Buscar

Teoria Dois Fatores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria Dois Fatores 
Criada por Herzberg, Bernand Mausner e Bárbara Block, no ano de 1959, onde foi realizado uma pesquisa com uma determinada quantia de trabalhadores, onde era questionado situações que agradava e desagradava os funcionários no ambiente de trabalho, o que fazia os trabalhadores se sentirem bem, e também como o trabalho poderia ser algo desagradável. Assim, foi criado a teoria de Dois Fatores, sendo estes: Fatores Motivacionais e Fatores Higiênicos.
Fatores Higiênicos: relacionado a condições físicas no ambiente de trabalho, salário, benefícios, clima organizacional, oportunidade de crescimento dentro da organização. Herzberg afirma que esses fatores são essenciais para manter um trabalhador motivado dentro da organização.
Fatores Motivacionais: são atividades relacionadas com o cargo, como liberdade em executar o trabalho, ter oportunidade em desenvolver suas habilidades com responsabilidade e eficiência, definição de metas e objetivos, ter carta branca para exercer suas capacitações dentro da organização.
Teoria da Hierarquia da Necessidades
Para Maslow, as necessidades seguem uma hierarquia, sendo que no momento em que o individuo satisfaz uma necessidade, logo surge outra, fazendo com que o indivíduo busque meios para obter nova satisfação.
Maslow apresentou a teoria das necessidades em forma de pirâmide, sendo as necessidades básicas inicias seguindo para uma escala de necessidades.
Necessidades Fisiológicas: são respiração, comida, água, ou seja, tudo que serve para nos fazer sobreviver, para a manutenção de nossa vida, e também de toda espécie humana. Satisfeita a necessidade Fisiológica, passa-se para a necessidade de segurança.
Necessidade de Segurança: segurança do corpo, do emprego, de recursos, da moralidade, da família, da saúde, sentir-se seguro, sem perigo, ter um emprego estável. Satisfeita essa necessidade, passa-se para as necessidades sociais.
Necessidade Sociais: amigos, família, intimidade sexual, são necessidades de manter as relações em harmonia, sentir-se parte do grupo, recebendo atenção e carinho dos familiares e amigos. Satisfeita essa necessidade, passamos para a necessidade de auto estima.
Necessidade de Auto Estima: confiança, conquista, respeito dos outros, respeito aos outros, necessidade de sentir-se digno, ter autoestima, satisfeita essa necessidade, vamos para a necessidade de Auto Realização.
Necessidade de Auto Realização: segundo Maslow, é a mais difícil de ser alcançado. São valores como moralidade, criatividade, espontaneidade, solução de problemas, ausência de preconceitos, aceitação dos fatos. O individuo sai do lugar comum e encara o mundo de outra maneira, fazer o que gosta e é capaz de conseguir.

Outros materiais