Buscar

Aula 01 Produção Texto (1)

Prévia do material em texto

CURSO TÉCNICO EM VENDAS
Componente curricular: Matemática Financeira
Docente: Etiene Santiago Carneiro
Discente: Katiane Oliveira Xavier
ATIVIDADE ON-LINE 
I UNIDADE 
Caros Estudantes,
Para começarmos a ampliar os nossos conhecimentos sobre matemática financeira, leia o texto Matemática financeira no cotidiano e na construção da cidadania e produza um texto entre 15 e 25 linhas explicando qual a influência da matemática financeira na vida das pessoas. Você poderá relatar experiências pessoais, tais como: Você já viu ou ouviu termo como desconto, juros, amortização? Onde? Vocês mantêm alguma conta em banco? Já tiveram a curiosidade de acessar as páginas das instituições financeiras e verificar os juros operados por tais instituições? 
Bom Trabalho:
	A matemática financeira possui diversas aplicações para o atual sistema econômico que vivemos, e dentre essas estão no nosso cotidiano como por exemplo ao realizarmos um financiamento de uma casa, de um automóvel ou empréstimo em dinheiro. Por meio do uso de procedimentos matemáticos específicos voltados para a movimentação de dinheiro. Porem, existem algumas situações que exigem um nível maior de conhecimentos matemáticos que por vezes acaba que afasta aqueles que não tem muita habilidade com números. 
	Transportando alguns conceitos para nossa realidade podemos trazer situações como a realização de um empréstimo bancário e que a forma de pagamento é feito através de prestação mensal acrescida de juros que são o valor adicionado sobre o capital (um valor conhecido como valor atual ou principal) que estiver aplicado em uma atividade produtiva. 
	Outras termo que temos acesso a todo momento no comércio principalmente, é o desconto. Nesse caso, o desconto pode ser definido como um abatimento que o cliente recebe pelo antecipar do pagamento. Com isso consideramos que por mais que alguns indicarem a matemática financeira muito complexa, ela apresenta-se como uma ferramenta bastante útil e presente em vários aspectos do cotidiano.

Continue navegando