A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Relatório de Estagio ENSINO FUNDAMENTAL 1 SEMESTRE

Pré-visualização | Página 1 de 2

Curso: Form. Ped. Grad. Não Licenciados – Matemática
Instituição: UNIFRAN Universidade de Franca
Nome: Crislaine Farias da Silva
 RGM: 20785551
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental- 150 – Turma -02-022019
 2019
 Primeiro Semestre
Estágio Ensino Fundamental
Conclui o estágio na Escola Estadual Professora Lindamil Barbosa de Oliveira, localizada na Rua Cinco-c  Guarulhos - SP  CEP: 07252-530, a escola foi fundada em 1997, o público alvo é a população de baixa renda das redondezas, pois se trata de uma escola pública as aulas são ministradas em três turnos, manhã, tarde e noite. 
A escola contem 18 salas de aulas, 64 funcionários, Sala de diretoria, Sala de professores, Laboratório de informática, Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), Quadra de esportes descoberta, Cozinha, Sala de leitura, Banheiro dentro do prédio, Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Sala de secretaria, Refeitório, Despensa, Almoxarifado, Pátio coberto e Pátio descoberto. Segundo o senso de 2018, ela possui: 
Alimentação escolar para os alunos, Água filtrada, Água da rede pública, Energia da rede pública, Esgoto da rede pública, Lixo destinado à coleta periódica, Acesso à Internet, Banda larga, TV, Impressora, Aparelho de som e Projetor multimídia (Datashow).
Introdução
Eu Crislaine Farias da Silva escolhi uma escola próxima de casa, a qual me identifico pois já tive a oportunidade de estudar lá, é uma escola acolhedora com professores que amam o que fazem. Acredito ser um ótimo ambiente para as crianças e os adolescentes, aprendi bastante revendo materiais as quais não me lembrava e está me fazendo aprender cada dia mais. É um ambiente acolhedor cujo todos os colaboradores estão dispostos a ajudar, independente de algumas tristezas que funcionários sentem devido a descasos do governo. Muitas pessoas amam o que fazem e isso faz toda a diferença. Sinto que estou crescendo cada vez mais como ser humano e profissionalmente.
A professora Cristiane que ministra as aulas de Matemática na oitava série é uma pessoa bem centrada e fácil de lidar, tira as dificuldades dos alunos e tem facilidade para explicar
Cumpri 150 horas de estágio no período de abril até maio, participando de duas dinâmicas em grupos, de duas reuniões de professores, e de várias aulas ministradas em sala. Aprendi muito nesse período, percebi as dificuldades de alguns alunos, as dificuldades do dia a dia dos professores e coordenadores e também das particularidades de cada um.
Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação 
A matemática é exata, gosto muito do que eu escolhi para minha vida, sei que ministrar essa matéria não é nada fácil, cada dia aprendemos algo novo e precisamos fazer com que os alunos se interessem pela matéria e gostem do que fazem, dessa forma fica bem mais fácil ensinar e acredito que fica bem mais fácil para eles aprenderem.
Participar desse estagio mesmo sendo pouco tempo me fez aprender muito e perceber que estou no caminho certo.
O plano de ensino foi decidido de acordo com as necessidades, sendo realizado o projeto entre os professores, coordenadores e plano de ensino do estado de São Paulo. O oitavo ano é uma sala de adolescentes da própria comunidade, são jovens que estão dispostos a aprenderem e estão partindo para uma decisão na sua vida profissional. As matérias em si já estão se complicando mostrando a realidade do que os esperam daqui para frente.
A professora Cristiane é bem organizada e explica as matérias com muita serenidade, tive a oportunidade de aprender mais com os conteúdos ministrados por ela, como raiz quadrada, números racionais, equações de primeiro grau, operações geratrizes, soma dos ângulos entre outros. As crianças estão dedicadas com livros didáticos de acordo com o planejamento, percebo que surgem duvidas e a professora explica todas elas, existem projetos para sanar as dificuldades como o MMR, todos os projetos e planejamentos são decididos perante o currículo do estado de São Paulo.
PERFIL DOS PROFESSORES
Tive a oportunidade de observar três professores, professora Cristiane, professora Kelly e Professor David, ambos bem atenciosos tanto comigo como com os alunos, falaram das dificuldades da sala de aula e de algumas particularidades de alguns alunos.
Realizei 150 horas de estagio conforme o solicitado, foi pouco tempo, porém deu para avaliar bem as situações do dia a dia.
A professora Cristiane foi a que mais me identifiquei e consegui me dedicar nas aulas ministradas por ela. Principalmente na oitava serie D, sala a qual a minha sobrinha estuda. Nas aulas ela passa muitas atividades fazendo com que os alunos fiquem atentos e terminem no mesmo dia fazendo as correções em sala de aula e dando um visto no caderno para que as participações sejam 100%, e isso ajuda na avaliação final. Gostei muito desse método faz com que os alunos se dediquem.
PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES
Como havia dito anteriormente gosto do método de ensino da professora Cristiane, com ela pude participar melhor das aulas, fizemos algumas dinâmicas em grupo referente a matéria, porcentagens, lucros, perdas...
Percebi as dificuldades que tive e fui relembrando tudo do meu tempo de ensino médio. As funções, equações, número decimal, ângulos, raiz quadrada estão entre o nosso dia a dia.
Exemplo: Primeiros problemas: Um funcionário produz 18 molas por hora, cada mola custa 22,00 reais o custo da mão de obra hr do rapaz é de 5,80, o material custa 3,50 o kg, a mola pesa 2,00 kg. Qual o lucro da empresa?
Segundo problema: Temos 5 funcionários fabricando a mesma mola, recebendo o mesmo salário, os 5 funcionários juntos fabricaram 85 molas, qual foi a perda de produção?
Os alunos utilizaram calculadora.
Foram calculados os tempos e a equipe que terminou primeiro de uma forma mais exata foi o vencedor, solicitando um mico para a equipe adversária.
Foi uma forma dinâmica e educativa que encontramos de prender a concentração dos alunos, fazerem aprender e pensar em um futuro no mercado de trabalho, visando o lado profissional.
Acredito que foi uma aula diferente e bem educativa, dessa forma podemos explicar também os lucros de uma empresa e como os colaboradores são partes essenciais nessa jornada.
Podemos aprender porcentagens, percas e lucros, hora maquina, resultados e salários mensais, estou gostando muito desse trabalho e de como podemos aprender dia a dia.
Focos
1-Dinâmica, no estudo em grupo para que os alunos saibam trabalhar em equipe, é um método gostoso de ensinar e acredito ser uma forma agradável de os alunos aprenderem. Senti colaboração em todos inclusive nos professores que nos ajudam a cada dia.
2 - Valores, a matemática também pode nos ajudar nos valores do dia a dia, no que podemos considerar agradável para nossa vida, principalmente na parte financeira, administrando planilhas de rendimentos que podemos utilizar em várias circunstancias, já que se tratam de alunos mais velhos e dispostos a terem uma vida melhor profissionalmente. O crescimento profissional é baseado nos estudos, a matemática nos ajuda a calcular o tamanho de cada sonho. Focar na sala de aula, na estrutura sentimental dos alunos como fazer o trabalho ficar prazeroso, visando nosso bem profissional e na felicidade dos nossos alunos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O que percebi com toda essa experiencia desenvolvida é que fiz a escolha certa, não é um trabalho rotineiro, cada dia tem as suas particularidades, a vida dos alunos nos ensina muito também, e crescemos como seres humanos. Gosto do trabalho dinâmico, acredito que as dinâmicas em grupo são uma ótima forma de aprendizado, o disputar a vontade de vencer gera curiosidade nas crianças e elevam a autoestima.
A escola que escolhi me fez ter mais vontade de ensinar, pois os alunos são do bairro onde fui criada e isso me motiva a fazer seres humanos melhores, inteligentes e vencedores.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.