Buscar

Os usuários da contabilidade são

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os usuários da contabilidade são:
Fornecedores (externos): os fornecedores se interessam pela contabilidade da empresa porque necessitam saber se a empresa terá dinheiro para pagar as duplicadas parceladas derivadas das operações comercias entre a empresa e seus fornecedores;
Governo (externo): o governo se interessa pelas informações geradas pela contabilidade para a realização de auditoria fiscal a fim de analisar possíveis fraudes em sonegação de impostos, por exemplo, bem como, se o cálculo referente aos impostos devidos está correto;
Bancos (externo): os bancos se interessam pelas demonstrações contábeis para possível aprovação de empréstimos que a empresa possa necessitar por meio da análise da capacidade de pagamento da mesma;
Investidores (interno): os investidores são pessoas que injetaram capital (dinheiro) na empresa, desta forma, eles necessitam das demonstrações contábeis para avaliar qual será sua parcela na distribuição dos lucros da empresa, bem como se o investimento está rendendo lucro ou se o investidor deve se retirar caso o investimento não continue sendo satisfatório;
Funcionários (interno): os funcionários também são usuários da contabilidade, apesar de não ser muito comum a análise das demonstrações contábeis por meio deste grupo de usuários. Porém, os funcionários devem analisar as demonstrações contábeis a fim de saberem se seus empregos estão seguros ou se será necessário um corte de gastos devida má situação financeira da empresa. Em suma, a análise também se dá a fim de saber a capacidade de pagamento.
Utilizamos a contabilidade no dia a dia com todos os gastos diários, compra no supermercado, compra de roupa, conta de luz, conta de água, etc.
2) Na doutrina contábil aziendalista, toda azienda se constitui de elementos humanos e patrimônio ou riqueza e, se refere à ação humana voltada ao desenvolvimento de atividades para a satisfação de suas necessidades.
Por isso, o objeto de estudo do aziendalismo são os fenômenos ocorridos nas células sociais, compreendidas enquanto aziendas.
Não é à toa que, em uma das definições da Contabilidade, surja a ideia desta ser uma ciência que estuda o patrimônio à disposição das aziendas.
O correspondente contábil antigo do significado de azienda é o conceito econômico de organização, também denominada como instituição na esfera pública.
A origem do termo vem do latim “faciendus”, cujo significado é “coisa que deve ser feita”.
Porém, a forma e uso da palavra azienda no Brasil estão atrelados ao significado de azienda na língua espanhola e italiana, o qual se refere ao trato e fins mercantis do patrimônio.
Apesar de não ser reconhecida pelos especialistas brasileiros da área de contabilidade, nenhuma tradução integral da palavra azienda aceita que o significado do termo esteja relacionado à ideia de negócio, empresa, estabelecimento, ou mesmo administração de uma entidade jurídica e econômica identificada para efeitos da lei e com fins financeiros.
Para melhor compreender o significado de azienda, é importante estar atento ao sentido assumido pelo termo quando usado para definir uma empresa agrícola ou mesmo uma instituição com patrimônio público, denominadas aziendas públicas.
Apesar de ser decrescente a importância dada à teoria aziendalista, é importante saber que na contabilidade agrícola ainda é forte a ideia de azienda agrícola, sendo comum sua aplicação para melhor gerenciar o patrimônio de empresas desta natureza.
Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil e um dos mais conhecidos conceitos de contabilidade. Ele carrega todas as informações patrimoniais e financeiras de uma empresa.
Nele, encontramos dados como: saldo de caixa e bancos, clientes a receber, estoques, imobilizado, entre outros. Assim como, também verificaremos algumas contas que reduzem o patrimônio da companhia, fornecedores a pagar, empréstimos e o capital social, por exemplo.
O Balanço Patrimonial segue um conceito que rege todo o estudo e aplicação da Ciência Contábil, o princípio das partidas dobradas. Ele pressupõe que todo o fato que modifica um lado do balanço, acrescenta ou reduz o outro, mas isso será assunto para o nosso próximo tópico. Continue lendo!
 Ativo, Passivo e Resultado
Ativo e Passivo são os dois grandes grupos do Balanço Patrimonial. No Ativo, estão as contas contábeis que relacionam bens e direitos, como: dinheiro em caixa ou banco, estoques, imóveis, entre outros.
No Passivo, encontramos todas as dívidas da empresa com fornecedores, bancos, instituições financeiras e sócios. O princípio das partidas dobradas, que mencionamos logo acima, pressupõe que cada lançamento deve movimentar duas contas.
Isso significa que a compra de uma mercadoria a prazo, por exemplo, movimentaria o passivo nas contas de fornecedores e o estoque, que fica no ativo do Balanço Patrimonial. Dessa forma, ficam registradas, em uma única peça, todas as movimentações da empresa durante um ano.
Por fim, temos ainda o Resultado. Este é, basicamente, o lucro ou prejuízo que a empresa teve no período. Ele sempre acompanhará o Balanço Patrimonial e será contabilizado no Passivo nas contas do Capital Social.
O Resultado é demonstrado por meio de um documento que também é um importante conceito de contabilidade, mas isso será assunto para o nosso próximo tópico.
 Demonstração de Resultados
A demonstração de resultados é um documento em que constam todas as receitas, os tributos que incidiram sobre ela, bem como os custos com a compra de materiais, produtos e serviços, a folha de pagamento e as despesas gerais.
Esse demonstrativo é fundamental para que os gestores conheçam os seus gastos e como eles impactam positivamente ou negativamente no resultado da empresa.

Outros materiais