Buscar

Herança Ligada ao Cromossomo X e Daltonismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Herança ligada ao cromossomo X 
Introdução
A herança ligada ao cromossomo X, é aquela em que os genes estão presentes em uma região não homóloga do cromossomo X. As mulheres apresentam dois cromossomos X, já os homens apresentam um cromossomo X e um Y. 
Diferentemente do X, o Y apresenta poucos genes e determina poucas características. Os cromossomos X e Y apresentam poucas regiões homólogas, fazendo com que certas características sejam totalmente influenciadas pelo sexo.
Denomina-se herança ligada ao sexo aquela em que os genes estão localizados em uma região não homóloga do cromossomo X. Nesse tipo de herança, as mulheres apresentam três genótipos, e o homem apresenta apenas dois. Por exemplo, um gene com dois alelos (B e b) que estão localizados na região não homóloga do cromossomo X. Uma mulher poderia apresentar os genótipos XBXB, XbXb ou XBXb, já o homem apresentaria apenas os genótipos XBY ou XbY. Como os homens apresentam apenas um cromossomo X e possuem apenas um alelo, dizemos que eles são hemizigóticos.
Daltonismo
Trata-se de uma doença recessiva ligada ao cromossomo x, que afeta na percepção das cores. Sua origem está, principalmente, relacionada à hereditariedade e sua incidência é em média, vinte vezes mais comum em homens do que em mulheres.
É um distúrbio causado por um gene recessivo localizado na porção heteróloga do cromossomo X, o gene Xd, enquanto o seu alelo dominante XD determina a visão normal.
A mulher de genótipo XDXd, embora possua um gene para o daltonismo, não manifesta a doença, pois se trata de um gene recessivo. Ela é chamada de portadora do gene para o daltonismo. O homem de genótipo XdY, apesar de ter o gene Xd em dose simples, manifesta a doença pela ausência do alelo dominante capaz de impedir a expressão do gene recessivo.
O homem XdY não é nem homozigoto ou heterozigoto: é hemizigoto recessivo, pois do par de genes ele só possui um. O homem de genótipo XDY é hemizigoto dominante.
Considerando os alelos D e d para determinar o daltonismo, temos:
	Genótipo
	Fenótipo
	XDXD
	mulher normal
	XDXd
	mulher normal portadora
	XdXd
	mulher daltônica
	XD Y
	homem normal
	Xd Y
	homem daltônico
Observações importantes
Homens só herdam genes do cromossomo X da sua mãe;
Mulheres herdam genes do cromossomo X do pai e da mãe;
Em casos em que a característica é determinada por gene recessivo, os homens são mais afetados, uma vez que necessitam apenas de um gene para desenvolver a enfermidade;
Quando uma mulher for daltônica, todos os filhos homens dessa mulher, também serão daltônicos.

Outros materiais