Buscar

Microbiologia Bucal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Microbiologia Bucal
Esse trabalho tem como objetivo relatar doenças orais causadas por micro organismos, sendo eles: Streptococcus pyogenes e Staphylococcus aureus.
Streptococcus pyogenes: É uma bactéria gram-positiva com morfologia de coco, e causam uma variedade de doenças. Sendo elas:
Faringite
Aspectos clínicos: É a inflamação da garganta causada por bactérias desse gênero. É importante que a faringite seja identificada e tratada para que sejam prevenidas as complicações, como febre reumática por exemplo.
Seus principais sintomas são dor de garganta intensa, aparecimento de ínguas no pescoço, dificuldade para engolir, perda de apetite, febra alta e erupção cutânea. 
Diagnóstico microbiológico: Atualmente, a forma mais utilizada para se detectar uma faringite estreptocócica é através do teste de detecção rápida do Estreptococo do grupo A. Esse teste é feito através de um swab (zaragatoa), que é uma espécie de cotonete comprido que é usado para colher material das amígdalas. Esse exame consegue identificar a presença do Streptococcus pyogenes na orofaringe e o seu resultado é obtido em alguns minutos. Se o teste for positivo, o paciente deve ser tratado com antibióticos apropriados.Se o teste for negativo, mas a suspeita de faringite estreptocócica for muito forte, o material colhido pelo swab pode ser enviado para cultura, que é um método mais confiável que o teste rápido. A desvantagem da cultura é o fato do resultado só estar disponível após 48 horas.
Antibiótico sensível: Os antibióticos derivados da Penicilina devem ser sempre a primeira opção de tratamento, pois eles são os mais efetivos; podendo ser ministrada por via oral ou por meio de injeções. E a Amoxicilina, ministrada por via oral.
Escarlatina
Aspectos clínicos: Consiste em uma infecção de garganta caracterizada. Manchas vermelhas pelo corpo são característica dessa doença. Na língua surgem caroços avermelhados recobertos por uma película branca, essa película posteriormente se desfaz e adquire aspecto de framboesa por que as papilas incham. Diagnóstico microbiológico: O diagnóstico é basicamente clínico por meio da visualização dos sintomas, mas alguns exames laboratoriais, como o de cultura e o teste rápido de pesquisa do estreptococo na garganta, ajudam a identificar a bactéria e estabelecer o diagnóstico diferencial, porque há outras doenças com sintomas semelhantes. Vale destacar que o tratamento é iniciado imediatamente mesmo quando o teste rápido dá negativo, pois esse resultado não é suficiente para descartar a infecção.
Antibiótico sensível: A penicilina é o medicamento indicado para o tratamento da escarlatina. Pacientes alérgicos a essa droga podem recorrer a outros antibióticos, especialmente à eritromicina.
Outros antibióticos utilizados são Benzetacil e Cefalotina. 
Staphylococcus aureus: É uma bactéria gram-positiva, com morfologia esférica, é a mais perigosa das bactérias estafilocócicas comuns. 
Síndrome da Pele Escaldada
Aspectos clínico: Caracteriza-se pelo aparecimento de eritema macular e edema em área intertriginosa e periorificiais. A pele começa a exsudar e esfoliar. Surgem bolhas que são rapidamente rompidas.
Diagnóstico microbiológico: Pode ser feito por biopsia, ou a cultura das áreas suspeitas.
Antibiótico sensível: A antibiótico terapia sistêmica deve ser instituída, levando em conta a necessidade de erradicar o foco de estafilococcus. São ministrados por via intravenosa, oral e uso tópico. 
Impetigo
Aspectos clínicos: Pústulas de pus e pele avermelhada. As lesões geralmente se espalham para outras partes do corpo; e os nódulo linfáticos ficam inchados próximos ao local da infecção. 
Diagnóstico microbiológico: É feito por observação clínica, e cultura bacteriana. 
Antibiótico sensível: Os mais utilizados para o tratamento são os derivados de Penicilina, Eritromicina e Cefalexina. Ministrado por via oral ou pomadas aplicadas diretamente nas feridas.

Outros materiais