Buscar

atividade microeconomia

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO “AULA 03” – ATIVIDADES REFERENTES ÀS AULAS 06, 07 E 08.
VALOR = 3.50
QUESTÃO 01: EXPLIQUE O QUE É O CUSTO SOCIAL DO MONOPÓLIO (VALOR = 0.50)
	Monopólio é uma estrutura de mercado onde existe apenas uma empresa produtora, sendo esta que fixa o preço do produto no mercado. 
QUESTÃO 02: CITE 02 EXEMPLOS DE MERCADO QUE SE ENCAIXAM NAS CARACTERÍSTICAS DE UM OLIGOPÓLIO. (VALOR = 0.50)
Oligopólio é um sistema que faz parte da economia política, onde o mercado é caracterizado por poucos vendedores para muitos compradores. Dois exemplos que podem ter características de um oligopólio no Brasil são: mercado de telecomunicações, como no caso da telefonia móvel e a fusão das empresas TIM e Vivo consistiu no primeiro oligopólio nesta área do mercado e também empresas na montagem de veículos, na produção de ônibus, por exemplo, o que pode contribuir para o aumento do preço do transporte público.
QUESTÃO 03: EXPLIQUE PORQUE AS EMPRESAS QUE ATUAM NA CONCORRÊNCIA PERFEITA SÃO DENOMINADAS “TOMADORAS DE PREÇOS”. (VALOR = 0.50)
	Concorrência perfeita ou mercado competitivo é caracterizada quando há um número muito grande de empresas no mercado que nenhuma sozinha consegue alterar o preço. Outra característica é a livre circulação de empresas que podem sair e entrar livremente no mercado. Estas decisões dependem da horizontalidade de tempo, podendo haver suspensão das atividades no curto prazo e se a empresa desejar se livrar de custos fixos, ela abandonará o mercado. 
QUESTÃO 04: SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PREÇO E QUANTIDADE MOSTRADA NA CURVA DE OFERTA, RESPONDA: 
Essa relação é positiva ou negativa? (valor = 0.25)
Positiva.
Explique por quê? (valor = 0.75)
Quando maior a quantidade vendida de produtos, maior a margem de lucro que a empresa possuirá. 
QUESTÃO 05: COMBASE NO ARTIGO DISPONÍVEL PARA LEITURA EM: MATERIAL DE AULA – LINK, RESPONDA: (valor = 1.00)
Explique a afirmação: “não é o empreendedor quem determinados preços dos bens e serviços, mas sim o consumidor”.
Precisa estar de acordo com as necessidades básicas e o potencial econômico do consumidores. Por exemplo o preço da soja, onde não é o produtor rural que determina o preço e sim o mercado consumidor e a oferta de demanda.
Explique porque, segundo o artigo, as empresas que utilizam o método da “adição do custo” correm o risco de irem mais rapidamente à falência.
Explique porque os mercados protegidos pelo governo podem se dar o luxo de serem geridos por empreendedores ineficientes.
Porque esses usufruirão de privilégios protecionistas do governo, isso torna a empresa com uma margem para erros. Exemplos: Banco Do Brasil, Embraer, Petrobras, Caixa Econômica, entre outros.

Continue navegando