Buscar

Evolução da Arquitetura na História

Prévia do material em texto

Aula 3 - Arquitetura na História (continuação)
Introdução
Na aula anterior, vimos que a história e a evolução da Arquitetura e das edificações estão diretamente relacionadas com o espaço geográfico, com os materiais de construção e com as tecnologias construtivas desenvolvidas. Também vimos que, na evolução da Arquitetura, os aspectos socioeconômicos e políticos como guerras, fundação de impérios e conquista de territórios criam condições para a transferência e o melhoramento de algumas técnicas construtivas.
Também vimos que as manifestações culturais, perpetuando os valores que a sociedade deseja passar ou evidenciar para as futuras gerações, se fazem presentes na porção não física da arquitetura através de valores abstratos como poder, escala monumental, igualdade, e outros conceitos que se manifestam nas edificações a partir de decisões arquitetônicas.
Com o avanço da linha do tempo, segue-se um período de evolução das tecnologias construtivas, surgimento de novos territórios com o descobrimento das Américas e de novas formas de produção com a Revolução Industrial. Tudo isso nos levou à explosão tecnológica do século XX.
Objetivos
Reconhecer a evolução da Arquitetura ao longo da história;
Compreender a interação edifício e ambiente construído ao longo da história.
Percurso histórico
A divisão do Império Romano, no ano 365 depois de Cristo, foi determinante para uma reconfiguração política do velho mundo.
300 até 700 depois de Cristo – Basílicas Cristãs e Bizantinas
Período de evolução dos sistemas construtivos em função dos templos religiosos, igrejas e catedrais e da necessidade de proteção e defesa dos palácios que fez surgir os castelos.
Na Idade Média, a violência da guerra, na Europa, era tão cotidiana que mosteiros e castelos passaram a ter a mesma configuração, tornando-se difícil distinguir um do outro pela necessidade de defesa.
Basílica Cristã — Primeira forma de igreja
Basílica Bizantina, Igreja Bizantina. Originariamente, foi uma Igreja Cristã depois transformada em Mesquita.
Igrejas Românicas – Arquitetura Românica
É a Arquitetura que representa a expansão do cristianismo pela Europa. Esta solução construtiva também foi utilizada em castelos e fortes pela necessidade de proteção.
Devido a isso é comum a associação da arquitetura românica a uma arquitetura de defesa, pois se caracterizam por possuírem torres de defesa, muros fortes, acabamento em torres ou terraços dentados para proteção dos atiradores de flechas, fossos e grandes portões, poucos vãos e janelas que, quando existem, são altos, e cidades muradas.
Construtivamente surgem as abóbadas de berço, de canhão e futuramente a nervurada. Esta sequência evolutiva buscava melhorar a distribuição de cargas na tentativa de ganhar altura e velocidade nas construções, pois demandavam muito tempo para serem construídas.
Ilustração representando a Catedral de Santiago, Espanha.
1000 a 1300 depois de Cristo – Arquitetura Gótica
Muitas igrejas originariamente románicas receberam obras de remodelação e aumentaram sua escala para transformar-se em catedrais entre 1000 e 1100 D.C.
A grandeza das catedrais foi atingida graças à evolução do sistema construtivo, primeiramente com a utilização de contrafortes e, na sequência, com os arcobotantes, frutos de inovações nas ferramentas como a polia e os andaimes.
As grandes alturas características das catedrais góticas são estabilizadas pelos arcobotantes como as exuberantes Notre Dame, de Paris, e de Colônia na Alemanha.
Catedral de Notre Dame, Paris, França.
1400 – 1500 Depois de Cristo - Renascimento
A partir do Renascimento e até o final do século XIX (1880), as modificações nos sistemas construtivos avançaram muito pouco. Neste período, com o descobrimento e a conquista das Américas, surgem novas fronteiras e possibilidades de comércio, de forças políticas e de colônias.
No nosso contexto, aconteceram apenas dois fatos relevantes:
O fim das cidades muradas já que a pólvora trazida da China leva à invenção do canhão e fragiliza a defesa por muros;
Formação das urbes: nome que se dava às primeiras cidades com grande concentração de pessoas no final do período feudal. As cidades portuárias de intercâmbio comercial ficam muito ricas e o comércio nas urbes propiciou a produção artesanal.
Florença dos Medici, Cidade Renascentista
Palácios renascentistas
1600 – 1700 - Barroco
