Buscar

Simulado de Direito Individual Do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1892 de Direito Individual Do Trabalho
1ª) Assinale a alternativa correta:
A natureza jurídica do direito do trabalho é mista, possuindo normas públicas e privadas, constituindo uma categoria distinta onde tais normas convivem harmonicamente.
O direito do trabalho, por tutelar os trabalhadores de forma protetiva, possui natureza jurídica de direito público, sendo as normas de direito privado aplicadas subsidiariamente.
Por ser um direito social e conter normas tutelares de partes submetidas ao estado, a natureza jurídica do direito do trabalho é de direito público.
As normas que tutelam o direito do trabalho são privadas em sua maioria, inegável a existência de normas de direito público, no entanto a natureza jurídica do direito laboral será de direito privado.
Sua resposta para a pergunta Nº 1892 foi a Nº 8848 e está Incorreta.
Questão 1888 de Direito Individual Do Trabalho
2ª) A denominação “Direito do Trabalho” como ramo jurídico que rege as relações laborais surgiu, pois: I. Nascido no seio da Revolução Industrial, o termo “Direito do trabalho” demonstrou-se muito abrangente, não refletindo uma nomenclatura própria às situações nascidas do trabalho em si. II. O termo “Direito Operário” excluía da relação os empregadores, desenhando um ramo jurídico unilateral; III. O termo “Direito Operário” não parece adequado visto a exclusão de diversas formas de trabalho e tipos de trabalhadores, como os rurais e domésticos, por exemplo; IV. Convencionou-se no período da Revolução Industrial a separação de Direito Comercial e Civil das relações de trabalho. A nomenclatura “Direito do Trabalho” abarca, portanto, empregados vinculados às indústrias e pequenos comércios. Mediante a leitura das assertivas supra, assinale a alternativa CORRETA:
Somente a alternativa IV está correta;
As alternativas II e IV estão incorretas
Somente a alternativa II está correta;
As alternativas I e II estão corretas;
Sua resposta para a pergunta Nº 1888 foi a Nº 8831 e está Incorreta.
Questão 1889 de Direito Individual Do Trabalho
3ª) Assinale a alternativa correta:
A força produtiva representada pela mão de obra de um país reflete a finalidade econômica do direito do trabalho, no que tange à geração de empregos e consequente geração de renda na sociedade.
A finalidade tutelar do direito do trabalho define-se por políticas que defendem a liberdade das partes em convencionarem de acordo com as necessidades contratuais trabalhistas.
A remuneração concedida ao trabalhador em face da prestação de serviços possui caráter econômico, representando a finalidade política do Direito Trabalhista.
Sua resposta para a pergunta Nº 1889 foi a Nº 8835 e está Incorreta.
Questão 1894 de Direito Individual Do Trabalho
4ª) (FCC-TRT/RN - Analista Judiciário-2003) É fonte formal do Direito do Trabalho:
A convenção coletiva;
O Costume.
A analogia;
A equidade;
A jurisprudência;
Sua resposta para a pergunta Nº 1894 foi a Nº 8853 e está Correta.
Questão 1885 de Direito Individual Do Trabalho
5ª) (XI Concurso do Ministério Público do Trabalho) No que tange à história do Direito do Trabalho é INCORRETO afirmar:
Na Constituição de 1881, conferiram-se poderes expressos ao Congresso Nacional para legislar sobre o trabalho.
Apenas com a entrada em vigor da CLT foi que se regulou o funcionamento dos sindicatos no Brasil.
Já no Tratado de Versalhes, foi fixado o princípio de que o trabalho não deve ser considerado como simples mercadoria ou artigo de comércio, mas como colaboração livre e eficaz na produção das riquezas; o direito ao pagamento aos trabalhadores de um salário que lhe assegure um nível de vida sem muitas preocupações e de acordo com o tempo e a condição do seu País; a adoção da jornada de 8 horas ou da semana de 48 horas; e instituição de um descanso semanal de 24 horas, no mínimo, e que deverá ser, sempre que possível, no domingo.
A Carta del Lavoro é uma declaração de princípios, não se podendo, portanto, sob este aspecto, identificar a CLT como uma cópia integral de tal documento.
Sua resposta para a pergunta Nº 1885 foi a Nº 8816 e está Correta.
Questão 1886 de Direito Individual Do Trabalho
6ª) (XIV Concurso do Ministério Público do Trabalho) Complete com a opção CORRETA. A Constituição do México de ______ tratou de regras de Direito do Trabalho no seu artigo 123.
