Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AD2 – Diversidade dos Seres Vivos 2018.2
As respostas devem ter como base o conteúdo das apostilas e de outras fontes científicas confiáveis (tais como sites de universidades, revistas e livros científicos). A AD deve incluir a listagem de referências bibliográficas dos textos e volumes consultados que podem ser consultadas mas o texto deve ser reescrito com suas próprias. Lembre-se que qualquer texto copiado da internet ou do colega de classe invalida a AD2, ficando o(s) aluno(s) com nota zero. AD2 sem referências também terão nota zero. 
Questão 1) (2 pontos) O seu tio-avô criacionista pergunta: se viemos dos macacos, como ainda existem macacos? Explique o que são macacos, em um contexto de sistemática filogenética.
Questão 2) (2 pontos) Como você responderia a pergunta do seu tio-avô? Lembre-se que ele não é da área de biologia. Assim, não use a expressão “ancestral comum exclusivo” em sua resposta, use lógica, palavras simples, fatos familiares ao público leigo.
Questão 3) (2 pontos) Existem duas espécies do gênero Pan - Pan paniscus e Pan troglodytes - que são comumente conhecidas como o bonobo e o chimpanzé. Como Homo sapiens é grupo irmão das duas, alguns cientistas sugerem que a nossa espécie seja renomeada para Pan sapiens. Explique um ponto positivo desta proposta. (De um ponto de vista taxonômico.)
Questão 4) (2 pontos) Explique um ponto negativo desta proposta. (De um ponto de vista taxonômico.)
Questão 5) (2 pontos) Explique a relação entre teoria, hipótese e fato em um contexto científico e também junto ao público leigo. 
Referências:
Ideia para questão 1 A sistemática filogenética mostra que temos um parentesco genético com os macacos atuais, indicando que em algum período tivemos um ancestal em comum. Nesse contexto da sistemática filogenética, "macaco" são todos os primatas existentes. 
Como a evolução depende das variações das especiações, não é possível existir ao mesmo tempo uma espécie e seu ancestral.
1) Quando estudamos as relações de parentesco de 2 espécies sabemos que anteriormente houve um ancestral em comum que os originou. Na visão da filogenia, para averiguar o grau de parentesco é formada uma “árvore” em que são mostradas diversas características em comum entre as espécies que estão sendo comparadas. Com essas informações podemos dizer que os macacos são todos os tipos de primatas. As características comum dos primatas são : Capacidade de ficar em pé, cérebro desenvolvido, mamíferos e entre outras. Quando se observa da árvore filogenética o homem e os macacos ( primatas) pode-se observar que eles compartilham essas características, portanto é possível concluir que eles possuíram um ancestral em comum. Com o processo evolutivo as espécies macacos foram evoluindo e aderindo novas características vantajosas no ambiente e em algum momento tiveram um isolamento reprodutivo, o que permite que hoje ainda exista espécies de macacos.
Fonte:https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/tree-of-life/a/phylogenetic-trees
2) Hoje ainda existente macacos pois em algum momento de nossa história uma espécie existente teve uma mutação em um de seus indivíduos, ou seja, ele ganhou uma nova característica que fosse vantajosa a ele no ambiente em que vivia . Os descendentes desse indivíduo com a nova característica começou a se diferenciar da espécie original. Com o passar de muitos séculos a espécie original e a que sofreu essa mutação se tornaram distintas uma da outra, formando uma nova espécie. Por esse motivo hoje existe os homens sapiens e os primatas, mas em alguém momento na nossa história ouve um ancestral que nos deu origem e compartilhou nossas características em comum.
3) A taxonomia é um sistema de classificação de hierarquias que facilita o acesso as informações dos indivíduos. A taxonomia trás a ideia de padronização dos indivíduos, os separando por suas características em comum. Portanto uma vantagem no ponto de vista taxonômico da mudança da nomenclatura de Homo sapiens para Pan sapiens, seria melhor para evitar os erros de agrupamento das espécies em grupos taxonômicos. 
Fonte: http://lillianalvares.fci.unb.br/phocadownload/Fundamentos/Sistemas/Aula23Taxonomia.pdf
4)
5) No contexto científico primeiro formulamos hipótese, ou seja, é aquele momento em que não temos certeza se o que estamos pesquisando é um fato real e para que ela seja um fato real é necessário que a hipótese seja testada. Essa hipótese é testada através de teorias e pesquisa e entre outros métodos. Já a teoria ela é baseada nos fatos reais que a hipótese comprovou, pois caso contrário, se a hipótese for falha, não é possível a formação de uma teoria. A teoria se baseia nas verdades em que apareceram nos testes das hipóteses, formando os fatos reais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando