Buscar

Sociologia Ambiental e Ruralidades

Prévia do material em texto

- Sociologia Ambiental e Ruralidades
Leia o seguinte o fragmento de texto:
“O processo de industrialização começou no Brasil concomitantemente em quase todas as regiões. Foi no Nordeste que se instalaram, após a reforma tarifária de 1844, as primeiras manufaturas têxteis modernas e, ainda em 1910, o número de operários têxteis dessa região se assemelhava ao de São Paulo. Entretanto, superada a primeira etapa de ensaios, o processo de industrialização tendeu naturalmente a concentrar-se nessa região. A etapa decisiva de concentração ocorreu, aparentemente, durante a Primeira Guerra Mundial, época em que teve lugar a primeira fase de aceleração do desenvolvimento industrial [...]. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1976, p. 238
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Desenvolvimento e sustentabilidade sobre o início da industrialização do país, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A industrialização no Brasil incentivou a importação de produtos primários para fortalecer-se.
	
	B
	A economia brasileira foi pensada sempre com base no pensamento liberal, sem a presença do Estado.
	
	C
	O modelo de industrialização brasileiro seguiu o processo de substituição de importações.
Você acertou!
Segundo o livro-base: "O modelo de industrialização seguiu o processo de substituição de importações. Essa estratégia significava produzir internamente o que antes era importado” (livro-base, p.56).
	
	D
	O modelo industrial brasileiro adotou a plena intervenção do Estado e impediu a industrialização do país.
	
	E
	A industrialização não foi pensada por nenhum teórico da sociologia brasileira.
Questão 2/5 - Sociologia Ambiental e Ruralidades
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O ambientalismo surge num processo de emancipação da cidadania e de mudança social, com reivindicação de participação popular na tomada de decisões e na autogestão de suas condições de vida e de produção, questionando a regulação e controle social através das formas corporativas de poder e o planejamento centralizado do Estado. Esta demanda de democratização no manejo dos recursos volta-se também para a gestão dos serviços educacionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEFF, E. Saber Ambiental. Petrópolis: Vozes, 200, p.257.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Desenvolvimento e sustentabilidade sobre as raízes do desenvolvimento, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	O desenvolvimento jamais possui características sociais e culturais dos locais onde se processa.
	
	B
	O desenvolvimento tem os matizes e as características particulares dos locais onde ocorre, configurando-se como um processo de mudanças qualitativas.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque: “O desenvolvimento sempre possuirá os matizes e as características particulares dos locais de onde emerge e será um processo de mudanças eminentemente qualitativas” (livro-base, p.29).
	
	C
	O desenvolvimento é indiferente às relações sociais e políticas, uma vez que ocorre independentemente dos vínculos entre as pessoas, do poder e das relações culturais onde  acontece.
	
	D
	O desenvolvimento enseja uma postura ética, ainda que desconsidere  quaisquer compromissos com as questões sociais e ambientais.
	
	E
	O desenvolvimento busca o sucesso econômico sem estimular uma postura ética, pois esta é desnecessária para alcançar a igualdade social.
Questão 3/5 - Sociologia Ambiental e Ruralidades
Leia o seguinte fragmento de texto:
 “Estas limitações, que em alguns ramos da indústria perduraram até hoje, impediram o núcleo industrial que se formou no país desde fins do século passado de constituir por si só, e desde cedo, uma força renovadora capaz de transformar profundamente a estrutura econômica do Brasil”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1976, p.21.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Desenvolvimento e sustentabilidade sobre o crescimento econômico expressivo da década de 1950, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	O crescimento econômico representou uma forte concentração econômica mundial, bem como o aumento da inflação e o pagamento da dívida externa.
	
	B
	O crescimento econômico representou uma forte concentração econômica regional, bem como a redução da inflação e o aumento da dívida externa.
	
	C
	O crescimento econômico representou uma forte concentração econômica estadual, bem como o aumento da inflação e redução da dívida externa.
	
	D
	O crescimento econômico representou uma forte concentração econômica regional, bem como o aumento da inflação e da dívida externa.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Uma forte concentração econômica regional, bem como o aumento da inflação e da dívida externa” (livro-base).
	
