Buscar

DESAFIO LÍNGUA PORTUGUESA

Prévia do material em texto

O ser humano se destaca dos outros seres justamente pela comunicação, nossa capacidade para tal é inata, mesmo antes da aquisição da fala a criança já se comunica e demonstra sua satisfação ou insatisfação, a aquisição da linguagem acontece de modo individual para cada pessoa, ou seja, cada um desenvolve seu modo de comunicar-se com o outro de maneira diferente. Sendo assim, a metodologia de ensino da leitura e escrita para um poderá não funcionar para todos.
Com o reconhecimento da importância da educação infantil para o desenvolvimento cognitivo da criança veio a preocupação da escolha de métodos para atender a demanda dessa nova linha pedagógica. Portanto, uma boa leitura e escrita é o ponto de partida para o sucesso escolar, na educação tradicional o aluno era obrigado a absorver o conhecimento, hoje sabemos que o aluno é fruto das influências do seu meio ambiente, e a relação aluno e aprendizagem ganhou uma nova dimensão.
Ao chegar na educação infantil a criança já tem o domínio da fala, e essa bagagem vem do ambiente familiar e da comunidade onde a mesma está inserida, este aspecto deve ser respeitado e será a partir daí que o trabalho deverá começar.
A fase de alfabetização é onde a criança terá um maior contato com as letras (alfabeto), começa então o encantamento com as inúmeras possibilidades desse novo mundo (leitura e escrita), pois a criança já nasce predisposta a curiosidade aliada a necessidade e facilidade de aprender coisas novas, sendo assim, é justamente nesse ponto que o educador não pode perder a oportunidade e a sensibilidade para a perfeita evolução do aprendizado, deverá estar bem preparado e usar de criatividade para planejar estratégias de ensino com a ajuda do lúdico e das brincadeiras. 
Este momento deve ser incentivado sem grandes pressões, pois a princípio será apenas de imitação e posteriormente ela já será capaz de fazer do seu jeito, mas o monitoramento se faz necessário em todo o processo de ensino aprendizagem. Tal qual a charge nos mostra, será um mergulho no mundo da leitura, mas o aluno ainda não se sente seguro, precisa da orientação do professor para continuar a evoluir.
Saindo da educação infantil e chegando no primeiro ano do ensino fundamental será a continuidade do que foi trabalhado anteriormente, apesar de algumas mudanças na rotina escolar o compromisso é o mesmo; a formação global do aluno, e para isso se faz necessário que ele leia, compreenda o que leu e se faça entender através da escrita.
O ensino da língua portuguesa não trata apenas do repasse de conteúdos e de regras intermináveis, mas principalmente do ato de ler e compreender o mundo ao seu redor através do que se lê, desenvolvendo sua capacidade crítica, seu domínio da linguagem, sua criatividade e seu potencial de concentração. 
Os benefícios da leitura são inúmeros e convencer uma criança que ler é muito bom é uma tarefa da máxima urgência nesse novo mundo tecnológico em que vivemos, pois de acordo com uma pesquisa recente 31% da população brasileira não lê livros, são pessoas que não tem o hábito da leitura, dados preocupantes para quem sabe a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual não só na infância e no período escolar, mas para toda vida.
FONTES:
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-lingua-portuguesa-os-anos-iniciais.htm 
https://arquidiocesano.com/segmentos-de-ensino/ensino-fundamental-series-iniciais/ 
https://www.somospar.com.br/importancia-da-leitura-para-a-formacao-de-bons-alunos/ 
https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/31-dos-brasileiros-nao-leem-livros-aponta-pesquisa/

Continue navegando