É um período de muita riqueza na Europa, principalmente pela exploração das Américas coloniais. Essa riqueza será vista nos altares das Igrejas barrocas, folheados literalmente a ouro e no luxo dos palácios barrocos do Norte da Europa, Alemanha, França, Áustria, e até Espanha e depois Portugal, já que o ouro, no Brasil, foi encontrado tardiamente, em 1692.
As cidades com grande concentração de pessoas experimentam as primeiras reformas urbanas, pois a Peste Negra e outras grandes epidemias acusam a necessidade de saneamento urbano básico. Iniciam-se as primeiras transformações.
1770 – 1880 - Neoclássico
Esse período caracteriza-se pelo fim da monarquia e pela Revolução Francesa.
As principais transformações aconteceram nas cidades, mais precisamente na organização de seus espaços devido à explosão demográfica, proveniente do êxodo rural. romanas.
Muitas pessoas vieram do campo, fugindo do trabalho pesado, atrás da promessa de trabalho nas fábricas.
As grandes transformações aconteciam no plano das máquinas. Na Arquitetura, apenas mudaram os tipos de edifícios.
A primeira república tem novas necessidades, como escolas, hospitais, penitenciárias, senado, congresso etc.
Inicialmente, todos estes edifícios tinham aparências semelhantes, fruto de releituras da antiguidade greco-romana, também denominada Antiguidade Clássica. Daí o nome de Novo Clássico, ou seja, Neoclássico.
Os próprios edifícios lembram os antigos templos gregos e as obras romanas.
Jacques Germain Soufflot. Panteão (Ste.-Geneviève), Paris, 1755-92.
1880 – 1950 – Art Noveau, Art Déco e Modernismo
Período curto, porém intenso, onde todas as inovações da industria se voltaram para a pesquisa de novos materiais, fato que propiciou novos sistemas construtivos.
ART NOVEAU
Ferro retorcido, ferro fundido, madeira modelada industrialmente, tintas, vidros de panos maiores.
ART DÉCO
Novas ligas metálicas, cromados e banhos de proteção, solda, parafusos, cimento, concreto armado.
MODERNISMO
Sistema construtivo “viga-pilar” em concreto armado, sistema de esqueleto estrutural independente dos fechamentos, permitindo os grandes panos de vidro e no final os polímeros e seus derivados.
Acesso ao metrô de Paris, Art Noveau. Art Déco, Estúdios da Paramount, reconstrução em São 
 Francisco após grande terremoto.
Atividades
1. Considerada uma grande revolução da tecnologia construtiva da época, nos anos 1000 e 1100, o sistema construtivo que permitiu elevar a altura total das catedrais góticas foi:
O uso de andaimes e polias.
O sistema de contrafortes e arcobotantes.
Estrutura gótica, arcobotantes;
Sistema tijolo cozido e arco pleno.
O sistema abóbada de canhão.
GABARITO
Apesar da abóbada de canhão também ser um sistema construtivo, foi o arcobotante a grande revolução da tecnologia construtiva.
2. O Período Barroco, 1600-1770 d.C., foi considerado um de grande opulência e de luxo nas construções, pelo número de ornamento e pela riqueza de materiais. De onde as cortes europeias da França, Alemanha, Itália, Espanha e depois Portugal obtiveram esses recursos?
Das especiarias vindas da Índia.
Junto com a pólvora vinda da China.
Do ouro vindo da Oceania.
Do ouro vindo da China e colônias da África.
Do ouro vindo das Américas, continente recém-descoberto.
3. Qual foi a principal consequência, “na organização das cidades renascentistas”, depois da tecnologia do canhão de pólvora, e que mudou a história da guerra e das invasões militares daí para frente?
A principal consequência foi o fimdas cidades muradas.
A principal consequência foi o fim das cidades muradas.
A principal consequência foi a república.
A principal consequência foi a ascensão dos reis absolutistas déspotas.
A principal consequência foi a saída das pessoas das cidades em direção ao campo.
		1.
		Considerando a formação profissional adequada para capacitação e habilitação ao desenvolvimento de idéias e projetos mais sustentáveis, assinale a alternativa que corresponde a qual/quais das afirmações abaixo pode/podem ser considerada corretas: I. Os profissionais da construção devem ter conhecimento pleno dos processos de construção e dos seus respectivos impactos ao meio ambiente. II. Não é relevante o conhecimento das propriedades físico-químicas dos materiais envolvidos no setor de construção. III. A Integração entre o conhecimento produzido no mercado de trabalho e o conhecimento acadêmico não é necessário para a obtenção de melhores resultados em busca da sustentabilidade para o setor construtivo.
	
