Buscar

História do Brasil Imperial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: História do Brasil Imperial
Avaliação:
Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:448230) ( peso.:4,00)
1.	A crise política do Continente Europeu, iniciada pela tentativa de expansão das tropas napoleônicas, abalou as relações existentes entre Portugal e a América Portuguesa, fato que foi representado pela transferência da família real de Lisboa para o Brasil. A partir desse contexto, discorra sobre a relação da crise política europeia com a independência do Brasil.
Resposta Esperada:
A independência do Brasil foi um processo complexo e não ocorreu num único instante, foi resultado de várias articulações políticas, econômicas e sociais, na América Portuguesa, em paralelo a desarticulações do Antigo Regime na Europa. Nesse sentido, pode-se dizer que desde o final do século XVIII há tensões entre a metrópole e os interesses de colonos no Brasil, o que acabou por fomentar movimentos de separação, em meio aos diversos tipos de nativismo.
2.	A historiografia, isto é, o modo como os historiadores escrevem sobre os acontecimentos do passado é de fundamental importância para o professor de história, pois podemos compreender que existem formas diferentes de compreensão sobre um mesmo evento. Um dos primeiros e importantes nomes da historiografia do Brasil no século XIX foi Francisco Adolfo de Varnhagem. Qual a importância de Varnhagem para a historiografia brasileira?
Resposta Esperada:
Varnhagem foi um dos primeiros historiadores brasileiros após a Independência. Teve como principal influência teórica os historiadores alemães Spix e Von Marcius, autores de uma tese sobre como escrever a história do Brasil. Uma das principais questões de Varnhagem era criar uma história de enaltecimento da monarquia brasileira. Por isso, podemos compreender que ele foi, em grande parte, criticado, pois, em sua defesa da monarquia, acabou por defender a exploração dos negros e indígenas pelos colonizadores portugueses. Um dos pontos positivos de seu trabalho de pesquisa foi a localização de documentos sobre a história brasileira em arquivos europeus e brasileiros.

Outros materiais