	E
	O crescimento industrial brasileiro teve o seu auge no século XIX, na ocasião do Encilhamento.
Questão 4/5 - Sociologia Ambiental e Ruralidades
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Sem dúvida conseguiu-se, em tempo recorde, a montagem em bloco dos setores mais dinâmicos da estrutura industrial brasileira, consagrando a implantação plena da acumulação capitalista no Brasil. Estavam lançadas as bases do chamado 'tripé' da indústria, setorizado e distribuído — pela mediação harmoniosa do Estado — entre o capital privado estrangeiro (alocado no setor de bens de consumo duráveis), o capital privado nacional (responsável pelas empresas produtoras de bens de consumo) e o capital estatal (ligado ao setor de bens de produção)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LINHARES, Maria Yeda. História geral do Brasil. 10ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Desenvolvimento e sustentabilidade sobre a implementação de indústrias de bens duráveis no Brasil e a questão das importações, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A substituição de importações dinamizou a industrialização brasileira, o que acarretou efeitos diretos no crescimento econômico no país.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “O processo de substituição de importações dinamizou a industrialização brasileira, exercendo efeitos diretos no crescimento econômico experimentado no país” (livro-base, p.68).
	
	B
	O processo de substituição de importações aboliu a industrialização brasileira, exercendo efeitos negativos no crescimento econômico experimentado no país.
	
	C
	O processo de substituição de importações foi um passo negativo para a industrialização brasileira, diminuindo o crescimento econômico experimentado no país.
	
	D
	O processo de substituição de importações dinamizou a industrialização estrangeira, exercendo efeitos negativos, pois não favoreceu o crescimento econômico brasileiro.
	
	E
	O processo de substituição de importações não influenciou em nada a economia brasileira.
Questão 5/5 - Sociologia Ambiental e Ruralidades
Leia o seguinte fragmento de texto:  
“Há no interior do debate descrito, diversas interpretações do que se entende por desenvolvimento sustentável, que revelam a crise de identidade conceitual que marca a luta pela definição e apropriação do conceito de sustentabilidade, usado tanto para identificar e promover alternativas à crise existente, como para justificar a tese neoliberal de crescimento ecologicamente tolerável. Neste sentido, a sustentabilidade é um conceito carregado de contradições, cuja aceitação deriva precisamente a partir dos muitos significados que pode ter e a forma como ele pode ser usado para apoiar uma variedade de agendas políticas e sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponívelem: AGOGLIA, O. Pesquisa em educação ambiental. problematizando a temática ambiental na sociedade contemporânea. Pesquisa em Educação Ambiental. v. 9, n. 1, p. 80-94. 2014, p.89.
De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos abordados no livro-base Desenvolvimento e sustentabilidade sobre a visão economicista, é correto afirmar que:   
Nota: 20.0
	
	A
	para ultrapassar a visão economicista, é necessário combater a afirmação de que desenvolvimento é sinônimo de crescimento econômico.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Para ultrapassar uma visão economicista, é necessário não aceitarmos a afirmação de que desenvolvimento possa ser sinônimo de crescimento econômico. Embora o crescimento econômico e o progresso material possam trazer benefícios para uma sociedade, eles não são suficientes se não estiverem associados a um compromisso social e ambiental” (livro-base, p.29).
	
	B
	para ultrapassar a visão economicista, é necessário aceitar que desenvolvimento é sinônimo de crescimento econômico.
	
	C
	O crescimento econômico e o progresso material trazem benefícios para a sociedade e não é necessário um compromisso com o desenvolvimento social e ambiental.
	
	D
	o crescimento econômico e o progresso material não trazem benefícios para a sociedade, mas são suficientes se não estiverem associados a um compromisso social e ambiental.
	
