Buscar

APS DE BIOÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS DE BIOÉTICA
Quais os caminhos profissionais percorridos pelo cientista Oswaldo Cruz? Quais foram suas principais ideias e feitos para a ciência? Quais foram suas áreas de atuação?
 
 Oswaldo Cruz formou-se em medicina, e durante sua graduação se interessou por microbiologia. Ele também estudou bacteriologia em Paris, ao voltar da Europa se deparou com uma epidemia da peste bubônica e logo se engajou no combate da doença. Se tornou diretor geral do Instituto Soroterápico Federal em 1902, no Rio de Janeiro várias doenças proliferavam: tuberculose, sarampo, tifo, febre amarela e peste bubônica e apesar de medidas estruturais terem sido tomadas, as ocorrências não diminuíam. Em 1903 Oswaldo foi nomeado diretor do Serviço de Saúde da capital da República, sempre à frente das campanhas contra as doenças, travou uma batalha contra a febre amarela e a peste bubônica da peste bubônica e em poucos meses a incidência da peste bubônica diminuiu com o extermínio dos ratos. Contra a febre amarela o sanitarista usou soluções de mata-mosquitos, e dedetizavam casas e ruas onde haviam focos.
Ele também implantou a vacinação obrigatória contra varíola no Rio de Janeiro, viajou à Região Amazônica para tentar erradicar doenças que afetavam os trabalhadores, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, chegou a ser eleito prefeito da Cidade Imperial, onde elaborou um plano de urbanização, que não pôde ver concluído pois ele faleceu de insuficiência renal, aos 44 anos.
O que você entende por doenças tropicais? Cite exemplos.
 São doenças infecciosas que se proliferam em condições climáticas quentes e úmidas. Podem ser causadas por protozoários, vermes ou de formal viral, sempre sendo transmitida por um vetor, que geralmente são insetos. São exemplos de doenças tropicais: malária, tuberculose, leishmaniose e doença de Chagas.
Quais os principais fatores que levaram a disseminação das doenças discutidas no filme? Existe relação com as doenças da atualidade, como dengue, chikungunia e zika? Explique.
 Os principais fatores da disseminação das doenças era a falta de saneamento básico, o amontoado de pessoas nas favelas e a multiplicação dos bordéis. Uma das principais doenças e um dos principais debates do filme é sobre a febre amarela, que ocorre pela picada do mosquito Aedes Aegypt, que é o mesmo vetor da dengue, cikungunia e zika, sendo assim a principal relação entre as quatro doenças. O brasil retratado no filme não mudou muito em relação ao Brasil atual, embora o saneamento tenha melhorado muito, nas favelas a desordem -em todos os âmbitos- ainda é muito presente, tornando assim a proliferação do mosquito muito mais fácil.
O que foi a revolta da vacina?
 Havia uma epidemia de varíola, e embora já houvesse uma lei prevendo imunização da população por meio de vacina, essa lei nunca vingou. Assim o governo enviou ao congresso um projeto feito por Oswaldo Cruz, onde exigia a obrigatoriedade da vacina anti-varíola. A lei previa vacinação antes dos seis meses de idade e que ninguém pudesse casar, matricular-se na escola, viajar, sem que recebesse a vacina. Os grupos políticos opositores do governo que estavam esperando a oportunidade de protestar, viram nessa ação uma chance de criar uma revolta que levasse abaixo o governo de Rodrigues Alves, dessa forma foi criada a Liga contra a vacinação obrigatória e no dia 13 de novembro de 1094 estoura a Revolta da Vacina. O governo conseguiu conter a revolta poucos dias depois, mas suspendeu a obrigatoriedade da vacina.
Segundo o filme como a ciência pode auxiliar na diminuição dos danos causados pelas pestes da época?
 A ciência pode ajudar nas pesquisas realizadas de como as pestes afetam o meio ambiente e a população; e no controle das pestes, tanto antes que fizessem mal a população (com o envio de brigadas mata-mosquito às residências para dedetizar as casas queimando enxofre, limpar calhas, bueiros; eliminação de ratos; aplicação de vacina); quanto já haviam feito mal (aplicação de soro e cuidados especiais com os infectados).
Qual o papel do profissional em Ciências Biológicas nas pesquisas apresentadas no filme?
 O papel do biólogo, se encontra nas pesquisas de como as doenças eram transmitidas, e de qual forma elas reagiam ao organismo do ser humano. E também na busca por soluções para que as epidemias fossem controladas sem ocorrer desequilíbrio ecológico e ambiental.
Quais as diferenças e relações entre pesquisa básica e aplicada? Por que a pesquisa aplicada ganha destaque entre as redes de fomento à pesquisa?
 A pesquisa básica busca gerar conhecimento que seja útil para a ciência e tecnologia, sem necessariamente ter uma aplicação prática ou para obtenção de lucro, comumente utilizada pelas universidades, é o conhecimento pelo conhecimento. 
 A pesquisa aplicada busca gerar conhecimento para a aplicação prática e é voltada para a solução de problemas que tenham objetivos previamente definidos. Sendo uma investigação direcionada pelas instituições financiadoras.
 Os dois métodos de pesquisa podem ser utilizados juntos, a pesquisa aplicada não acontece sem os conhecimentos da pesquisa básica, da mesma forma, sem a pesquisa aplicada paramos no tempo e não nos desenvolvemos.
 A pesquisa aplicada é mais procurada e ganha mais destaque, pois através dela conseguimos observar resultado de forma mais clara e palpável.
 
