Buscar

RELATORIO DE ENSINO FUNDAMENTAL 1

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ÉRICA AMORIM SANTARÉM,1349111, 2016/02
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL
ÓBIDOS-PA
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
 ÉRICA AMORIM SANTARÉM, 1349111, 2016/02
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental apresentado ao curso de licenciatura em pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
ÓBIDOS-PA
2018
SUMARIO
1.INTRODUÇÃO.............................................................3
2.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS...............................4
3.A REALIZAÇÃO DA DOCENCIA.................................8
4.CONCLUSÕES...........................................................11
5.REFERENCIAS...........................................................12
6.ANEXOS......................................................................13
1.INTRODUÇÃO: CONTEXTUALIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO
	Este memorial reflexivo apresenta o processo de realização do Estágio no Ensino Fundamental realizado na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Manuel Valente do Couto, a escola está localizada no bairro de Santa Teresinha, Tv. Izaltino José Barbosa, N°574, cidade de Óbidos, Estado do Pará, inaugurada em 16 de março de 1985, no governo do prefeito Haroldo Heráclito Tavares da Silva, atualmente a escola está com nova estrutura física, recentemente passou por uma reforma e ampliação com modificações físicas no prédio. Ela possui Quadra Esportiva descoberta, Auditório, Sala de leitura, Sala de Recursos Multifuncionais AEE, Laboratório de Informática com 19 computadores que ainda não estão em uso por falta de instalação elétrica adequada, Sala dos Professores, Diretória, Secretária, Sala da Coordenação Pedagógica, Cozinha, Refeitório, Almoxarifado, 13 salas de Aula e área de recreação. A escola funciona em dois turnos matutino e vespertino, com uma variação de 15 a 25 alunos por sala, estes são de classe média baixa e bairros periféricos. Hoje a escola comporta aproximadamente 485 alunos, 48 funcionários sendo: 24 professores regentes, 04 auxiliares de secretária, 06 vigias, 09 agentes de serviços gerais, 01 gestora, 01 vice-diretora, 01 secretária escolar, 02 coordenador pedagógico.
	A unidade possui equipamentos básicos como 2 caixas amplificadas, 1 micro system, 2 aparelhos de DVD, 2 televisores, 2 microfones, 3 computadores, 2 data show, 1 notebook,2 impressoras, ventiladores e centrais de ar em algumas salas, bebedouros, armários, mesas, carteiras, material didático, livro didático enviado pelo ministério da educação.
	A análise do Projeto Político Pedagógico-PPP da escola pressupõem oferecer um ensino de qualidade pautado no compromisso com o trabalho que desenvolvemos assegurando o respeito, a interação, a solidariedade e a participação, promovendo a formação de um cidadão critico, reflexivo, sujeito do processo educativo, consciente e transformador da sociedade em que vive.
O PPP cita claramente o papel de cada componente escolar que contribuem para o processo educacional. No entanto ele prevê o papel dos pais e da comunidade na participação e cooperação institucional de reuniões e eventos para o sucesso acadêmico dos alunos para o melhor desempenho na escola. A partir dessa concepção do ser humano como sujeito ativo na formação de seu processo social, os pais juntamente com a escola devem assumir o compromisso de desenvolver valores, para a formação integral, priorizando bons hábitos como amor, respeito, responsabilidade, honestidade, solidariedade, organização, união, igualdade, higiene, priorizando hábitos alimentares, reflexão sobre o meio ambiente visando a relação do ser humano com a natureza para uma melhor qualidade de vida no futuro, para que todos tenham satisfação de fazer parte da educação.
A escola atende 250 educandos em período matutino iniciando seu atendimento as 7:30 e encerrando as atividades as 11:30, e no período vespertino iniciando 13:30 e encerrando as atividades as 11:30, atendendo atualmente 485 educandos distribuídos entre Educação Infantil até 9° ano.
A realização do estágio foi de 10 de setembro a 01 de outubro de 2018, em uma sala arejada e ampla, em 2° do ensino fundamental menor de 2018 com 25 alunos, ministrada pela professora Vera Lucia C. da Silva. Na sala de aula a ordem das carteiras são em filas para facilitar a interação e o desenvolvimento de sua aprendizagem.
Construído no ano de 2017, o Projeto Político Pedagógico está com a direção a disposição dos professores e da comunidade.
A elaboração do PPP na escola se configura numa ferramenta, onde os membros da equipe gestora devem consultar a cada tomada de decisão. O PPP é um documento eficaz na medida em que serve de parâmetros para discutir experiências, referencias e ações.
2.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERIODO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA
Na sala de aula houve elementos no cotidiano escolar que foram observados a relação e interação de professor e aluno de afeto, amor, respeito e responsabilidade.
O planejamento de atividades que precisam ser realizadas no cotidiano da instituição, elaboradas por professores, que precisam ser executadas pelos alunos, cumprindo o tempo para cada atividade.
