Buscar

HIST ARTE HISTORIA DA ARTE QUESTIONÁRIO UNIDADE III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HIST ARTE HISTORIA DA ARTE
Teste	QUESTIONÁRIO UNIDADE III
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
Correta	A cultura indígena não é voltada para o mundo das artes dentro de um contexto específico, bem como não há, para eles, a necessidade de explicá-la, defini-la ou igualmente teorizá-la. Essa necessidade veio incorporada à visão ocidental de raiz eurocêntrica, a qual justificamos e recolocamos em perspectiva a nossa própria atividade artística. No entanto, é possível afirmar que a função estética e a utilitária se misturam na produção indígena, pois na fabricação de um artefato não há espaço para inovações que possam eliminar sua funcionalidade, conferindo a perfeição prática à tradição formal. De acordo com alguns pesquisadores, uma vez que a função utilitária dos artefatos indígenas sempre terá que ser satisfeita, sobra o interesse estético em fazer esse artefato (seja uma cerâmica ou uma flecha) o mais belo possível, com a melhor ornamentação ou grafismo.
Por isso, é possível afirmar que os povos indígenas:
Resposta Selecionada:	
e. Colocavam a função utilitária como prioridade, mas cuidavam também da parte estética.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
Correta	A arte gráfica indígena brasileira é considerada de grande autenticidade e qualidade estética, empregando técnicas na pintura corporal e na decoração de objetos utilitários como cestarias e cerâmicas. Habilidade culturalmente transmitida e herdada pelos seus antepassados, o aprendizado do grafismo começa na infância do grupo, seja com o propósito ornamental, seja para o preparo para lutas e batalhas. O significado representativo do grafismo indígena brasileiro, além do estético, possui conceitos sociológicos e religiosos. As formas geométricas variam entre abstrações e formas naturalísticas simplificadas que demonstram não apenas códigos internos, mas coloca o artista/artesão indígena como protagonista pelo reconhecimento étnico do grupo ao qual pertence.
Isso significa que o grafismo corporal tem valor estético, mas com uma finalidade:
I- social.
II- ritualístico.
III- religioso.
IV- festivo.
São corretas as afirmativas:
Resposta Selecionada:	
c. I, II, III e IV.
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
Correta	Leia o texto e em seguida responda à pergunta:
“No Brasil, o rococó é uma das fases do Barroco (e foi se desenvolvendo paralelamente), enquanto o segundo pode ser definido em quatro fases distintas:
• 1ª fase: barroco jesuítico, caracterizada por altares e retábulos muito altos e com influência renascentista;
• 2ª fase: período da antiguidade mineira, que surgiu entre 1710 e 1730, e é marcado por fachadas simples e requinte interior, colunas retorcidas ou torsas, ornamentos com motivos fitomorfos e zoomorfos, arcos concêntricos e envoltórios dourados ou policromos em azul e vermelho;
• 3ª fase: irrompe em Minas Gerais entre 1730 e 1760, distingue-se pelos dosséis no alto dos retábulos, fachadas um pouco mais elaboradas com trabalhos de cantaria, excesso de motivos ornamentais predominantemente escultóricos, revestimentos em branco e dourado e falsas cortinas com anjos;
• 4ª fase: nasceu também em Minas Gerais a partir de 1760, destacando-se pela alteração dos retábulos, falta de dosséis, maior harmonia dos ornatos, mais simplificados, pelas fachadas mais elaboradas com composição”.
De acordo com o texto é possível afirmar que a evolução da arquitetura religiosa no Brasil:
Resposta Selecionada:	
c. tem algumas semelhanças com o que aconteceu na Europa, mas com particularidades locais.