	
	
	d) Todas estão corretas.
	
	
	e) Somente "I" esta correta
	
	
	b) "I" e "III" são verdadeiras.
	
	
	c) somente "II" esta correta.
	
	
	a) "I" e "II" são verdadeiras.
	
	
		2.
		
	Estudamos que a arquitetura do período da idade média é considerada como uma arquitetura de defesa já que nesse período da história aconteceram muitas guerras, entre cidades estados, reinos ou guerras entre feudos. Qual conjunto de elementos arquitetônicos podem ser considerados de defesa.
	
	
	Vitrais de grandes dimensões e livre acesso às praças.
	
	
	Os muros robustos e altos de castelos e mosteiros, as torres dentadas, vãos de janelas e portas com dimensões reduzidas e na fachada as janelas eram dispostas no alto, longe do alcance.
	
	
	Muros altos de defesa, robustos em pedra e torres e piramides escalonadas.
	
	
	Colunatas e frontões nos templos.
	
	
	Canais navegáveis nas cidades e varandas voltadas para os canais.
	
Explicação: A arquitetura da idade média tem caraterísticas peculiares e inconfundíveis muito semelhantes na Europa toda por que ela é determina pela necessidade de defesa.
	
	
		3.
		
	Qual foi a principal consequência ¿na organização das cidades renascentistas¿ depois da tecnologia do canhão de pólvora, e que mudou a história da guerra e das invasões militares daí para frente?
	
	
	A principal consequência foi a ascensão dos reis absolutistas déspotas.
	
	
	A principal consequência foi o fim das cidades muradas.
	
	
	A principal consequência foi o surgimento da república.
	
	
	A principal consequência foi a saída das pessoas das cidades em direção ao campo.
	
	
	A principal consequência foi a organização em cidades estados.
	Explicação: Neste momento decisivo da história quando a defesa das cidades não cabe mais aos muros a configuração das edificações incorporaram essa responsabilidade como a definição de quarteirões e avenidas largas.
	
	
		4.
		
	Como o arquiteto deverá tratar os temas relacionados a ocupação do solo urbano?
	
	
	Considerar apenas como um valor agregado ao projeto as necessidades do contratante.
	
	
	Garantir que o seu projeto seja seguro para que o proprietário não sofra com as ocupações irregulares adjacentes ao solo ocudao.
	
	
	Podemos garantir que todas as opções acima estão de acordo com os conceitos e orientações urbanas para o arquiteto.
	
	
	Considerando temas como sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade como itens fundamentais na sua concepção.
	
	
	Considerando exclusivamente os valores do projeto para sua elaboração.
	Explicação:
A regulação do uso e da ocupação do solo urbano representa a materialização das relações socioeconômicas vigentes nas cidades, em função de condicionantes ambientais, legais e de características de infraestrutura instalada. Dessa forma, políticas urbanas de mobilidade e transporte urbano e sistema viário, saneamento básico, aproveitamento dos recursos hídricos, preservação ambiental, habitação, rede de saúde, segurança, desenvolvimento socioeconômico, entre outras, produzem repercussões diretas no território e, por isso, tem na regulação do uso e da ocupação do solo um de seus principais instrumentos.
	
	
		5.
		
	O Período Barroco 1600-1770 d.C. foi considerado um período de grande opulência e de luxo nas construções, pelo número de ornamento e pela riqueza de materiais dos mesmos. De onde as cortes europeias da França, Alemanha, Itália, Espanha e depois Portugal obtiveram esses recursos?
	
	
	Do ouro vindo das Américas continente recém descoberto e agora explorado.
	
