Buscar

APOL 1 BIOESTATÍSTICA tutoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 1 BIOESTATÍSTICA (tutoria)
Questão 1/5 - Bioestatística
Considere o excerto de texto a seguir: 
“É parte importante da bioestatística o planejamento do experimento, a determinação do tamanho da amostra e posterior análise.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANDONADE, Eliana. Medicina baseada em evidências e a bioestatística: como ser um leitor atento (Editorial). Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, v. 11, n. 4, p. 1, 2009. 
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base Bioestatística: armadilhas e como evitá-las sobre atitudes para evitar os tipos de viés, analise as assertivas a seguir:
I. O planejamento deve incluir cuidado com a pesquisa e a população, bem como o tamanho e método de amostragem.
II. É preciso mensurar os dados em ambiente, com instrumentos e com observadores propícios, treinados e padronizados.
III. A regressão logística resolverá problemas durante a mensuração/aferição dos dados, como uso de calçados durante a medição da altura.
IV. Técnicas estatísticas podem corrigir erros sistemáticos quanto às variáveis de confusão.
 Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II.
Você acertou!
Comentário: as afirmativas I e II estão corretas, porque: “Para evitar o viés de seleção devemos: Planejar cuidadosamente a pesquisa e a população de referência; Analisar bem o tamanho da amostra (sua representatividade) e o método de amostragem; [...] Para evitar o viés de aferição devemos: Utilizar instrumento e ambiente propícios para a mensuração dos dados, bem como se assegurar do treinamento padronizado dos observadores” (texto-base Bioestatística: armadilhas e como evitá-las, p. 74). Já as afirmativas III e IV estão incorretas, pois: “Viés de confusão [...] No caso dessas variáveis serem identificadas após a conclusão da coleta dos dados, algumas técnicas de estatística multivariada (como por exemplo a regressão logística) podem eventualmente ser utilizadas visando tentar quantificar a interferências dessas variáveis no desfecho encontrado; porém é sempre bom lembrar que a estatística descreve resultados e faz inferências, porém não tem ferramentas para corrigir erros sistemáticos” (texto-base Bioestatística: armadilhas e como evitá-las, p. 75).
	
	B
	I e III.
	
	C
	III e IV.
	
	D
	I, II e IV.
	
	E
	II, III e IV.
Questão 2/5 - Bioestatística
Atente para a seguinte citação: 
“A fim de avaliar os pressupostos para o uso de testes paramétricos, a normalidade da distribuição dos dados da escala de motivação foi investigada [...]. Considerando que os testes indicaram que os pressupostos para o uso da estatística paramétrica estariam potencialmente violados, optou-se pelo uso da estatística não paramétrica [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, A. J.; RANGEL, A. G.; HENRIQUE, J.; VALE, W. S.; NUNES, W. J.; RUFFONI, R. Aspectos motivacionais de praticantes de judô do sexo masculino. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 2, p.156-162, 2018. p. 159. 
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Testes de normalidade em análises estatísticas: uma orientação para praticantes em ciências da saúde e atividade física sobre as opções para se verificar se uma distribuição é normal, analise as afirmativa que seguem: 
I. Na forma gráfica, há a opção do histograma, box plot e normal Q-Q plot.
II. A utilização dos gráficos é suficiente para determinar a distribuição normal.
III. Os testes mais utilizados são o Shapiro-Wilk e o Kolmogorov-Smirnov.
IV. Existem somente três testes estatísticos para verificar a normalidade dos dados. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e III.
Você acertou!
Comentário: Apenas as afirmativas I e III estão corretas, pois: “Dentre as opções para se verificar se uma distribuição é normal, o histograma, box plot e o gráfico de dispersão normal Q-Q plot são normalmente usados, no entanto, eles não informam se a distribuição está próxima suficiente da normalidade [...] Dentre os testes comumente utilizados, os de Shapiro-Wilk (SW) e Kolmogorov-Smirnov (KS) estão disponíveis em programas estatísticos como o Statistical Package for Social Sciences (SPSS) [...]” (texto-base Testes de normalidade em análises estatísticas: uma orientação para praticantes em ciências da saúde e atividade física, p. 74). A alternativa II está incorreta pois: “Portanto, para dar suporte às análises gráficas, métodos objetivos são necessários para determinar se uma distribuição é ou não normal”. (texto-base Testes de normalidade em análises estatísticas: uma orientação para praticantes em ciências da saúde e atividade física, p. 74). Já a alternativa IV está incorreta, pois, conforme o texto-base: “[...] apesar de existirem na literatura mais de 40 testes de normalidade [...]” (texto-base Testes de normalidade em análises estatísticas: uma orientação para praticantes em ciências da saúde e atividade física, p. 74).
	
	C
	III e IV.
	
	D
	I, II e IV.
	
	E
	II, III e IV.
Questão 3/5 - Bioestatística
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Na Educação Física, por muitas vezes, debruçamo-nos no entendimento de atitudes de nossos alunos, atletas, ou mesmo de nosso público que consome esportes. Temas como motivação, ansiedade corporal, satisfação corporal, violência esportiva, desistência da prática esportiva, relações entre gêneros, estigmatização são abordados pelos pesquisadores na área de Educação Física”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAMPANA, A. N.; TAVARES, M. C.; SILVA, D. Modelagem de Equações Estruturais: Apresentação de uma abordagem estatística multivariada para pesquisas em Educação Física. Motricidade, v. 5, n. 4, p. 59-80, 2009. p. 60. 
Considerando estas informações e os conteúdos do texto-base A escolha do teste estatístico – um tutorial em forma de apresentação em PowerPoint sobre os tipos de dados em bioestatística, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Na bioestatística, somente podemos trabalhar com dados do tipo quantitativo em escala contínua.
	
