Buscar

trabalho de historia-Boko Haram

Prévia do material em texto

*
*
Boko Haram
Integrantes do grupo: Giovanna de Freitas;
 Ingrid Araujo;
 Victoria Gabrielle;
Turma: 3º ano 3
*
*
Surgimento
Boko Haram é um grupo terrorista de origem nigeriana, que muitas vezes, é denominado como “grupo radical islâmico”.Seu surgimento ocorreu em 2002 como uma seita religiosa, fundada por Mohammed Yusuf na cidade de Maiduguri capital do estado de Borno (Nigéria).
Significado do nome: “a educação não islâmica é pecado” ou “a educação ocidental é pecado”,na língua hausa , um idioma bastante falado no norte do território nigeriano.
*
*
Ideologia
Oficialmente, o Boko Haram alega que luta pela xaria, bem como pelo combate a corrupção no governo, a falta de pudor das mulheres a prostituição e outros vícios.Segundo eles os culpados por esses males são os cristãos, a cultura ocidental e a tentativa de ensinar algo as mulheres e meninas.
*
*
Logotipos
Logotipo do grupo extremista islâmico Boko Haram.
A bandeira negra de jihad, usada por grupos fundamentalistas islâmicos que agem no Oriente Médio.Ela contém referencias da shahadah, na bandeira os dizeres islâmicos podem ser traduzidos da seguinte forma: ”não a deus a não ser Deus(Alá), Maomé é o mensageiro de Deus”.
Shahada ao lado é uma versão do selo de Maomé, essa bandeira pode ser comumente usada por grupos fundamentalistas islâmicos.
*
*
Locais de Atuação
Atualmente agem no Norte da Nigéria, seu principal objetivo, além de combater os princípios e legados deixados pela colonização britânica no país, é a construção de uma republica islâmica.Para conseguir esse objetivo, o grupo terrorista utiliza muitos métodos radicais, incluindo a realização de atentados e sequestros de mulheres negociando-as como escravas sexuais e realizando avanços territoriais.
Líder atual: Abubakar Shecau
*
*
Inimigos
O Estado nigeriano e os Cristãos
Grupos Simpatizantes
 Al-qaeda do Magreb e alguns outros grupos militantes radicais existentes na região setentrional da África e Estado Islâmico.
*
*
Referências Bibliográficas
Filha das Trevas de Andrea Hoffman

Continue navegando