Buscar

Psicomotricidade: História, Desenvolvimento e Intervenção

Prévia do material em texto

Psicomotricidade: História, Desenvolvimentos, Conceitos, Definições e Intervenção Profissional
Matrícula: 01253026
Aluno (a): Victória Caneca de Oliveira
Professor (a): Renatha Costa
 Primeiramente a Psicomotricidade é uma ação pedagógica e psicológica a utilizar os parâmetros da educação física com a intenção de melhorar o comportamento da criança com seu corpo.
Esta linguagem surgiu em 1870, visto que, havia uma necessidade de encontrar uma área que explicava determinados fenômenos clínicos.
 Em 1935 Edouard Guilmain, neurologista, desenvolveu um exame psicomotor para meios de diagnósticos de indicações terapêuticas e de prognósticos. Em 1947 Julian de Ajuriaguerra, que era psiquiatra acaba refazendo o conceito de debilidade motora, considerando-a como uma síndrome individual.
Logo após vários estudos a Psicomotricidade ganhou vários conceitos, porém, Fonseca logo se revela dizendo que não se deve comparar a ciência, visto que, ambos são os mesmos.
Já Nicola diz que a Psicomotricidade é uma ciência nova que cujo objeto de seu estudo é o homem nas suas relações com corpo em movimento, encontrando sua aplicação prática em formas de atuação que configuram uma nova especialidade.
 A motricidade se dá para o lado físico, está ligada a coordenação motora, ou seja, vem de termos ligados a educação física, sendo funções nervosas e musculares que permitem movimentos voluntários e involuntários do corpo.
Em estudos recentes são apontados três áreas principais do campo de atuação da Psicomotricidade, sendo eles:
Reeducação Psicomotora: Ação pedagógica que utiliza o corpo com o objetivo de normalizar o comportamento geral da criança facilitando todos os aspectos da formação integral da criança.
Terapia Psicomotora: Envolve a mediação corporal, expressiva e lúdica, desenvolvendo a personalidade global.
Educação Psicomotora: Base escolar, onde a criança aprende a interagir ter domínio e tomar consciência do seu corpo.
 Conclui-se que a Psicomotricidade apesar de ter vários conceitos e teorias, é importante para que a criança tenha noção do seu corpo e so espaço na qual ela vive.

Continue navegando