Buscar

Ética, Moral e Direitos Fundamentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ÉTICA E MORAL
RESPOSTAS
1º) A ética é a ciência da conduta humana a teoria do comportamento, moral das pessoas na sociedade. As características são: ser justo e agir de forma a não discriminar, honrar os direitos de propriedade, respeitar a privacidade de terceiros. A palavra ética originou-se do grego “ethos” que significa modo de ser, costume e hábito. Esse termo reflete o caráter e a natureza de cada individuo enquanto forma de vida adquirida, provavelmente os conceitos relacionados a ética surgiram pela convivência do ser humano em sociedade como forma de balizar o comportamento das pessoas para o bem-estar do grupo.
2º) Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e orientam o comportamento humano dentro da sociedade. Etimologicamente, o termo moral tem origem no latim Morales, cujo significado é “relativo aos costumes”. Exemplo; cometer atos ilícitos, jogar lixo na Rua. O código moral muda de acordo com as condições históricas ao longo do tempo. A mudança do código moral depende da vida social e política, da economia, da tecnologia, da cultura e da experiência histórica. Neste sentido, um código moral vigente reflete as condições históricas da época. 
3º) Podemos responder a essa pergunta explicando que responsabilidade quer dizer que uma pessoa deve ser capaz de prestar contas por suas ações e pelas consequências que elas decorrem. Somente o ser humano que conhece as normas morais de uma sociedade pode ser responsabilizado, moralmente por suas ações, pois esse ser humano será capaz de escolher, decidir e agir de maneira consciente. Assim, sendo quem é ignorante dos códigos morais não poderá ser responsabilizado moralmente, por suas ações. As pessoas devem agir com responsabilidade em todos os seus atos: Exemplo, uma jornalista tem a responsabilidade de transmitir informações para toda população, de forma verdadeira, para que todos estejam informados dos fatos ocorridos. Caso esse jornalista tenha informado uma notícia equivocada, foi negligente na apuração dos fatos. Imagina como toda a sociedade vai ser prejudicada. Então, agir com responsabilidade é dever a ser cumprido por todos seres humanos conscientes de seus atos morais.
4º) Absolutista e Mercantilista. Uma série de transformações ocorridas entre os séculos XVI e XVII, permitiu uma nova forma de perceber o mundo. Com a nova visão, surgiram algumas necessidades como reduzir distâncias, descobrir a natureza e navegar em mares nunca antes navegados. Esse período registrou a queda do feudalismo, a Reforma Religiosa, a Revolução comercial, a colonização da América e o inicio da Era das Revoluções. Além das revoluções políticas e sociais, o momento registrou acontecimentos marcantes como: o desenvolvimento da ciência, os avanços da cartografia, produção de mapas que possibilitaram viagens mais rápidas, a secularização das políticas civis e o surgimento dos estados-nação.
5º) A construção dos direitos fundamentais dos indivíduos foi um processo lento, até chegarmos nos dias atuais. Uma série de transformações ocorridas entre os séculos XVI e XVIII, onde surgiram, uma nova forma de perceber o mundo. A cidadania surgiu da influência de cidades da antiguidade como a Roma Antiga e Grécia Antiga. Durante esses séculos ela não era exercida de maneira igualitária, como nos dias atuais, pois antes só os homens livres podiam interferir nas decisões das cidades.
Contudo, a busca por direitos sempre foi um processo sofrido e de dor, onde muitas pessoas por lutarem por seus direitos foram exterminadas do mundo. A história nos mostra que a luta por um mundo igualitário, foi marcada por muito derramamento de sangue. É importante analisar que, embora tenha passado milhares de anos e que nesse período da história moderna à contemporânea, ainda vivemos semelhante, devido a algumas atitudes sociais, políticas e culturais, não somente o nosso país, como outros; como por exemplo a questão Palestina, “morre gente até hoje”. Daí pensamos, o Brasil não tem guerra! Será que não? E o direito de ir e vir, a segurança dos cidadãos brasileiros é boa e eficaz? Ninguém morre de bala perdida? Todos os cidadãos têm seus direitos garantidos e acesso a eles? É claro que não.
Por fim, a constituição brasileira de 1988, pós ditadura, depois do povo ter sofrido duras repressões, garante inúmeros direitos aos cidadãos, pena que nem todos tem acesso, pois a maioria nem sabe ler, imagine conhecimento dos direitos, mas, está lá escrita, a verdade que as coisas só mudam, quando existe revolta quando o “povo acorda” e deixa de ser marionetes da elite. Quando o povo se une contra a burguesia, “daí eles temem”, porque a briga toda é por poder e dinheiro. Um bom exemplo disso, é a abolição da escravidão, que só foi abolida por motivos econômicos e não humanistas, pura pressão da Alemanha. A elite não está nem aí para o povo, esta é a verdade, se não lutarmos para sermos cidadãos melhores, não vão ser eles que irão lutar por nós. Pois quanto mais o povo ser ignorante melhor para manipulação deles. A maioria da elite estão preocupados em manter seus padrões sociais, não o do povo, muitos nem moram no Brasil. Esse problema não é de hoje, é de séculos atrás, desde que deixaram o teocentrismo de lado e passaram a se “espelhar” no antropocentrismo (o homem, o centro individualista), como o velho ditado diz “subiu pra cabeça”.

Outros materiais