Quais são as vantagens e as dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores entrevistados por Santos, 2005? São questões ainda da atualidade?
 As dificuldades se sobressaem das vantagens. As principais dificuldades são: salário baixo, burocracia excessiva, falta de valorização nacional, falta de concurso público para pesquisadores, falta de verba para as instituições, desigualdade de salários para pesquisadores que exercem a mesma função, desigualdade de distribuição de verba, falta de divulgação dos resultados das pesquisas cientificas para a população. 
 Ainda são dificuldades recorrentes à atualidade, principalmente em questão de salário e valorização nacional. 
Segundo o texto (Santos, 2005), relacione o desenvolvimento industrial e econômico com a criação e expansão das instituições de pesquisa.
 Uma discussão intensa que perdurou durante todo o Império e continuou pelo período republicano envolvia o fato de o Brasil ser uma nação predominantemente agrária, em desgaste da indústria manufatureira. A expansão da lavoura cafeeira no centro-oeste do estado de São Paulo, resultou na formação de capitais que viabilizaram à economia local que tomou a frente no país para os investimentos de modernização e industrialização.
 O governo estadual teve que fundar uma série de institutos de pesquisa, pois com a chegada da mão-de-obra imigrante e com o intenso mercantil nos portos, vieram também a preocupação com as epidemias, à saúde, com o saneamento e a com a melhoria na produção agrícola. Com esses institutos de pesquisa fundados, foi melhor distribuído os âmbitos de pesquisas, assim podendo desenvolver melhorias para as áreas principais, bem como a saúde, o meio ambiente e a agronomia. Com essas áreas melhores estudadas foi possível evoluir economicamente e industrialmente.
 	
Explique sucintamente quais foram os primeiros institutos de pesquisas a se instalarem em São Paulo e quais eram suas áreas de conhecimento e aplicações?
 
 Já haviam atividades de pesquisa desenvolvidas em museus desde o século XIX, mas a criação de institutos específicos ocorreu por volta da virada para o século XX. 
 Na saúde, foi fundado o Instituto Vacinogênico em 1892, que fabricou vacina contra a varíola e trabalhou em colaboração com o Instituto Bacteriológico de São Paulo, criado em 1893, que atuou com sucesso no diagnóstico laboratorial de várias doenças já nos seus primeiros anos de funcionamento.
 O Instituto Butantã, criado em 1899-1900 e inicialmente junto ao Bacteriológico, destinou-se no começo à produção de soros antiofídicos, mas depois estendeu suaatuação para outras áreas da saúde. O Instituto Biológico foi criado entre 1924 e 1927, com a finalidade inicial de combater uma praga do café, acabando também por diversificar suas atividades de pesquisa pela microbiologia e outros campos.
 O Instituto Florestal de São Paulo surgiu em 1896, assim fazendo com que a Imperial Estação Agronômica de Campinas, organizada em 1887, ganhasse maior relevância a partir da década de 1920, com o nome de Instituto Agronômico de Campinas. Como resultado desse esforço científico e tecnológico, a agronomia do estado foi bem-sucedida, com vitórias históricas contra pragas que acabou beneficiando o resto do país nesse campo. Ao mesmo tempo, a força de trabalho no campo e na cidade teve sua saúde mais bem cuidada.

Outros materiais