Buscar

atividade reflexiva 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia
Instituição: Cruzeiro do sul virtual
Nome: Amanda Gomes da Costa
RGM: 19046413
Semestre: 4
Tutor (a): Nathália
Disciplina: Prática de Ensino na Educação Infantil
 Atividade I
 Durante minha vivência como aluno, pude observar que o professor realiza sim a ação-reflexão-ação da prática, pois o mesmo utiliza de seus conhecimentos e estudos, oferecendo aos alunos mais conteúdos e enriquecendo ainda mais seu processo de
aprendizagem, de modo que não fiquem presos apenas em livros ou em apostilas, para que assim os mesmos possam ter um maior conhecimento. 
 Embora encontremos diferentes tipos de professores, ainda é comum encontrar professores que tenham dificuldade de olhar de forma critica para sua práxis. Alguns professores, normalmente, encontram resistência para muda-lá, então é possível perceber a necessidade de mudar para que possamos ter uma observação frequente da práxis de acordo com o andamento da turma e a resposta da mesma com relação aos objetivos que se quer atingir. Um dos problemas que ainda dificultam a postura da práxis docente é a comodidade que alguns professores efetuam suas práticas, repetindo ações, que há muito tempo são realizadas em sala de aula. 
 Segundo o Referencial Curricular Nacional para a educação infantil, o trabalho direto com crianças exige que o educador tenha uma competência polivalente ou seja que o educador tenha cuidados básicos essenciais específicos e que trabalhe com conteúdos de diversas naturezas. Portanto é necessário que o educador de educação infantil reflita sobre sua prática buscando embasamento teórico que possa explicar e auxilar a melhoria em sala, assim o professor poderá utlizar de métodos que façam com que ele possa ultrapassar algumas dificuldades de uma prática já estabelecida, e mostrar mais motivação se esforçando por um diálogo pedagógico que possa priorizar a criatividade e a reflexão. " Para Freire a práxis pedagógica é libertadora e insiste sempre na necessidade de ouvir o que os sujeitos falam, e fazer anotações, inclusive do que parece não ter importância. Pois, para ele as falas dos sujeitos humanos são instrumentos fundamentais para a organização de um currículo político e pedagógico". Freire ressalta que:
" O que se pretende investigar, realmente, não são os homens, como se fossem peças
anatômicas, mas o seu pensamento-linguagem referido à realidade, os níveis de sua
percepção desta realidade, a sua visão do mundo, em que se encontram envolvidos
seus “temas geradores”. (FREIRE, 1987, p.50). 
REFERÊNCIAS
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF; MEC/SEF, 1998. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf>. Acesso em 07 set.2019
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo.

Continue navegando