	E
	o crescimento econômico não é necessário para o desenvolvimento da sociedade contemporânea.
 Sociologia Ambiental e Ruralidades
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Os acalorados desacordos no debate econômico com relação ao tema da mudança estrutural brasileira parecem decorrer, primeiramente, das diferentes concepções teóricas de 'indústria forte' e, em consequência, dos aspectos relevantes para medir sua evolução (e constatar, por exemplo, desindustrialização). Alguns consideram que, para efeitos de desenvolvimento econômico, o importante é ter uma indústria com grande representatividade na geração do produto nacional. Outros autores consideram que o essencial é a existência de segmentos industriais eficientes e competitivos internacionalmente, independentemente da participação da indústria na economia. Há ainda análises que priorizam outras características da indústria como sua capacidade em gerar empregos formais, o conteúdo nacional de sua produção (ou sua densidade produtiva), sua composição interna em termos de intensidade tecnológica ou tipo de tecnologia, sua propensão a importar bens de capital etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VERGNHANINI, Rodrigo. O debate sobre a mudança estrutural da economia brasileira nos anos 2000. Rio de Janeiro, 2013. 123. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional, 2013, p. 56
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Desenvolvimento e sustentabilidade sobre as perspectivas econômicas no Brasil na década de 1990, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	no Brasil dos anos 1990, o pensamento econômico fixou-se no ideário estatizante, ignorando a nova ordem mundial, globalizada e neoliberal.
	
	B
	no Brasil dos anos 1990, o pensamento econômico fixou-se no ideário neoliberal, ignorando a nova ordem mundial, globalizada e estatizante.
	
	C
	no Brasil dos anos 1990, o pensamento econômico alternava entre o pensamento neoliberal e as políticas que buscavam o desenvolvimento, num momento de abertura comercial e de globalização.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Essas e outras medidas governamentais mostram que o Brasil dos anos 1990 balançava entre o ideário neoliberal e as políticas que visavam ao desenvolvimento, agora num cenário de abertura comercial e de globalização. Para Sallum Junior (2001, p. 340), essa estratégia pode ser nomeada de liberal-desenvolvimentista, pois não admite o 'fundamentalismo' do mercado e vê com bons olhos maneiras restritas de intervenção na economia: 'são favorecidas as políticas industriais setoriais, mas desde que limitadas no tempo e parcimoniosas nos subsídios [...]'". (livro-base, p.136).
	
	D
	no Brasil dos anos 1990, o pensamento econômico priorizou as questões, por isso ignorou completamente quaisquer ideias neoliberais.
	
	E
	no Brasil dos anos 1990, o pensamento econômico era unicamente liberal, por isso o Estado brasileiro bloqueou as privatizações.
Questão 2/5 - Sociologia Ambiental e Ruralidades
Leia o seguinte fragmento de texto:
“[...] o discurso da globalização aparece como um olhar glutão que engole o planeta e o mundo [...] submete todas as ordens do ser aos ditames de uma racionalidade globalizante e homogeneizante. Desta forma, prepara as condições ideológicas para a capitalização da natureza e a redução do ambiente à razão econômica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEFF, E. Saber Ambiental. Petrópolis: Vozes, 200, p.26.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base  Desenvolvimento e sustentabilidade sobre a globalização, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	a globalização atinge igualmente homens e capital, favorecendo a ambos em todas as dimensões.
	
	B
	na globalização há rica troca cultural, pois as pessoas são incentivadas a cruzar fronteiras e estabelecer-se nos países de chegada graças ao apoio dos Estados que as hospedam.
	
	C
	a globalização paralisou o fluxo nas dimensões econômica e  cultural, provocando um grande êxodo de populações tanto de países ricos quanto pobres.
	
	D
	na globalização a circulação de pessoas é restringida, sobretudo nas fronteiras, transnacionais enquanto os fluxos comerciais, financeiros e culturais são velozes e mais livres.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque: “O processo de globalização induziu novas funções nos espaços e, por sua própria lógica de transformação veloz e desigual, implicou diferentes reconfigurações dos territórios [...] Na dimensão social, pode-se afirmar que a globalização aumentou os fluxos de pessoas, de imigrantes que se deslocam em razão de melhores condições de trabalho ou que fogem de calamidades ou guerras. Entretanto, é preciso perceber que as distintas dimensões da globalização não são simétricas, isto é, os fluxos econômicos (comerciais e financeiros) e culturais (valores e hábitos) são muito mais intensos e velozes que a circulação de pessoas, que encontram muitas restrições para cruzarem fronteiras ” (livro-base, p.91,95).
	
