Buscar

Apol 2 Gestao da inovaçao e tecnologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão da Inovação e Tecnologia
Anita Hazenberg lidera o Centro de Inovação da Interpol, conectando polícias em 194 países em todo o mundo. O centro é formado por quatro laboratórios que operam sob uma abordagem dupla (de inovação estratégica e inovação aplicada). Sua orientação é baseada em experimentar e testar conceitos e ferramentas de policiamento com o objetivo de orientar discussões, moderar a colaboração internacional e desenvolver soluções de segurança para o futuro. Um dos projetos encabeçados por Hazenberg foi o Radar de Inovação e Tecnologia da Interpol, que funciona como um guia, fornecendo uma visão geral das tecnologias emergentes, englobando vários exemplos de como o setor pode beneficiar a comunidade na aplicação das leis.
Adaptado de https://olhardigital.com.br/colunistas/let-cia-piccolotto/post/as_mulheres_estao_na_tecnologia__e_focadas_no_cidadao_tambem/84730
Como se pode observar no caso da Interpol, o uso do radar de inovação pode acontecer em qualquer tipo de organização, pois:
Essa ferramenta verifica a relação entre as nações quanto à inovação, elencando da mais inovadora à menos inovadora.
Essa ferramenta proporciona o aumento da miopia da inovação.
Essa ferramenta auxilia a analisar as ofertas que a empresa cria, os clientes (usuários) a que serve e os processos que emprega.
Essa ferramenta avalia a inovação por meio de investigação de uma única dimensão tecnológica.
Questão 2/5 - Gestão da Inovação e Tecnologia
Apesar de o capital humano ser reconhecido como o grande patrimônio das organizações, ainda há na atualidade empresas que deixam em segundo plano o desenvolvimento de seus colaboradores. Quando o fazem, geralmente optam por treinamentos técnicos para um trabalho específico, ou por capacitações relacionadas à atualização em função de novas tecnologias implantadas.
Adaptado de https://itforum365.com.br/a-importancia-de-treinar-toda-a-equipe/
Ao escolherem somente os treinamentos as empresas perdem a possibilidade de melhorar os processos de inovação por não investir em seu capital humano por meio de:
Desenvolvimento de saberes, capacidades, experiência e habilidades das pessoas que integram a empresa
Compra de equipamentos de última geração
Desenvolvimento de novas tecnologias por universidades parceiras
Aumento salarial para as equipes de P&D da empresa
Questão 3/5 - Gestão da Inovação e Tecnologia
O conceito de Gestão do Conhecimento surgiu no início da década de 1990 e faz parte da estratégia empresarial e de inovação de algumas empresas. Para Nonaka e Takeuchi (1997), para gerar conhecimento a organização deve completar uma “espiral do conhecimento”, espiral está em que os conhecimentos se transformam de tácito para tácito, de explícito a explícito, de tácito a explícito, e finalmente, de explícito a tácito. Esses processos de transformação são denominados, respectivamente, de socialização, externalização, combinação e internalização.
Observe as afirmações a seguir sobre exemplos dessas transformações:
I. Um exemplo de socialização seria a relação existente, numa empresa, entre um estagiário e o seu orientador pois nessa interação passam a compartilhar seus conhecimentos, ou seja, suas habilidades, experiências, ideias, percepções.
II. Na externalização ocorre uma forma de comunicação dos colaboradores de uma empresa, em que esses colaboradores organizam seus conhecimentos adquiridos por meio de procedimento operacional padrão (POP), mapeamento de processos, fluxogramas e manuais.
III. Na internalização, a documentação ajuda os indivíduos a internalizarem suas experiências, aumentando assim seu conhecimento tácito. Além disso, os documentos ou manuais facilitam a transferência do conhecimento explícito para outras pessoas, ajudando-as a vivenciar indiretamente as experiências dos outros.
Assinale a opção correta:
Somente a afirmação I é correta
Somente a afirmação II é correta
Somente a afirmação III é correta
As afirmações I, II e III são corretas
Questão 4/5 - Gestão da Inovação e Tecnologia
O vínculo entre estratégia corporativa e inovação precisa existir para que os esforço inovativos façam sentido para a empresa. Ao colocar os objetivos estratégicos corporativos na orientação da inovação, os indicadores que medirão a inovação serão também sinais de que a estratégia da empresa está sendo implementada. Embora algumas classes de indicadores (custo, tempo e qualidade) possam ser as mesmas para todos os tipos de inovação, compreender o tipo de inovação auxilia na construção do indicador e no desdobramento de seus elementos de mensuração e no uso para as decisões. Nesse sentido Scherer e Carlomagno (2016) propuseram uma ferramenta inspirada no Balanced Scorecard (BSC), denominada pelos autores de Innovation Scorecard.
Adaptado de https://endeavor.org.br/inovacao/indicadores-inovacao/
Analise as afirmações acerca do Innovation Scorecard:
I. Possui quatro perspectivas que evidenciam a lógica de causa-e-efeito da geração de resultados da inovação: Contexto, Processo, Tipos e Resultados.
II. A perspectiva Tipos expressa o perfil de inovação demandado, deixando claro que todas as inovações podem ter somente os mesmos indicadores.
III. A partir da análise do Innovation Scorecard é possível criar indicadores para avaliar cada perspectiva, abrangendo assim as diferentes inovações inseridas na empresa.
Assinale a opção correta:
Somente a afirmação II é correta
Somente as afirmações I e II são corretas
Somente as afirmações I e III são corretas
As afirmações I, II e III são corretas.
Questão 5/5 - Gestão da Inovação e Tecnologia
Uma decisão fundamental nas estratégias de uma empresa é o quanto investir em inovação. Certamente, esse valor irá depender do setor de atividade, das estratégias corporativas e do quanto a alta administração está sensibilizada para essa questão, entre outros fatores. Entretanto, o que importa frisar é que os resultados derivados de investimentos em P&D aparecem no longo prazo e, portanto, a empresa deve manter uma política de investimentos em pesquisa e desenvolvimento consolidada e razoavelmente constante ao longo do tempo. Condicionar os investimentos em P&D aos resultados obtidos pela empresa é algo que pode prejudicá-la a longo prazo.
Adaptado de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512005000500011
Para que um investimento em inovação de uma empresa seja eficaz é necessário que se estabeleçam políticas de gestão de inovação. Nesse sentido, analise as asserções a seguir: 
I. As políticas de gestão da inovação devem ser pensadas para as inovações de produtos, de processos e de modelos de negócio,
PORQUE
II. Auxiliam a reduzir os riscos advindos com a inovação e acelerar o retorno sobre os investimentos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Continue navegando