Buscar

Marketing Aplicado à Nutrição

Prévia do material em texto

MARKETING APLICADO À NUTRIÇÃO SDE0406
Aula 02
O QUE É MARKETING?
.
MARKETING É VENDAS? É PROPAGANDA? 
O MARKETING NÃO DEVE SER COMPREENDIDO APENAS NO SENTIDO DE VENDER – MAS TAMBÉM DE SATISFAZER A NECESSIDADE DO CLIENTE.
 DESENVOLVER PRODUTOS DE VALOR SUPERIOR.
 DEFINIR BEM SEUS PREÇOS
 PLANEJAR UMA BOA DISTRIBUIÇÃO E PROMOÇÃO
 
 
4
PARA PETER DRUCKER “ O OBJETIVO DO MARKETING É TORNAR A VENDA SUPÉRFLUA. É CONHECER E COMPREENDER O CLIENTE TÃO BEM QUE O PRODUTO OU SERVIÇO SIRVA...E VENDA POR SI PRÓPRIO.”
PORTANTO, A VENDA E A PROPAGANDA SÃO MERAS PARTES DE UM GRANDE “ COMPOSTO DE MARKETING OU MIX DE MARKETING.
5
MARKETING: 
 PROCESSO SOCIAL E GERENCIAL ATRAVÉS DO QUAL INDIVÍDUOS E GRUPOS OBTÊM AQUILO QUE DESEJAM E DE QUE NECESSITAM, CRIANDO E TROCANDO PRODUTOS E VALORES UNS COM OS OUTROS.
 É O PROCESSO DE PLANEJAR E EXECUTAR A CONCEPÇÃO, ESTABELECIMENTO DE PREÇOS, PROMOÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE IDEIAS, PRODUTOS E SERVIÇOS A FIM DE CRIAR TROCAS QUE SATISFAÇAM METAS INDIVIDUAIS E ORGANIZACIONAIS. 
 A ESSÊNCIA DO MKT É O DESENVOLVIMENTO DE TROCAS EM QUE ORGANIZAÇÕES E CLIENTES PARTICIPAM VOLUNTARIAMENTE DE TRANSAÇÕES DESTINADAS A TRAZER BENEFÍCIOS PARA AMBOS.
6
HÁ DOIS TIPOS DE CLIENTES QUE PARTICIPAM DE TROCAS COMERCIAIS:
 COMPRADORES ORGANIZACIONAIS: QUE COMPRAM BENS E SERVIÇOS PARA EMPRESAS, ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS E OUTRAS INSTITUIÇÕES , COMO HOSPITAIS E ESCOLAS. 
Compram produtos para o funcionamento de suas próprias empresas (como suprimentos de escritório, máquinas, redes de computadores) ou para vender a outras organizações ou consumidores. 
7
 CONSUMIDORES: COMPRAM BENS E SERVIÇOS PARA SEU PRÓPRIO USO OU PARA PRESENTEAR OUTRAS PESSOAS. 
Incluem indivíduos e famílias que fazem compras para satisfazer suas necessidades e desejos, resolver seus problemas ou melhorar sua vida.
8
NECESSIDADES
As necessidades de consumidores ou compradores organizacionais são as coisas necessárias para sua sobrevivência. 
Exemplo: comida, abrigo (consumidores)
Computadores, papelaria (organizações) 
9
DESEJO
INCLUEM BENS E SERVIÇOS ESPECÍFICOS - PARA SATISFAZER NECESSIDADES – E OUTROS ADICIONAIS QUE VÃO ALÉM DA SOBREVIVÊNCIA.
10
DEMANDA
OS DESEJOS SÃO MOLDADOS POR UMA SOCIEDADE E DESCRITOS EM TERMOS DE OBJETOS QUE SATISFARÃO AS NECESSIDADES. QUANDO APOIADOS PELO PODER DA COMPRA OS DESEJOS TORNAM-SE DEMANDAS.
É A QUANTIDADE DE UM BEM OU SERVIÇO QUE OS CONSUMIDORES DESEJAM ADQUIRIR POR UM PREÇO DEFINIDO NO MERCADO.
CONSIDERANDO SEUS DESEJOS E RECURSOS, AS PESSOAS DEMANDAM PRODUTOS COM BENEFÍCIOS QUE LHES PROPORCIONAM O MELHOR CONJUNTO DE VALOR E SATISFAÇÃO. 
11
MERCADO
AS NECESSIDADES E OS DESEJOS DOS CLIENTES SÃO SATISFEITOS POR UMA OFERTA AO MERCADO – UMA COMBINAÇÃO DE PRODUTOS , SERVIÇOS, INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS OFERECIDAS A UM MERCADO PARA SATISFAZER UMA NECESSIDADE OU UM DESEJO. 
É A ÁREA ONDE SE REALIZA AS TRANSAÇÕES ECONÔMICAS, OU SEJA, UMA TROCA DE BENS E SERVIÇOS ENTRE CONSUMIDORES, ORGANIZAÇÕES OU OUTRO TIPO.
É UM CONJUNTO DE COMPRADORES ATUAIS E POTENCIAIS DE UM PRODUTO OU SERVIÇO. ESSES COMPRADORES COMPARTILHAM UMA DETERMINADA NECESSIDADE OU DESEJO QUE PODEM SER SATISFEITOS POR MEIO DE RELACIONAMENTOS DE TROCA.
12
 OFERTA
REPRESENTA UMA COMBINAÇÃO DE PRODUTOS, SERVIÇOS QUE TORNARÃO TANGÍVEL A PROPOSTA DE VALOR QUE UMA ORGANIZAÇÃO ESTÁ APRESENTANDO
AOS SEUS CLIENTES PARA SATISFAZER SUAS NECESSIDADES. 
A PROPOSTA DE VALOR É INTANGÍVEL, POIS REPRESENTA UM CONJUNTO DE BENEFÍCIOS QUE SE RECEBE OU SE ESPERA RECEBER.
BORA ANALISAR:
NECESSIDADES
 QUALIDADE
DESEJOS
DEMANDAS 
TRANSAÇÕES
PRODUTOS 
RELACIONAMENTOS
VALOR
MERCADO 
TROCA
SATISFAÇÃO
 
