Buscar

Avaliação Final Discursiva - História da África

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História da África (HID02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX 
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Não era necessário que os trabalhadores africanos atravessassem o oceano e chegassem à América do Sul ou América do Norte para que se tornassem escravos, esta condição poderia ocorrer ainda no interior da África e de diversas maneiras, tanto de forma voluntária como involuntária. Diante disto, explique como se dava o processo de obtenção de escravos e como os africanos podiam tornar-se escravos ainda no interior do continente africano.
	Resposta Esperada:
Uma das formas de se obter escravos era por meio de guerras, uma vez que os prisioneiros eram negociados pelos vencedores, e formas violentas como banditismo e sequestros. Uma vez que os africanos perdiam os direitos de pertencer ao grupo, poderia ser transformado em escravo, isso se dava nas circunstâncias em que o indivíduo contraía dívidas e cometesse crimes como bruxaria, roubo e adultério. Ocorria a escravidão voluntária quando o indivíduo não era capaz de sobreviver de forma autônoma, manter-se. Diante disto, colocava-se sob os domínios/mandos de outras pessoas.
	2.
	Além da publicação da Lei 10.639/03, existem os elementos que compõem (literatura, musicalidade, alimentação, vocabulário) a cultura brasileira que justificam a relevância da presença dos conteúdos de história da África e cultura africana nos currículos escolares brasileiros. Todavia, existem inúmeros impasses que se apresentam ao campo metodológico e didático em que atuam professores nos espaços escolares. Apresente as principais dificuldades do fazer pedagógico com o tema da História da África e da cultura africana na educação básica.
	Resposta Esperada:
- Pode-se relacionar problemas com relação à formação continuada com distorções históricas que apontam uma África reduzida à pobreza, culturas primitivas e pouco sofisticadas, países dependentes economicamente e com frágeis estruturas de governos.
- Existem problemas no que diz respeito ao acesso e à disponibilidade de fontes, referências bibliográficas; escassez de materiais didáticos propriamente ditos nos espaços escolares de acesso e uso de professores e estudantes e que é agravado pelo descompasso.
- No ambiente escolar, existe pouca comunicação e troca de informações entre setores da sociedade, como a Universidade, a educação básica, comunidade científica e a sociedade em geral.
Parte inferior do formulário

Outros materiais