A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
O que é soda cáustica

Pré-visualização | Página 1 de 1

O que é soda cáustica ?
O hidróxido de sódio, cuja fórmula molecular é o NaOH, pertence à classe das bases, sendo classificada como forte, e é também comumente chamado de soda cáustica. As bases, segundo a teoria da dissociação eletrolítica de Arrhenius, são compostos que se dissociam em água, liberando íons, mesmo em pequena porcentagem, dos quais o único ânion é o hidróxido(OH-).
Por exemplo: NaOH → Na+ + OH-
Saber disso é importante porque a dissociação iônica está intimamente ligada à força das bases. Quanto maior for o grau de dissociação de uma base, maior será a sua força. O conceito de grau de dissociação das bases é análogo ao grau de ionização dos ácidos, definido por: “O grau de dissociação é a porcentagem de fórmulas unitárias da base dissolvida em água que efetivamente sofrerem dissociação iônica.”
Se esse valor der próximo a 100%, então teremos uma base forte. Por outro lado, se esse valor der menor ou igual a 5%, teremos uma base fraca. O grau de dissociação do hidróxido de sódio (NaOH), por exemplo, a 18ºC, é igual a 95%, o que mostra que essa base é forte.
A soda cáustica é a base inorgânica hidróxido de sódio, na sua forma pura é um sólido branco à temperatura ambiente, que apresenta ponto de fusão a 318 ºC e como citado anteriormente, é higroscópico (absorve água) e bastante solúvel em água e se ficar exposto ao ambiente por algum tempo, absorve a umidade do ar e vai se tornando um liquido incolor.
É uma substância que não está disponível na natureza, se origina de um processo chamado eletrólise aquosa do cloreto de sódio (NaCl), ou seja, eletrólise da salmoura, realizado em laboratório. A salmoura possui os seguintes íons dissolvidos: NaCl ( Na+ + Cl-) e o H2O ( H+ + OH-). Para originar a soda cáustica basicamente é passada uma corrente elétrica pela salmoura. Entre íons presentes, os que têm maior facilidade de descarga são o H+ e o Cl-. Assim, o cátion Na+ e o ânion OH- permanecerão na solução, formando uma solução de hidróxido de sódio (NaOH), que é o nome químico da soda cáustica.
Por que o nome soda cáustica ?
O hidróxido de sódio recebeu o nome popular de soda cáustica porque é corrosivo, sendo muito perigoso o contato com tecidos animais e humanos. Quando o produto é utilizado para qualquer finalidade é necessário o uso de luvas, porque em contato com pele causa queimaduras severas.
https://www.infoescola.com/compostos-quimicos/soda-caustica/ 
https://www.manualdaquimica.com/quimica-inorganica/forca-das-bases.htm