Buscar

Behaviorismo: O Estudo do Comportamento


Continue navegando


Prévia do material em texto

8. BEHAVIORISMO
O behaviorismo, propõe que o comportamento se torna um objeto de estudo da psicologia. O foco principal do behaviorismo vai ser estudar o comportamento, e que a partir desse estudo, se torne possível ou tenha a capacidade de treinar a mente para certas funções.
Os behavioristas, através da técnica do condicionamento puderam chegar algumas respostas, onde a mente esta apita a responder a certos estímulos, imagens ou sons. Realizando experiências em animais e em crianças, chegaram as algumas conclusões. Que todo comportamento é uma resposta a um estimulo, ou seja, isso se aplica na educação na forma de ensino – aprendizagem, onde o aluno vai possuir um comportamento voltada ao desinteresse, e o professor entra com um papel fundamental para auxiliar esse aluno nesse processo de aprendizagem, e possivelmente achar respostas para tais comportamentos, gerando estímulos para aprender.
Skinner não negava que o comportamento sofria influência dos processos mentais, apenas sustentava a ideia de que eles não seriam responsáveis por nossas ações. Por outro modo, os processos mentais que ocorrem em nossos pensamentos, tem uma soma de culpa pelas nossas ações, partimos do princípio que se eu penso em algo ou tenho uma ideia, isso gera um ação, ou seja, o nosso comportamento é induzido pelos processamentos mentais, onde toda ação gera uma reação.