maioria esmagadoramente branca, valorizando assim apenas um segmento étnico, onde a condição racial constituiu um fator de privilégios para brancos e de exclusão e desvantagens para os não brancos.
No entanto, se por um lado as políticas de ação afirmativa representam uma conquista, por outro, elas representam uma série de impactos sociais. Entre os impactos sociais podem ser destacados:
I- Instauração, no espaço acadêmico, de um mecanismo reparador das perdas infringidas à população negra brasileira.
II- Possibilidade de avaliação das consequências da exclusão de negros e negras na vida universitária.
III- Conscientização sobre o que é ser negro no Brasil.
IV- Erradicação dessas influências benéficas para todo o país.
V- Convivência plural e diária com a diversidade humana em sua variedade de experiências e perspectivas.
a) As afirmativas I, III e V estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão incorretas.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II, IV e V estão corretas.

Os temas da diversidade da formação étnica do país estão previstos como conteúdos escolares desde a promulgação da Constituição de 1988 e preveem que tanto professores como estudantes devem se posicionar contra qualquer forma de preconceito e discriminação racial, sexual ou de classe social que venham a testemunhar. Logo, interpreta-se que tais questões não competem e recaem ao ofício somente dos profissionais da História ou das ciências humanas.
Com relação aos subsídios ao ensino da História da África e afro-brasileira percebidos no campo da interdisciplinaridade e presentes em outras áreas do conhecimento, analise as sentenças a seguir:
I- A noção de que o Brasil é um país complexo e multifacetado em termos de grupos sociais e expressões culturais se deve ao fato de que ocorrem diferentes grupos e processos históricos, devendo ser uma compreensão unânime.
II- Conceitos, temas e experiências que pertencem e tratam de questões étnico-raciais devem ser contempladas por professores das mais diferentes áreas do conhecimento.
III- Deve ocorrer a troca e a interface de conceitos e objetos de temas etnicorraciais, mas a hierarquia entre as disciplinas e áreas de conhecimento devem ser mantidas e respeitadas.
IV- Deve ocorrer a circulação e o diálogo sobre os quadros conceituais que acompanham os temas etnicorraciais para que favoreçam a abordagem abrangente dos objetos e questões destas temáticas.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

O roteiro do filme Amistad relata a história de 53 pessoas que foram sequestradas na África por traficantes de escravos e se tornaram protagonistas de um motim no navio Amistad em 1839. Apesar das críticas ao filme, ele apresenta uma forma de resistência dos africanos contra a escravidão ainda na travessia para o Continente Americano.
Com relação às formas de resistência contra a escravidão no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Podemos afirmar que os quilombos representam no período escravista a expressão concreta da resistência negra.
( ) Somente no final do século XX algumas iniciativas de denúncia à discriminação racial se fizeram presentes no cenário brasileiro.
( ) Podemos citar como uma iniciativa de denúncia à discriminação racial a criação do jornal paulista o Menelick, em 1915, que era conduzido pela grande imprensa branca.
( ) A população negra em São Paulo fundou uma imprensa alternativa em que apresentava os seus desejos, as denúncias contra o racismo, bem como a sua vida associativa, cultural e social.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - V.
c) F - V - F - F.
d) V - F - V - F.

Entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro de 2001 aconteceu na cidade de Durban, África do Sul, a Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Conexa.
Um dos resultados desta Conferência para o sistema educacional brasileiro pode ser representado pela:
a) Adoção do sistema de cotas para negros nas universidades.
b) A obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas Escolas Estaduais.
c) Proibição de manifestações que visem a exaltação dos movimentos negros dentro das escolas.
d) A inserção da temática África e Africanos nos sistemas de ensino de uma forma descontextualizada da realidade vivenciada pelos grupos negros no Brasil.

O Primeiro Congresso Afrobrasileiro, realizado em Recife no ano de 1934, teve como organizadores brasileiros pesquisadores da causa Gilberto Freyre e Ulisses Pernambucano. Este congresso reuniu intelectuais e pessoas que buscavam compreender algumas questões.
Sobre essas questões, assinale a alternativa CORRETA:
a) A influência das teorias que tratam da erradicação do analfabetismo entre os afrodescendentes no Brasil obtidas no Brasil.
b) A influência africana na formação do Brasil e valorizar a tradição africana, a fim de torná-la mais próxima da sociedade que ainda relutava em reconhecer e aceitar sua presença na cultura nacional.
c) A influência que a imigração negra trouxe para a cultura europeia da Região Sul do Brasil.
d) A influência das teorias raciais do século XIX, principalmente as teorias de Hegel e Marx, que discutem a formação das raças na espécie humana.