No decorrer do estágio foram realizadas observações e ações na sala por minha parte como estagiaria. As ações eram desenvolvidas no momento de intervir no cotidiano do aluno, para ajudar a professora na hora dos exercícios para ensinar e corrigir, dando assistência a cuidadora com um aluno especial com deficiência múltiplas. A experiência de contato professor-aluno foi quando eu como estagiaria tomei iniciativa de ensinar alunos que não sabiam ler e escrever, e quando eles começaram a escrever sozinhos e ler as primeiras palavras foi emocionante meus olhos encheram de lagrimas, percebi que essa é a sensação gratificante de ser educador , e quando realizei a docência em sala de aula com o assunto substantivos, respeitando os valores que a instituição trabalha e a partir do assunto pensar em uma atividade que fosse capaz de relacionar com o mesmo, considerando o tempo e a atividade dos alunos e que seja condizente com os materiais pedagógicos adequados.
O desenvolvimento das aulas da turma estagiada segue certa rotina, o que faz com que o educando tenha adaptação facilitada. Normalmente a coordenadora pedagógica inicia com a acolhida no pátio da escola com todos os alunos da escola do turno matutino em fila, cumprimentando a todos faz uma oração, em seguida manda ir pra sala de fila em fila. No início da aula, todos os dias a professora canta uma musiquinha ou faz uma oração ou canta o hino nacional ou do município, na terça e sexta- feira os alunos são levados para a sala de leitura.
Durante o estágio observei que as aulas foram bem criativas, dinâmicas e interessantes. As salas são bem amplas, com boa iluminação e ventilação, possui imobiliário adequado. Nas paredes são expostos os trabalhos realizados pelos alunos e professoras durante as aulas.
Os conteúdos abordados durante o estágio foram junção de palavras com consoantes que tem o som de outras, artigos definidos e indefinidos, substantivos comum, próprios e derivados, operação matemática básica da multiplicação, medidas de tempo, estudo interdisciplinar sobre o município, textos variados para leituras coletivas e individuais.
Os planejamentos são feitos diariamente, onde as professoras tem liberdade para improvisar e complementar se for necessário. 
A hora do lanche é organizada da seguinte maneira, primeiro as crianças da educação infantil depois o ensino fundamental, terminando o recreio todos retornam as salas de aula e dão continuidade até o fim do horário.
Observei que as crianças são educadas, obedientes com a professora, na sala do 2° ano há uma professora uma ajudante do projeto mais educação do governo federal e uma cuidadora de um aluno inclusivo.Notei que tem muitos alunos com dificuldades de escrever palavras e de ler, na verdade alunos que não tem como estar no segundo ano, pois estão atrasados na aprendizagem, a professora passou uma atividade no quadro de cópia e juntar silabas para os educandos treinar a escrita. Mas o que me chamou muita atenção foi o comportamento da cuidadora do aluno inclusivo, observei que falta disposição, amor e capacitação com este aluno inclusivo, falta atividades que desperte o interesse da criança especial. O agir dela com a criança, parece que está ali por obrigação, não parece haver nenhum tipo de afeto pelo aluno especial, na sala não tem nada adaptado para essa criança, somente uma cadeira de rodas sem cinto. O aluno inclusivo engatinha no chão onde todos pisam, senti uma grande necessidade de fazer algo por esse aluno. No inciso III do artigo 59, a nova LDB prevê que a escola especial deva contar com “professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado”.
Importante aspecto a considerar, nesse processo, é a formação continuada do professor, e constatamos que “as escolas não podem mudar sem o empenhamento dos professores; e estes não podem mudar sem uma transformação das instituições em que trabalham”. (NÓVOA, 1992, p.28).
No decorrer do estágio aconteceu a culminância do projeto linguagem matemática (Despertar o raciocínio logico por meio de atividades promotoras). Este projeto tem por objetivo tornar as aulas de matemática mais prazerosas, por mio de dinâmicas, dessa forma possibilitar ao educando uma visão da matemática de forma ampla. Neste projeto, o ensino lúdico é tomado como forma primordial de desenvolver no aluno identidade de cidadão pleno perante conteúdos matemáticos relacionados com seu cotidiano permitindo com que os alunos construam através de jogos matemáticos. Foi muito boa a culminância, crianças brincando e aprendendo matemática ao mesmo tempo, desenvolvendo o raciocínio lógico e estimulando a curiosidade para perceber a presença da matemática em tudo que realizamos.
 Houve os jogos estudantis do município, foi muito proveitoso, acompanhei os atletas da escola nos jogos, torcemos pelos alunos, ajudei a dar assistência aos atletas, os alunos vibravam com cada vitória, choravam com as derrotas, e uma experiência única, de todas as maneiras é gratificante estar com esses alunos e participar da vida educacional e perceber que estão evoluindo e levando essa aprendizagem para o resto da vida. No primeiro dia dos jogos foi corrida de 50 metros para os alunos de 7 a 10 anos e cabo de guerra.
No dia seguinte foi corrida de 100 metros para os alunos de 11 a 14 anos e jogo de xadrez, na corrida estavam presentes várias escolas os atletas da escola se saíram muito bem, venceram e aprenderam que em uma competição o importante é participar e não só ganhar, mas cortava o coração pois já chegavam na linha de chegada chorando por não ter vencido.