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
Correta	Entre os anos de 1717 e 1721, Minas Gerais atingiu seu ápice na produção aurífera, e, por volta de 1760, várias cidades se transformaram em centros urbanos e surgiram as grandes igrejas matrizes, como a de Vila Rica, de Mariana, de Congonhas do Campo, de Sabará, de Barbacena e de São João del-Rei, a maioria de influência jesuítica. A partir daí foram introduzindo novas formas barrocas e conceitos rococó oriundos da Europa. De acordo com o texto é correto afirmar que a arquitetura religiosa se desenvolveu porque:
Resposta Selecionada:	
b. havia uma rica economia local baseada na extração de ouro.
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
Correta	O estilo Aleijadinho, tanto na arquitetura como na escultura, tem seu monumento clássico na igreja de São Francisco de Assis, em São João del-Rei. Aleijadinho manteve o habitual traçado português da fachada, porém todos os princípios e concepções do estilo jesuítico foram abandonados. Onde se pode perceber na construção que está presente essa evolução arquitetônica criada por esse famoso construtor mineiro (ver Figura 1)?
Figura 1: Fachada da Igreja de São Francisco de Assis, São João del-Rei, Minas Gerais, iniciada em 1774 e terminada durante o primeiro quartel do século XIX. O projeto é atribuído a Aleijadinho, sendo considerada uma de suas obras-primas. Alguns detalhes do projeto foram alterados pelo mestre responsável pelo canteiro de obras. Fonte: TIRAPELI, P. As mais belas igrejas do Brasil. São Paulo: Metalivros, 1999. p. 90.
Resposta Selecionada:	
d. Nas torres da igreja, onde se manifesta mais nitidamente essa emancipação arquitetônica.
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
Correta	No que se refere à ornamentação, o estilo Aleijadinho busca a originalidade em sua combinação, e o aspecto mais marcante é ser esculpida em alto-relevo estilo rococó. A pedra-sabão local propiciava bons acabamentos devido a sua maciez, além de uma variedade de tonalidades que obtém efeitos ornamentais. Por que o trabalho de Aleijadinho com a pedra-sabão se destacou na época?
Resposta Selecionada:	
a. Porque, apesar da fachada entalhada das igrejas não ser uma novidade no século XVII, Aleijadinho a tornou inédita, complexa e delicada.
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
Correta	Qual a diferença entre a arquitetura e a escultura em Congonhas do Campo, no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, e as fachadas das igrejas executadas por Aleijadinho no período anterior (ver Figura 1)?
Figura 1: Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas do Campo, Minas Gerais, 1757-1818. A capela-mor é projeto de Francisco de Lima Cerqueira. Disponível em <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons>. Acesso em 23 ago. 2018.
Resposta Selecionada:	
c. Nas outras igrejas a escultura tem papel subordinado, enquanto em Congonhas ela domina a arquitetura.
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
Correta	No Brasil colonial e também, de certa forma, durante parte do Império, a pintura de paisagem será vista como uma arte menor. A partir de que momento essa forma de arte passa a ser reconhecida como algo de valor artístico?
Resposta Selecionada:	
b. A partir de 1826, quando a Academia Imperial de Belas-Artes, formada pelos integrantes da Missão Francesa, cria a disciplina Paisagem.
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
Correta	O Brasil teve uma importante contribuição para o início da fotografia em meados do século 19, quando o pintor e naturalista francês, radicado no Brasil, Antoine Hercules Florence realiza algumas das primeiras fotografias na história. Essa conquista e a popularização lenta, mas contínua, da fotografia será responsável pela transformação em senso comum de uma visualidade, que germinava no círculo restrito dos produtores de obra de arte. Assim, é possível afirmar que:
Resposta Selecionada:	
a. A fotografia populariza uma forma de ver o mundo que estava restrita somente a quem tinha acesso às pinturas.
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
Correta	Os desenhos rupestres, feitos na pré-história, têm uma profunda relação com a nossa linguagem e comunicação contemporâneas. Como podemos descrever essa relação?
Resposta Selecionada:	
c. O significado simbólico daqueles desenhos é a base de interpretação de símbolos que ainda usamos atualmente na nossa comunicação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina