Buscar

HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE QUIZ AULA 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE 
QUIZ AULA 03
O trabalho dentro da equipe multiprofissional proporciona múltiplos enfoques frente a mesma problemática e, consequentemente, espera-se um plano diversificado de ações. Na área da saúde, o trabalho interdisciplinar é a base para qualquer profissional. A colaboração na equipe permite uma relação de trocas entre os membros com diferentes formações. Por exemplo, durante a ocorrência de uma depressão puerperal está afetada a relação binômio mãe e filho. A mãe se sente por vezes debilitada, incapaz de atender as necessidades deste novo ser, o que pode levá-la a rejeitar o seu bebê. Neste momento, a equipe multiprofissional é acionada, a fim de fornecer o apoio necessário para o enfrentamento da situação (como o psicólogo, ofertando apoio emocional, a enfermagem instruindo o cuidado e o médico realizado as prescrições que forem necessárias). 
Neste contexto, que habilidades devem ser consideradas no atendimento multiprofissional?
Escolha uma:
a. Alcance restrito, agilidade, flexibilidade, olhar holístico e humanizado.
b. Percepção limitada, excelência, integridade, experiência, expertise na temática.
c. Percepção abrangente, dinâmica, complementar, integrada, humanizada. 
d. Diálogo, intercâmbio de informações, uma comunicação fechada com os membros da equipe.
e. Dinâmica, inflexibilidade, diálogo, expertise mecanicista.
Texto da questão
Leia o trecho a seguir e complete as lacunas: Segundo Léo Pessini (2013) a bioética pode ser definida como a ____________ que estuda a conduta _______________ na área das ciências da vida e da saúde, identificando limites e finalidade nas intervenções com seres humanos, denunciando riscos de possíveis aplicações e avaliando essas condutas sob a luz dos princípios ____________________.
Assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. disciplina; ética; humanos.
b. moral; médica; religiosos.
c. ética; profissional; morais.
d. ciência; humana; éticos. 
e. conduta; moral; ocultos.
Texto da questão
Leia o trecho a seguir: “Em referência à abrangência atual da Bioética destacam-se quatro aspectos considerados relevantes e que estimulam uma reflexão teórica mais ampla entre as ciências da vida, ou seja, uma bioética da vida cotidiana, que se refere aos comportamentos e às ideias de cada pessoa e ao uso das descobertas biomédicas; uma bioética deontológica, com os códigos morais dos deveres profissionais; uma bioética legal, com normas reguladoras, promulgadas e interpretadas pelos Estados, com valor de lei e; uma bioética filosófica, que procura compreender os princípios e valores que estão na base das reflexões e das ações humanas nestes campos.
Para a abordagem de conflitos morais e dilemas éticos na saúde, a Bioética se sustenta em quatro princípios. Estes princípios devem nortear as discussões, decisões, procedimentos e ações na esfera dos cuidados da saúde. São eles: beneficência, não-maleficência, autonomia e justiça ou equidade.” Fonte: KOERICH, Magda Santos; MACHADO, Rosani Ramos; COSTA, Eliani. Ética e bioética: para dar início à reflexão. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 14, n. 1, p. 108, Florianópolis, SC, mar.  2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 16 fev. 2018.
Com base nisso, analise as assertivas a seguir e enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1) Beneficência.
(2) Não-maleficência.
(3) Autonomia.
(4) Justiça ou equidade.
( ) É o princípio que se refere ao dever de se abster de fazer qualquer mal para os clientes, de não causar danos ou colocá-los em risco. O profissional se responsabiliza por analisar e evitar os danos previsíveis.
( ) Este princípio está relacionado ao dever de ajudar os outros, de fazer ou estimular o bem. Reconhecendo o valor moral do outro, é considerado que maximizando o seu bem, pode-se reduzir o mal.
( ) Refere-se à distribuição coerente e adequada de deveres e benefícios sociais.
( ) Diz respeito à autodeterminação ou auto direcionamento, ao empoderamento, ao poder de decidir sobre si mesmo. Preconiza que a livre escolha e a liberdade de cada um devem ser protegidas.
Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta:
Escolha uma:
a. 3-2-1-4.
b. 2-1-4-3. 
c. 2-3-4-1.
d. 3-1-2-4.
e. 1-4-2-3.
Texto da questão
Leia o trecho a seguir: “O desenvolvimento do trabalho em equipe obedece a dinâmica uniforme e coerente de um plano bem estudado e não simplesmente o resultado da composição de diversos profissionais interdisciplinares para prestarem uma assistência eficiente e condigna ao paciente.
Num trabalho isolado, é comum que a eficiência dos profissionais seja comprometida por um falho desempenho de um dos atuantes, recaindo as consequências sobre o paciente. Quando as ações são integradas, as realizações se multiplicam e os perigos são reduzidos. Se a cura do enfermo depende não só do esforço de um e sim de vários profissionais, por que então trabalhar isolado? Por que não unir todas as forças e potencialidades em grupo que visa atingir o mesmo fim que é a assistência ao paciente?
O Enfermeiro é um dos elementos que compõe a equipe multiprofissional no sistema de saúde: colabora no planejamento e execução dos programas a serem desenvolvidos e pela intimidade com os problemas, é o elemento credenciado para identificar as necessidades do paciente, sendo o contingente humano de maior sensibilidade na promoção de saúde do indivíduo e da coletividade.“  Fonte: COSTA, Maria José Chaves. Atuação do enfermeiro na equipe multiprofissional. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 31, n. 3, p. 321, Brasília, DF, 1978. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671978000300321&lng=en&nrm=iso. Acesso em:  23 mar.  2018.  
Considere os trechos do estudo de Costa, que há muito tempo atrás retrata o trabalho multiprofissional, e analise as afirmativas a seguir sobre o que deve fazer o profissional de saúde que atua em equipe multiprofissional. 
I – Ser versátil nas fronteiras de sua ação sem, contudo, perder a sua identidade profissional. 
II – Acrescentar novas atribuições, ultrapassando os limites característicos da profissão. 
III – Estabelecer uma comunicação de qualidade entre as demais profissões, mantendo a especificidade de seu conhecimento. 
IV – Utilizar vocabulário próprio da sua área de atuação, a fim de assegurar o espaço de sua profissão. 
V – Manter um integração e relação de qualidade com os demais integrantes, a fim de potencializar a realização das ações de saúde. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. II, III e IV.
b. I, II e III.
c. I, II e IV.
d. II, III e V.
e. I, III e V.

Continue navegando