	B
	Utilizam-se dados quantitativos, geralmente em uma escala contínua, ou qualitativos, com dados ordinais ou nominais.
Você acertou!
Gabarito: Esta é a resposta correta porque: “Basicamente, os dados podem ser classificados como quantitativos ou qualitativos. Dados quantitativos são geralmente medidos em uma escala contínua (números que podem ser fracionados) [...] Uma variável qualitativa ou categórica apresenta um número limitado de valores ou categorias, e pode ser classificada em Ordinal ou Nominal.” (texto-base A escolha do teste estatístico – um tutorial em forma de apresentação em PowerPoint, p. 102).
	
	C
	Dados paramétricos são aqueles em que o pesquisador designa um escore que serve como parâmetro comparativo entre os valores.
	
	D
	Nas medidas paramétricas ou contínuas utiliza-se a mediana, enquanto nas medidas não-paramétricas, utiliza-se a média como medida de tendência central.
	
	E
	Dados quantitativos são, por exemplo, os de sexo (masculino e feminino)., idade, naturalidade.
Questão 4/5 - Bioestatística
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Na investigação, [...] trabalha-se tradicionalmente com testes de hipóteses. Partindo de um corpo teórico formula-se uma ou várias hipóteses e depois, com base nos dados empíricos, tomam-se decisões. Face à hipótese o que poderá o investigador decidir? Com que base lógica toma uma decisão?”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOUREIRO, L. M. J.; GAMEIRO, M. G. H. Interpretação crítica dos resultados estatísticos: para lá da significância estatística. Revista de Enfermagem Referência, v. 3, n. 3, p. 151-162, 2011. p. 153. 
Considerando estas informações e os conteúdos do texto-base Bioestatísticas: conceitos fundamentais e aplicações práticas sobre amostras e hipóteses na bioestatística, assinale a alternativacorreta:
	
	A
	As amostras são selecionadas de forma a confirmar a hipótese do investigador.
	
	B
	Testes de aderência à normalidade buscam encontrar a hipótese nula, ou seja, que a distribuição é normal.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “[...] testes de aderência à normalidade podem ser utilizados. Entre eles, temos o teste de Kolmogorov-Smirnov, o teste de Lillefors, o teste de Shapiro-Wilk. Este último inicialmente descrito para amostras pequenas. Nesses testes busca-se encontrar a hipótese nula, na qual não existe diferença entre a distribuição da amostra estudada e a distribuição normal.” (texto-base Bioestatísticas: conceitos fundamentais e aplicações práticas, p. 17).
	
	C
	Amostras que possuem vieses pela forma de obtenção, tamanho, distribuição das variáveis e pareamento devem ser excluídas das pesquisas.
	
	D
	Em qualquer comparação entre duas amostras, a hipótese nula (H0) é que elas são diferentes e a hipótese alternativa (H1) é que não há diferença entre os grupos.
	
	E
	As hipóteses só podem ser testadas por testes estatísticos se a hipótese de normalidade é confirmada nos testes específicos.
Questão 5/5 - Bioestatística
Leia a citação: 
“É coerente ponderar o fato de o estudo usar uma amostra de conveniência ao invés de uma amostra probabilística. Tal escolha configura-se como uma limitação, uma vez que dificulta a extrapolação dos seus resultados para praticantes que estejam fora do perfil da amostra do presente estudo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, A. J.; RANGEL, A. G.; HENRIQUE, J.; VALE, W. S.; NUNES, W. J.; RUFFONI, R. Aspectos motivacionais de praticantes de judô do sexo masculino. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 2, p.156-162, 2018. p. 161. 
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Testes de normalidade em análises estatísticas: uma orientação para praticantes em ciências da saúde e atividade física sobre a importância do uso cuidadoso e correto da estatística nas áreas da saúde e atividade física, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Como a assistência estatística está sempre disponível, esse conhecimento é dispensável para os profissionais da área.
	
	B
	Erros estatísticos geram conclusões com impacto positivo no tratamento de alunos, pacientes e clientes.
	
	C
	Por ser uma área próxima à matemática, os resultados dos usos da estatística são exatos e indiscutíveis.
	
	D
	Essas áreas devem compreender que os testes de normalidade também podem ser aplicados em amostras de pequeno número, sem risco de erro tipo I.
	
	E
	Aqueles que utilizam a estatística na pesquisa ou profissionalmente têm a obrigação social de trabalhar de forma profissional e ética.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “Com isso, praticantes de estatística têm a obrigação social de realizar seu trabalho de forma profissional e de maneira ética, e o trabalho conjunto de estatísticos e praticantes nas áreas de ciências da saúde e atividade física tem de ser continuamente reforçado.” (texto-base Testes de normalidade em análises estatísticas: uma orientação para praticantes em ciências da saúde e atividade física, p. 76).

Continue navegando