PRINCIPAIS OBJETIVOS DO MARKETING:
ATRAIR NOVOS CLIENTES – PROMETENDO VALOR SUPERIOR.
 MANTER E CULTIVAR CLIENTES ATUAIS – ENTREGANDO SATISFAÇÃO.
EXEMPLOS:
“ AMO MUITO TUDO ISSO” SENDO “O LUGAR E A 
 MANEIRA FAVORITOS DE NOSSOS CLIENTES 
COMEREM” AO REDOR DO MUNDO, O QUE CONFERE QUASE A MESMA PARTICIPAÇÃO DE 
MERCADO QUE A DE SEUS QUATRO CONCORRENTES MAIS PRÓXIMOS JUNTOS.
SE TORNOU O MAIOR VAREJISTA DO MUNDO – E A MAIOR EMPRESA DO MUNDO – CUMPRINDO SUA PROMESSA: 
“ É PAGAR MENOS. É VIVER MELHOR.
MIX DE MARKETING
NÃO PODEMOS ESQUECER QUE O CONSUMIDOR ESTÁ NO CENTRO DE TUDO!
PLANEJAMENTO DE MARKETING
ANÁLISE DE MARKETING
IMPLEMENTAÇÃO DE MARKETING
CONTROLE DE MARKETING
É O CONJUNTO DE FERRAMENTAS TÁTICAS DE MARKETING QUE A EMPRESA COMBINA PARA GERAR A RESPOSTA QUE DESEJA NO MERCADO-ALVO.
CONSISTE EM TUDO O QUE A EMPRESA PODE FAZER PARA INFLUENCIAR A DEMANDA DE SEU PRODUTO.
PRODUTO – PREÇO – PRAÇA - PROMOÇÃO
 PRODUTO: É A COMBINAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS QUE A EMPRESA OFERECE PARA O MERCADO-ALVO. 
EXEMPLO: UM FORD ESCAPE: CONSISTE EM PORCAS, PARAFUSOS, VELAS, PISTÕES, FARÓIS DIANTEIROS E MILHARES DE OUTRAS PEÇAS. OFERECE MUITAS VERSÕES DE ESCAPE E DEZENAS DE OPCIONAIS. O CARRO VEM TOTALMENTE EQUIPADO E COM UMA GARANTIA ABRANGENTE QUE É TÃO PARTE DO PRODUTO QUANTO O ESCAPAMENTO
PREÇO: É A QUANTIA DE DINHEIRO QUE OS CLIENTES PRECISAM PAGAR PELO PRODUTO. 
EXEMPLO: A FORD OFERECE A SUAS CONCESSIONÁRIAS SUGESTÕES DE PREÇOS PARA CADA TIPO DE ESCAPE. NEGOCIAM COM CADA CLIENTE, OFERECENDO DESCONTOS, ACEITANDO CARROS USADOS, ETC
PRAÇA: ENVOLVE AS ATIVIDADES DA EMPRESA QUE DISPONIBILIZAM O PRODUTO PARA OS CONSUMIDORES –ALVO. 
EXEMPLO: NOS ESTADOS UNIDOS, A FORD MANTÉM UMA GRANDE REDE DE CONCESSIONÁRIAS INDEPENDENTES QUE VENDEM OS VÁRIOS MODELOS DA EMPRESA. 
PROMOÇÃO: ENVOLVE AS ATIVIDADES QUE COMUNICAM OS PONTOS FORTES DO PRODUTO E CONVENCEM OS CLIENTES-ALVO A COMPRÁ-LO.
EXEMPLO: A FORD GASTA MAIS DE 1 BILHÃO DE DÓLARES POR ANO EM PROPAGANDA NOS ESTADOS UNIDOS, PARA FALAR AOS CONSUMIDORES SOBRE A EMPRESA E SEUS PRODUTOS. 
MAS...NESSE NOVO MOMENTO DE VALORIZARMOS O CONSUMIDOR OS 4Ps SÃO MAIS BEM DESCRITOS COMO OS 4Cs.
4Ps 4Cs
 PRODUTO CLIENTE (SOLUÇÃO)
 PREÇO CUSTO (PARA O)
 PRAÇA CONVENIÊNCIA
 PROMOÇÃO COMUNICAÇÃO
OS PROFISSIONAIS DE MARTKETING FARIAM BEM EM CONSIDERAR OS 4Cs PRIMEIRO E, ENTÃO CONSTRUIR OS 4Ps SOBRE A BASE.
Mas qual a relação do marketing com a nutrição?
 O marketing em nutrição é uma área que vem crescendo cada vez mais devido a demanda em satisfação do cliente. 
A diversificação dos produtos no mercado consumidor vem ao encontro da intenção das atividades de marketing: obtenção de lucro.
A implementação do marketing em uma empresa necessita de um planejamento estratégico que é o processo de análise dos objetivos e capacidades da empresa, e de desenvolvimento e manutenção de estratégias de atuação.
.
 A indústria tenta diferenciar seus produtos e serviços para que o consumidor tenha maiores opções de compra.
 É nessa diferenciação que o marketing nutricional deve ser explorado, visando informar o consumidor coerentemente sobre a dimensão nutricional do alimento, influenciando suas preferências, promovendo a educação nutricional
EXEMPLO:   Rotulagem diferenciada, informes técnicos e nutricionais sobre o produto, na diferenciação física do produto: alimentos com menos aporte calórico, alimentos com maior conteúdo de fibras, alimentos pobres em sódio, entre outros.
.
O nutricionista deve estar atualizado em relação às necessidades atuais do consumidor, propondo a promoção/produção de alimentos saudáveis que, sem dúvida, irão contribuirpara a educação nutricional da população.
 