Os afrodescendentes no Brasil correspondem atualmente a aproximadamente 46,2% da população nacional, o que leva à afirmação de que o Brasil seria a segunda maior nação no mundo com população de origem africana, ficando atrás somente da:
A Austrália.
B Nigéria.
C Itália.
D Jamaica.

As diretrizes curriculares definem que a educação deve oportunizar um processo de ensino e aprendizagem que contemple a troca de conhecimentos, o desenvolvimento de projetos que visam à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para alcançar tal feito, que dimensão dos grupos étnicos a educação deve levar em conta no fazer didático-pedagógico?
a) Os grupos europeus e latino-americanos exclusivamente.
b) Os mais diversos grupos etnicorraciais.
c) Os grupos que mantêm suas tradições mais próximas a dos antepassados.
d) Os grupos que possuíam invenções e tecnologias industriais patenteadas.

Os estudiosos e os pesquisadores da cultura e história da África são unânimes em afirmar que as representações do negro existentes nos livros didáticos em sua maioria são responsáveis por favorecer a formação de uma imagem excludente e discriminatória para com a história, cultura e tradição daquele povo.
Sobre o que consta no interior dos livros didáticos que contribui a esta visão, analise as sentenças a seguir:
I- Os livros didáticos acabam sintetizando a importância dos negros como trabalhadores escravos nos períodos políticos do Brasil Colônia e Império.
II- Os livros didáticos contemplam basicamente a experiência de escravidão moderna, a repartição imperialista do século XIX e os processos de independência do século XX.
III- Os livros didáticos apresentam discursos em que o povo africano é inferior e passível de ser escravizado e explorado, que possui recursos somente primitivos e ornamentais.
IV- Os livros didáticos conseguem alcançar uma abordagem que inclui desde as referências dos primórdios da história da humanidade até os movimentos de lutas e conquistas pelo reconhecimento e dignidade do povo negro.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, II, e IV estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

Entre os desafios da educação brasileira encontra-se o de promover a inclusão de todos os indivíduos e sujeitos nos processos de ensino e aprendizagem, reconhecer os mais diferentes grupos que contribuíram à formação social, histórica e cultural do país e que tenham sido historicamente excluídos ou negligenciados tanto pelos processos de ensino como pela própria sociedade brasileira. Para tanto foi promulgada a Lei 10.639 em 1996. O que esta lei determina em específico? Conteúdos e temas de que tradição e cultura devem ser contemplados nos espaços escolares?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Que os temas e os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira façam parte dos currículos escolares.
b) Que a história dos povos asiáticos, como mongóis, chineses e japoneses sejam contemplados nos currículos escolares.
c) Que a história dos povos judeus, árabes e muçulmanos sejam contemplados nos currículos escolares.
d) Que as tradições religiosas africanas sejam estudadas e praticadas no interior dos espaços escolares.

Prévia do material em texto

Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Em 21 de março de 2003, O Governo Federal criou a Secretaria Especial de Políticas 
de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR. A data converge com a data que a ONU 
anteriormente já a reconhecia como sendo o Dia Internacional pela Eliminação da 
Discriminação Racial. Tal medida se insere num contexto amplo que visa a 
promover justiça social, reconhecer a diversidade étnica, que é responsável por 
compôr a cultura e o povo brasileiro, bem como reunir e congregar as lutas que 
vinham sendo colocadas em prática pelo movimento negro. No que consiste o 
principal intuito desta Secretaria? 
 a) Promover a entrada de afro-brasileiros nas escolas federais, estaduais, municipais, 
privadas e nas universidades internacionais. Para isso, estabeleceu o sistema de 
divisão de cotas, que prioriza a condição social do afro-brasileiro. 
 b) Promover a criação de mecanismos e conduzir protestos de reivindicação dos 
direitos e deveres dos negros, previstos como essenciais à presença desta etnia na 
sociedade brasileira. 
 c) Promover alterações positivas na realidade vivenciada pela população negra e 
rumar para uma sociedade democrática, justa e igualitária. 
 d) Promover e garantir a presença de afro-brasileiros nos diretórios dos partidos 
políticos e nos espaços religiosos brasileiros. 
 