	
	Da exploração da pólvora vinda da China.
	
	
	Das especiarias vindas da índia.
	
	
	Do ouro vindo das minas do interior da Europa.
	
	
	Do ouro vindo da Oceania.
	
Explicação: A riqueza de detalhes na arquitetura do Barroco , tanto na arquitetura religiosa quanto nos palácios dos reis absolutistas só foi possível graças ao período de apogeu econômico na Europa.
	
	
		6.
		
	Marque a única opção INCORRETA em relação a arquitetura em sua contextualização histórica.
	
	
	A arquitetura nada mais é do que a técnica ou arte de projetar edificações ou, ainda, o ambiente de uma determinada construção. A arte leva em consideração o desenvolvimento de espaços criativos e bem organizados para que seja possível abrigar as mais variadas atividades do cotidiano humano.
	
	
	De forma etimológica, o termo arquitetura é uma junção entre as palavras do grego ¿arché¿ e ¿tékton¿, sendo que a primeira significa principal ou primeiro e a segunda, construção. Sendo assim, o termo arquitetura remete à principal construção.
	
	
	Podemos dizer que a arquitetura mais representativa por sua beleza em seus projetos é a contemporânea.
	
	
	A arte da arquitetura é composta por um conjunto de técnicas, princípios, materiais e normas que são exclusivas para a atuação do arquiteto, lembrando que ele precisa de uma habilitação legal para exercer a profissão.
	
	
	A arquitetura sempre esteve relacionada com a arte e com o próprio contexto social em que determinado espaço geográfico se insere. Dessa forma, muitas são as obras arquitetônicas ainda preservadas nos dias de hoje, como os monumentos históricos, templos, igrejas, palácios, teatros e outros.
	Explicação:
A arquitetura mais famosa de todos os tempos, sendo reconhecida por suas grandes construções, certamente é a grega principalmente em Atenas durante o governo de Péricles. Nesse período, os grandes nomes da arquitetura foram Calícrates e Ictínio, que construíram os mais importantes monumentos ainda preservados na Grécia.
	
	
		7.
		
 
	A paisagem urbana é uma construção histórica. Seu aspecto geral é a sedimentação concreta das sociedades humanas que se fazem nas infinitas relações produzidas na cidade. Nessa medida, o desenhar das ruas, a elevação dos prédios, as praças, os monumentos, enfim, não são mais do que as testemunhas dos inúmeros interesses que se entrechocam e se sintetizam na urbe. Irremediavelmente, as marcas da cidade são as marcas da sociedade que vive nessa cidade, mais ou menos influenciada por elementos externos. Assim, marque a opção que realmente representa a função do urbanismo.
	
	
	O urbanismo não deverá contemplar as questões de natureza histórica de uma sociedade
	
	
	Limitar-se ao contexto estético
	
	
	O urbanismo deverá entender sua dinâmica social em vários contextos, como histórico, econômico, artístico, de mobilidade e funcionalidade, entre outros aspectos sociais.
	
	
	Atender exclusivamente as questões econômicas locais
	
	
	Intervenções urbanos não deverá estar atrelada as questões ambientais. São temas que não se complementam.
	
Explicação:
Não é possível umacidade, um prédio ou qualquer mobiliário urbano que não funcione (embora possa funcionar mal). Portanto, os arquitetos e urbanistas cumprem seu trabalho de forma tecnicamente exemplar; seus viadutos, ruas, esquinas, prédios, monumentos, ambientações, enfim, funcionam, no geral, muito bem. O urbanismo deverá cumprir uma função social de integrãção, de mobilidade, de estética e de funcionalidade.
	
	
		8.
		
	Considerada uma grande revolução da tecnologia construtiva da época, nos anos 1000 e 1100. O sistema construtivo que permitiu elevar a altura total das Catedrais Góticas foi?
	
	
	Tijolo cozido e seus sistemas construtivos.
	
	
	Utilização de andaimes e polias.
	
	
	Estrutura gótica cruciforme.
	
	
	Arcobotante e contraforte.
	
	
	Abobada de canhão.
	Explicação: O Arcobotante e o contraforte fui o sistema construtivo que permitiu ultrapassar a limitação da altura permitidas pelos materiais da época.

Continue navegando