1817
1815
1818
1821
Sua resposta para a pergunta Nº 1886 foi a Nº 8820 e está Correta.
Questão 1887 de Direito Individual Do Trabalho
7ª) (FUNDEC - 2003 - TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Juiz - 1ª Prova - 1ª Etapa) Sobre a formação histórica do Direito do Trabalho, assinale a alternativa incorreta:
A Constituição de Weimar, de 1919, embora texto avançado para a sua época, não representou grande conquista no campo dos direitos sociais.
O Liberalismo, inspirado nos princípios consagrados pela Revolução Francesa e pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, significou uma reação contra o absolutismo monárquico e a origem divina e sobrenatural do poder, mas não favoreceu os direitos dos trabalhadores.
A Carta Del Lavoro (Itália, 1927) representou forte inspiração para a Consolidação das Leis do Trabalho brasileira de 1943.
A Igreja Católica, especialmente através das Encíclicas Rerum Novarum (Leão XIII, 1891), Quadragésimo Anno (Pio XI, 1931), Mater et Magistra e Pacem in Terris (João XXIII, 1961 e 1963, respectivamente) e Laborem Exercens (João Paulo II, 1981), por seu forte sentido humanista e de valoração da dignidade do trabalho, também contribuiu para avanços no campo do desenvolvimento social.
O Manifesto Comunista (Marx, 1848), documento máximo do socialismo, ainda que contenha conceitos hoje superados, contribuiu para a formação do atual Direito do Trabalho.
Sua resposta para a pergunta Nº 1887 foi a Nº 8824 e está Correta.
Questão 1891 de Direito Individual Do Trabalho
8ª) O Direito do Trabalho é uma ciência autônoma, pois:
Possui formas próprias de questionamento, vasta matéria de pertinência jurídica, princípios e normas específicas ao direito do trabalho.
É um ramo jurídico totalmente apartado do sistema normativo brasileiro, possuindo normas e princípios somente aplicáveis ao direito do trabalho, sem qualquer relação com os demais ramos.
E um ramo autônomo somente para fins didáticos visto que se integra no sistema normativo de forma integral, utilizando normas específicas somente em hipóteses de extrema necessidade.
Pois a Constituição Federal de 1888 definiu a autonomia do Direito do Trabalho, logo é autônomo por força de lei.
Sua resposta para a pergunta Nº 1891 foi a Nº 8844 e está Incorreta.
Questão 1890 de Direito Individual Do Trabalho
9ª) (Concurso da Magistratura - TRT/RJ-2008) Segundo o artigo 8º da Consolidação das Leis do Trabalho: I. As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho decidirão por equidade somente casos previstos em lei. II. Considerando os usos e costumes, as autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho poderão decidir de modo que o interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse público. III. As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho decidirão, mesmo havendo disposições legais e contratuais, conforme o caso, pela jurisprudência, por analogia, por equidade e outros princípios e normas gerais de Direito, sempre se utilizando o Direito Comum como fonte. IV. As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso, pela jurisprudência, por analogia, por equidade e outros princípios e normas gerais de direito e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o Direito Comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe particular prevaleça sobre o interesse público. V. O Direito Comum será fonte subsidiária do Direito do Trabalho, ainda que incompatível com os princípios fundamentais deste. Analise as proposições acima e assinale a alternativa correta:
Somente a alternativa IV é verdadeira.
Somente as alternativas IV e V são verdadeiras;Somente a alternativa I é verdadeira;
Somente a alternativa III é verdadeira;
Somente as alternativas I e II são verdadeiras;
Sua resposta para a pergunta Nº 1890 foi a Nº 8837 e está Incorreta.
Questão 1893 de Direito Individual Do Trabalho
10ª) No que tange ao sistema jurídico trabalhista, é correto afirmar:
Caracteriza-se como um sistema misto ou pluralismo jurídico, normas de direito público e privado convivem harmonicamente e os sindicatos não são atrelados ao Estado.
Caracteriza-se pela natureza jurídica híbrida, não possuindo um sistema próprio por conter normas elaboradas com caráter exclusivamente de direito privado.
Caracteriza-se pelo sistema regulamentado, proporcionando a liberdade de negociação entre as partes.
Caracteriza-se pelo pluralismo jurídico, contendo normas exclusivamente estatais.
Sua resposta para a pergunta Nº 1893 foi a Nº 8852 e está Incorreta

Continue navegando