2. O sistema de cotas para afrodescendentes nas universidades justifica-se diante da 
constatação de que a universidade brasileira, ao longo da história desta instituição no 
Brasil, foi um espaço de formação profissional de maioria esmagadoramente branca, 
valorizando assim apenas um segmento étnico, onde a condição racial constituiu um 
fator de privilégios para brancos e de exclusão e desvantagens para os não 
brancos.No entanto, se por um lado as políticas de ação afirmativa representam uma 
conquista, por outro, elas representam uma série de impactos sociais. Entre os 
impactos sociais podem ser destacados: 
 
I- Instauração, no espaço acadêmico, de um mecanismo reparador das perdas 
infringidas à população negra brasileira. 
II- Possibilidade de avaliação das consequências da exclusão de negros e negras na 
vida universitária. 
III- Conscientização sobre o que é ser negro no Brasil. 
IV- Erradicação dessas influências benéficas para todo o país. 
V- Convivência plural e diária com a diversidade humana em sua variedade de 
experiências e perspectivas. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
 b) As afirmativas I, III e V estão corretas. 
 c) As afirmativas I, II e III estão incorretas. 
 d) As afirmativas II, IV e V estão corretas. 
 
3. Os temas da diversidade da formação étnica do país estão previstos como conteúdos 
escolares desde a promulgação da Constituição de 1988 e preveem que tanto 
professores como estudantes devem se posicionar contra qualquer forma de 
preconceito e discriminação racial, sexual ou de classe social que venham a 
testemunhar. Logo, interpreta-se que tais questões não competem e recaem ao ofício 
somente dos profissionais da História ou das ciências humanas. Com relação aos 
subsídios ao ensino da História da África e afro-brasileira percebidos no campo da 
interdisciplinaridade e presentes em outras áreas do conhecimento, analise as 
sentenças a seguir: 
 
I- A noção de que o Brasil é um país complexo e multifacetado em termos de grupos 
sociais e expressões culturais se deve ao fato de que ocorrem diferentes grupos e 
processos históricos, devendo ser uma compreensão unânime. 
II- Conceitos, temas e experiências que pertencem e tratam de questões étnico-raciais 
devem ser contempladas por professores das mais diferentes áreas do conhecimento. 
III- Deve ocorrer a troca e a interface de conceitos e objetos de temas etnicorraciais, 
mas a hierarquia entre as disciplinas e áreas de conhecimento devem ser mantidas e 
respeitadas. 
IV- Deve ocorrer a circulação e o diálogo sobre os quadros conceituais que 
acompanham os temas etnicorraciais para que favoreçam a abordagem abrangente 
dos objetos e questões destas temáticas. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
 b) As sentenças I e III estão corretas. 
 c) As sentenças II, III e IV estão corretas. 
 d) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 
4. O roteiro do filme Amistad relata a história de 53 pessoas que foram sequestradas na 
África por traficantes de escravos e se tornaram protagonistas de um motim no 
navio Amistad em 1839. Apesar das críticas ao filme, ele apresenta uma forma de 
resistência dos africanos contra a escravidão ainda na travessia para o Continente 
Americano. Com relação às formas de resistência contra a escravidão no Brasil, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Podemos afirmar que os quilombos representam no período escravista a 
expressão concreta da resistência negra. 
( ) Somente no final do século XX algumas iniciativas de denúncia à discriminação 
racial se fizeram presentes no cenário brasileiro. 
( ) Podemos citar como uma iniciativa de denúncia à discriminação racial a criação 
do jornal paulista o Menelick, em 1915, que era conduzido pela grande imprensa 
branca. 
( ) A população negra em São Paulo fundou uma imprensa alternativa em que 
apresentava os seus desejos, as denúncias contra o racismo, bem como a sua vida 
associativa, cultural e social. 
 
FONTE: Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-16168/>. 
Acesso em: 20 jan. 2017. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - V - F - F. 
 b) V - V - F - V. 
 c) V - F - F - V. 
 d) V - F - V - F. 
 
5. Entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro de 2001 aconteceu na cidade de Durban, 
África do Sul, a Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, 
Xenofobia e Intolerância Conexa. Um dos resultados desta Conferência para o 
sistema educacional brasileiro pode ser representado pela: 
 a) Proibição de manifestações que visem a exaltação dos movimentos negros dentro 
das escolas. 
 b) Adoção do sistema de cotas para negros nas universidades. 
 c) A inserção da temática África e Africanos nos sistemas de ensino de uma forma 
descontextualizada da realidade vivenciada pelos grupos negros no Brasil. 
 d) A obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas 
Escolas Estaduais. 
 