 
Atualmente, algumas marcas (nutricionistas ou nutrição em alimentos) oferecem produtos não alimentícios, mas sistemas de emagrecimento, de nutrição, de reeducação alimentar e assim por diante, dentro da promessa básica de que são soluções definitivas a um dos dilemas mais profundos da nossa sociedade contemporânea: a silhueta, a forma, a estética e, conseqüentemente, o próprio bem-querer.
 
 
 
E se estamos indo em direção à checagem pragmática das promessas realizadas por tais empresas? 
Não estamos associando o marketing de alimentos ao nutricionista e sua prática, mas sim à publicidade, ou comunicação propriamente dita destes produtos a fim de verificar sua veracidade técnica enquanto mensagem proferida, venda intencionada e persuasão operada. 
A Publicidade é, por excelência, a comunicação persuasiva a serviço de uma marca/produto/serviço para que esta atinja seus objetivos de marketing.
 Neste âmbito, as agências reguladoras e fiscalizadoras cumprem seu papel institucional de coibir abusos alimentares (ANVISA), proteger o cidadão de situações de risco alimentar (VIGILANCIA SANITARIA), ou ainda, coibir falsas promessas de comunicação, (CONAR)
 
 Mas e o que queremos então com essa relação entre marketing e nutrição?
 Estar envolvido no processo de percepção social, desenvolvimento de alternativas alimentares e lançamento destas ao mercado sob a forma de novos produtos ou serviços.
 Estabelecer uma relação extremamente frutífera e saudável a ambos os universos.  
 O nutricionista deve participar de todo o «processo» nominado genericamente como marketing, ele deve participar desde a pesquisa de mercado (se pudéssemos fragmentar as ações em marketing), passando pelo desenvolvimento de produtos e embalagens, estratégias de mercado, políticas de preço, distribuição, comunicação e vendas, porque ele conhece o consumidor, o ser humano, social e biológico, assim como determinantes alimentares como a cultura e o metabolismo. Entende de saúde pública e de diretivas neste sentido, E AINDA pode estar a serviço da empresa e do consumidor ao mesmo tempo.
VAMOS AOS PRÓXIMOS PASSOS?
 
CRIATIVIDADE
33

Continue navegando