	E
	na globalização, a circulação de imigrantes funciona na mesma proporção que os fluxos econômicos, financeiros e culturais.
Questão 3/5 - Sociologia Ambiental e Ruralidades
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O desenvolvimento, distinto do crescimento econômico, cumpre esse requisito, na medida em que os objetivos do desenvolvimento vão bem além da mera multiplicação da riqueza material. O crescimento é uma condição necessária, mas de forma alguma suficiente (muito menos um objetivo em si mesmo), para se alcançar a meta de uma vida melhor, mas feliz e mais completa para todos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SACHS, Ignacy. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2008, p.13-14.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Desenvolvimento e sustentabilidade, os cinco pilares do desenvolvimento sustentável são
Nota: 20.0
	
	A
	Social, ambiental, territorial, econômico e político.
Você acertou!
Segundo o livro-base, os pilares são estes: Social, ambiental, territorial, econômico e político (livro-base, p.178).
	
	B
	Tecnológico, ambiental, territorial, econômico e socioambiental.
	
	C
	Socioambiental, tecnológico, territorial, econômico e político.
	
	D
	Macroeconômico, ambiental, territorial, tecnológico e político.
	
	E
	Tecnológico, cultural, psicológico, macroeconômico e territorial.Questão 4/5 - Sociologia Ambiental e Ruralidades
Leia o seguinte fragmento de texto:
“[...] Os objetivos do II PND era agir como uma forte política contracíclica frente ao impacto causado pela crise do petróleo e manter uma razoável taxa de crescimento, um nível de emprego e de consumo, mudar a estrutura da economia através da substituição de importação e diversificação e expansão de exportações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAER, W. A economia brasileira. São Paulo: Nobel, 1996, p.106.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Desenvolvimento e sustentabilidade sobre a justificativa do aumento do petróleo, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Os produtores justificaram o aumento dizendo que o petróleo era um bem finito e central para a economia global.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Naquele momento, houve uma percepção de que o petróleo é um bem finito e central para a economia global” (livro-base, p.74)
	
	B
	Como um bem infinito, todos os países do mundo podiam exportar barris de petróleo, o que elevou os preços do barril.
	
	C
	Os países árabes aumentaram os preços para retaliar a União Soviética, que tinha apoiado Israel na Guerra do Sinai.
	
	D
	Como concluiu-se que o petróleo era um bem finito, os EUA aumentaram os preços para prejudicar os países árabes produtores de petróleo.
	
	E
	Os EUA apoiaram os países árabes na Guerra do Yon Kippur, por isso o preço do petróleo aumentou.
Questão 5/5 - Sociologia Ambiental e Ruralidades
Leia o seguinte fragmento de texto:
(...) na conjuntura ideológica da época, tal como revelada pela literatura econômica corrente, não se identifica um predomínio liberal a propósito da questão da estrutura adequada à economia brasileira sobre o futuro de longo prazo da economia. Encontram-se ainda dois outros aspectos igualmente reveladores na literatura econômica da época, que reforçam a conclusão de que inexistia a referida hegemonia: a) um número considerável de artigos defendia a reestruturação da economia, com base no mercado interno e na industrialização; e b) as manifestações coletivas, a que já fizemos referência, mencionavam, com ênfases variadas, a necessidade de se dar prosseguimento à industrialização no país, apontando, não raro, a convivência de decisivo apoio estatal à formalização de infraestrutura e de indústrias de base”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BIELSCHOWSKY, Ricardo. Pensamento econômico brasileiro: o ciclo do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995, p. 278.
De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos do livro-base Desenvolvimento e sustentabilidade sobre o denominado “milagre econômico”, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O milagre econômico declinou a partir de 1974, pois a inflação aumentava a cada ano e o mercado interno apresentou uma saturação e esgotamento.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “No Brasil, o ‘milagre econômico’ definha a partir de 1974, o crescimento decresce drasticamente e a inflação aumenta a cada ano. O mercado interno apresenta sintomas de saturação e esgotamento, enquanto na balança comercial o petróleo se torna mais caro, assim como outras matérias-primas importadas. Seria uma crise econômica expressiva que o Brasil experimentaria até os anos de 1990” (livro-base, p.76).
	
	B
	O milagre econômico ficou mais forte a partir de 1974 com a abertura dos portos brasileiros.
	
	C
	O milagre econômico brasileiro aumentou drasticamente a partir de 1974 com o aumento da produção de petróleo.
	
	D
	O milagre econômico diminuiu relativamente em 1974, mas não houve qualquer sinal de saturação e esgotamento da balança comercial no país.
	
	E
	O milagre econômico ocorrido em 1974 foi por conta do ressurgimento do petróleo na economia nacional.

Continue navegando