A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
24 pág.
Resumo IED unidade 1

Pré-visualização | Página 1 de 5

Questão 1
Texto da questão
O Direito possui algumas funções diretas e indiretas na sociedade, podemos assim destacar que a primeira função é a pacificadora, onde o Direito vela pelas resistências que existem na sociedade, procura sempre superar os conflitos pela via de uma solução pacífica. As decisões definitivas definem o estatuto dos interesses em conflito. Esta definição impositiva traduz-se, em geral, numa pacificação. Já a segunda função é a de garantia de liberdade. De fato, compete ao Direito impor e dirigir limites às atividades humanas.
MARQUES, Mário Reis. Introdução ao Direito. Volume I. 2ª Edição. Coimbra: Almedina. 2007.
Nesse contexto, faça a associação da coluna A com a coluna B:
COLUNA A 
1. Função pacificadora.
2. Função garantia de liberdade.
COLUNA B
( ) Tem como ideário o liberalismo.
( ) Parte de um modelo utópico.
( ) Participa por meio de novas relações sociais e políticas.
( ) Funda-se no aspecto de igualdade sem questionar a realidade social.
( ) Participa pelo sufrágio universal.
( ) Destaca os limites da participação das classes menos favorecidas.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
Escolha uma:
a.2, 1, 1, 2, 1, 2.
b.2, 2, 1, 2, 2, 1. Correto
c.1, 1, 2, 2, 1, 2.
d.1, 2, 1, 2, 1, 1.
e.2, 1, 2, 1, 2, 1.
Sobre a sequencia correta temos que a resposta certa é a: 2, 2, 1, 2, 2, 1
O direito pode ser compreendido de forma simples como um conjunto de normas que regula a sociedade.
Nesse sentido, temos que o direito é de fundamental importância para possibilitar uma melhor organização da sociedade.
Pra que os direitos possam ser garantidos pelo estado temos que eles deverão ser positivados em um ordenamento jurídico.
Hoje os direitos podem ser requeridos por meio de petição endereçada ao ente judiciário competente
Questão 2
Texto da questãoO uso correto do Direito favorece a participação crítica envolvendo a sociedade civil em parceria com o Estado na construção de seus processos. O bem-estar social é uma organização na qual o Estado (governo) é o principal agente promotor de proteção e defesa, tanto socialmente como economicamente.
 
NUNES, Rizzatto. Manual de introdução ao Estudo do Direito: com exercícios para sala de aula e lições de casa. 14ª Edição. Revista e ampliada. São Paulo: Saraiva, 2017.
Com base no contexto, complete as lacunas a seguir:
Assim como o Direito, o conceito de justiça pode ter percepções diferentes, a depender de seu posicionamento _____________, econômico ou cultural. O conceito não muda, o que pode se modificar é a percepção do que é “dar a cada um o que é seu”. Por outro lado, o termo “seu”, presente nesta sentença, deve ser entendido como aquilo que é próprio da pessoa, não somente na concepção de propriedade, mas também de ___________. Por exemplo, salário justo e de acordo com o que foi __________; ser condenado apenas se cometer um crime e na medida da pena previamente determinada pela lei; ter direito a receber o produto que comprou; ser tratado como um ser humano independente de qualquer situação que o diferencie da maioria.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Escolha uma:
a.democrático/ valores/ mencionado.
b.político/ percepção/ trabalhado.
c.social/ ideais/ contratado.
d.humano/ valores/ acordado.
e.político/ valores/ trabalhado. Correto
Assim como o Direito, o conceito de justiça pode ter percepções diferentes, a depender de seu posicionamento político, econômico ou cultural. O conceito não muda, o que pode se modificar é a percepção do que é “dar a cada um o que é seu”. Por outro lado, o termo “seu”, presente nesta sentença, deve ser entendido como aquilo que é próprio da pessoa, não somente na concepção de propriedade, mas também de valores. Por exemplo, salário justo e de acordo com o que foi trabalhado; ser condenado apenas se cometer um crime e na medida da pena previamente determinada pela lei; ter direito a receber o produto que comprou; ser tratado como um ser humano independente de qualquer situação que o diferencie da maioria
Questão 3
Texto da questão
Uma sociedade é democrática pela construção e pela prática da participação política, pela vivência dos direitos por todos os seus membros e pela transparência das relações políticas, participação ampliada e crítica nos processos de decisão. Nas sociedades humanas é comum encontrarmos um conjunto de regras. Afinal, trata-se de um conjunto de seres que vivem de forma organizada, temos relações e precisamos das leis para colocar um certo controle.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características do direito na sociedade.
Escolha uma:
a.A participação do direito, por si só, garante a construção de um sistema democrático na sociedade.
b.O direito é a principal instituição responsável pela formação para a participação política ativa nos processos decisórios.
c.O sufrágio universal é a única forma de garantir a participação política.
d.A participação do direto na vida do individuo é condição essencial para a consolidação do sistema político democrático.
e.A participação do direito se dá pela vivência dos direitos por todos os membros da sociedade, pela transparência das relações políticas e sociais e pela participação ampliada e crítica nos processos de decisão. Correto
O sufrágio universal é a ferramenta pela qual a democracia é exercida, pois a partir disso é que serão escolhidos os representantes da sociedade, que serão responsáveis pela tomada de decisões que estejam de acordo com o grupo que os elegeu.Além disso, o direito figura como a síntese moral de uma sociedade, pois ele será formulado a partir das necessidades daquele povo.
Atividade diagnóstica
Questão 1
Texto da questão
Para Miguel Reale, importante filósofo e jurista brasileiro, o Direito é uma ordenação heterônoma das relações sociais, baseada na integração normativa de fatos e valores. Mas certo é que o Direito, só pode existir em função do ser humano. (DINIZ, 2004, pp. 246.) Assim, como visto, este conceito pode ser observado de vários ângulos: para o cidadão é a ideia de imperativo, e de comando, que se deve obedecer sob pena de aplicação de uma sanção. Para o juiz é uma orientação ou um guia para a resolução de conflitos sociais. Para o legislador é um modo ou meio de organizar a convivência humana. Sociedade dentro do direito é a reunião de pessoas que possuem vínculos em comum.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente estas características dos elementos do direito para sociedade.
Escolha uma:
a.Os elementos naturais são formados pelos costumes e leis.
b.Os elementos naturais são os que englobam a raça, a língua e o território. Correto
c.Os elementos históricos são formados pela língua, raça e imigrantes.
d.Os elementos históricos são formados pela consciência nacional e raça.
e.O elemento social é formado pela religião.
Questão 2
Texto da questão
De acordo com os estudos relacionados ao direito o fato jurídico lato sensu é composto pelo fato jurídico strictu senso, ato jurídico e ato ilícito. O fato jurídico strictu senso é o acontecimento que, independente da vontade humana, produz efeitos jurídicos. Por exemplo, quando falamos em usucapião, que é a possibilidade de adquirirmos propriedade com o decurso do tempo. Também em situações como a morte, nascimento, maioridade, decurso do tempo, caso fortuito e força maior. O ato jurídico é o evento que depende da vontade humana.
O ato jurídico é dividido em ato jurídico strictu senso e em negócio jurídico. O primeiro é aquele ato que surge e tem um efeito jurídico automático, inevitável, já disposto na lei, como por exemplo, o reconhecimento de paternidade. Quando um pai reconhece o filho, ele terá que arcar com todas as consequências desse ato, pois o negócio jurídico
Escolha uma:
a.é o envolvimento com a democracia pressupõe a valorização da participação

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.