6. O Primeiro Congresso Afrobrasileiro, realizado em Recife no ano de 1934, teve 
como organizadores brasileiros pesquisadores da causa Gilberto Freyre e Ulisses 
Pernambucano. Este congresso reuniu intelectuais e pessoas que buscavam 
compreender algumas questões. Sobre essas questões, assinale a alternativa 
CORRETA: 
 a) A influência das teorias raciais do século XIX, principalmente as teorias de Hegel 
e Marx, que discutem a formação das raças na espécie humana. 
 b) A influência africana na formação do Brasil e valorizar a tradição africana, a fim 
de torná-la mais próxima da sociedade que ainda relutava em reconhecer e aceitar 
sua presença na cultura nacional. 
 c) A influência das teorias que tratam da erradicação do analfabetismo entre os 
afrodescendentes no Brasil obtidas no Brasil. 
 d) A influência que a imigração negra trouxe para a cultura europeia da Região Sul 
do Brasil. 
 
7. Os afrodescendentes no Brasil correspondem atualmente a aproximadamente 46,2% 
da população nacional, o que leva à afirmação de que o Brasil seria a segunda maior 
nação no mundo com população de origem africana, ficando atrás somente da: 
 a) Austrália. 
 b) Itália. 
 c) Jamaica. 
 d) Nigéria. 
 
8. As diretrizescurriculares definem que a educação deve oportunizar um processo de 
ensino e aprendizagem que contemple a troca de conhecimentos, o desenvolvimento 
de projetos que visam à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para 
alcançar tal feito, que dimensão dos grupos étnicos a educação deve levar em conta 
no fazer didático-pedagógico? 
 a) Os grupos que possuíam invenções e tecnologias industriais patenteadas. 
 b) Os grupos europeus e latino-americanos exclusivamente. 
 c) Os mais diversos grupos etnicorraciais. 
 d) Os grupos que mantêm suas tradições mais próximas a dos antepassados. 
 
9. Os estudiosos e os pesquisadores da cultura e história da África são unânimes em 
afirmar que as representações do negro existentes nos livros didáticos em sua 
maioria são responsáveis por favorecer a formação de uma imagem excludente e 
discriminatória para com a história, cultura e tradição daquele povo. Sobre o que 
consta no interior dos livros didáticos que contribui a esta visão, analise as sentenças 
a seguir: 
 
I- Os livros didáticos acabam sintetizando a importância dos negros como 
trabalhadores escravos nos períodos políticos do Brasil Colônia e Império. 
II- Os livros didáticos contemplam basicamente a experiência de escravidão 
moderna, a repartição imperialista do século XIX e os processos de independência do 
século XX. 
III- Os livros didáticos apresentam discursos em que o povo africano é inferior e 
passível de ser escravizado e explorado, que possui recursos somente primitivos e 
ornamentais. 
IV- Os livros didáticos conseguem alcançar uma abordagem que inclui desde as 
referências dos primórdios da história da humanidade até os movimentos de lutas e 
conquistas pelo reconhecimento e dignidade do povo negro. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I, II, e IV estão corretas. 
 b) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 c) As sentenças I e IV estão corretas. 
 d) As sentenças II, III e IV estão corretas. 
 
10. Entre os desafios da educação brasileira encontra-se o de promover a inclusão de 
todos os indivíduos e sujeitos nos processos de ensino e aprendizagem, reconhecer 
os mais diferentes grupos que contribuíram à formação social, histórica e cultural do 
país e que tenham sido historicamente excluídos ou negligenciados tanto pelos 
processos de ensino como pela própria sociedade brasileira. Para tanto foi 
promulgada a Lei 10.639 em 1996. O que esta lei determina em específico? 
Conteúdos e temas de que tradição e cultura devem ser contemplados nos espaços 
escolares? Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Que os temas e os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira façam 
parte dos currículos escolares. 
 b) Que as tradições religiosas africanas sejam estudadas e praticadas no interior dos 
espaços escolares. 
 c) Que a história dos povos judeus, árabes e muçulmanos sejam contemplados nos 
currículos escolares. 
 d) Que a história dos povos asiáticos, como mongóis, chineses e japoneses sejam 
contemplados nos currículos escolares

Mais conteúdos dessa disciplina