Buscar

Trabalho 1ª Aula

Prévia do material em texto

1. Por que o Código Penal de Napoleão (1810) pune a organização sindical?
O Código Penal de Napoleão pune a associação de trabalhadores, expressamente a tendência de caracterizar como delito a organização sindical, como se a questão social fosse uma questão policial. Os sindicatos foram proibidos, considerados como conspiração delitiva.
2. Por que o Liberalismo da Revolução Francesa suprimiu as corporações de ofício?
O liberalismo da revolução Francesa de 1789 suprimiu as corporações de ofício, dentre outras causas por sustentar que a liberdade individual não se compatibiliza com a existência de corpos intermediários entre o individuo e o Estado. Para ser livre, o homem não pode estar subordinado á associação, porque esta suprime a sua livre e plena manifestação, submetido que fica ao predomínio da vontade grupal.
3. Em que países e em que épocas surgiram as primeiras organizações sindicais?
Grã-Bretanha, em 1824 ; França, em 1864; Confederação da Alemanha do Norte, em 1864, Holanda, em 1872, Itália, em 1890; Estados Unidos da América do Norte.
No entanto, foi o sindicalismo da Inglaterra o mais antigo do mundo, encontrado já em 1720, com uniões dos trabalhadores em Londres que reivindicavam salários e limitação da jornada de trabalho, e que adquiriu liberdade com as leis de 1824 e 1871.
Na França formou-se a partir de 1884 um sindicalismo confederado com organismos centrais, agrupando as Bolsas de Trabalho, entes em torno dos quais se concentrou uma vida sindical para incrementar a oferta e a procura de mão-de-obra.

Continue navegando