No terceiro dia era jogo de futsal no ginásio, levamos os alunos para a competição estavam empolgados, ganharam o primeiro jogo, no segundo infelizmente perderam, tenho certeza que os alunos aprenderam muito com os jogos estudantis do município, é um ensinamento que vão levar pro resto da vida.
Teve acontecimentos na escola com agradecimento da coordenadora pedagógica da escola fez um discurso agradecendo aos atletas por terem participado dos jogos estudantis, comentou sobre a importância da participação e não só de ganhar e apresentou as três finalistas da redação do PROERD (Projeto sobre a conscientização das drogas) a aluna vencedora foi da escola estagiada, as alunas leram suas redações, agradeceu aos professores que lecionam para essas alunas é fruto de um bom aprendizado.
A metodologia usada pela educadora para organizar e desenvolver suas aulas é coerente em relação aos alunos propostos, participam ativamente no decorrer das aulas que é importante na formação de cidadãos dignos.
Os procedimentos metodológicos adotados pela professora, foram exposição dialogada, que incentiva a participação e troca de ideias entre os alunos e professor, e também a exposição indireta que é quando o professor mostra os objetos por meio de recursos visuais, a professora conta histórias sobre valores que são importantes para a educação, respeito ao próximo, as diferenças, solidariedade e caráter.
Considerando as atividades que foram pensadas para um bom aprendizado, um planejamento elaborado após reflexões, valorizando o desempenho. Os alunos interagiram de forma espetacular, durante a execução observei o quanto as crianças gostam de interagir e aprender isso é gratificante.
“O estágio curricular bem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um momento de relevante importância no processo de formação dos futuros professores” (FELICIO; OLIVEIRA,2008, p.217).
Na Escola Professor Manuel Valente do Couto a organização se dá por meio de rodizio de sala, durante dois dias da semana, os alunos passam pela sala de leitura, arte, e área de movimento, dessa forma as atividades desenvolvidas se adequam o ao espaço da sala que permite a organização do professor.
3.REALIZAÇÃO DA DOCENCIA: OS DESAFIOS DE APRENDER A SER PROFESSOR
Inicialmente conversei com os educandos a respeito do trabalho que iriamos realizar durante a aula, o assunto de substantivos que expliquei de maneira que os educandos entendessem e em seguida formamos grupos e cada grupo recebeu uma cartela dividida ao meio, além de várias fichinhas com substantivos escritos. Os alunos tem que interagir e separar os substantivos próprios e comuns e colocar cada figura em seu devido nome. A estagiária vai mediar apenas as atividades, deixando que os alunos resolvam os problemas. No final todos os grupos conseguiram solucionar as questões e classificar os substantivos.
 PLANO DE AULA
IDENTIFICAÇÃO
Estagiária: Érica Amorim Santarém
Escola: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Manuel Valente do Couto 
 Componente curricular: Português
 Turma: 2° ano
 Conteúdo: Substantivo próprio e comum
 OBJETIVOS:
 - Estabelecer a função do substantivo na língua portuguesa.
 - Identificar e diferenciar os substantivos próprios e comuns, através de aulas dinâmicas.
 -Resolver exercícios para fixar o conteúdo.
 -Assimilar melhor o conceito de substantivos.
 -Estimular o raciocínio.
 MATERIAIS UTILIZADOS/RECURSOS: Para cada grupo uma cartela dividida ao meio e várias fichinhas com substantivos próprios e comuns. 
 SÍNTESE DO ASSUNTO:
 Apresentar um jogo para assimilarem melhor o conceito de substantivos, trabalhando de maneira lúdica e prazerosa e divertida.
 ENCAMINHAMENTO METODOLOGICO:
 -Iniciar a aula explicando o motivo de estar ali e como será a aula.
 -Em seguida dividir a turma em grupos, após dividir os grupos explicar como jogar.
 -Cada grupo receberá uma cartela dividida ao meio, e várias fichinhas com substantivos próprios e comuns para classificar os substantivos e solucionar a questão, ganha o jogo quem conseguir acertar mais palavras. 
 -Posteriormente, aplicar uma atividade dirigida para verificação de assimilação do conteúdo.
 -Levar um exercício para casa e testar seu conhecimento.
ANEXOS 
Exercício Dever de casa 
Jogos
Substantivos comum Substantivos composto
Substantivo comum
Substantivo comum
REFERENCIAS
https://www.goo.gl/images/3o4wms
https://www.goo.gl/images/Py2UGK
 PRADO Angélica, HULLE Cristina. Ligados.com: Letramento e alfabetização. São Paulo, Saraiva, 2014.
 4.CONCLUSÃO
O estágio foi desafiador, por serem crianças que exigem atenção, de muita relevância em minha vida profissional, adquiri muitos conhecimentos com a prática, obtive uma visão do que é ser um professor no cotidiano de uma sala de aula,percebi ainda que a teoria em si requer prática, nem sempre é possível executar as teorias aprendidas, o educador precisar usar estratégias em determinadas situações.
Ao termino do estágio, obtive bom conhecimento da realidade de uma instituição escolar, seu funcionamento, a relação entre os funcionários, e ter observado a interação entre professores e alunos no dia a dia.
Outro momento importante que posso considerar de extrema importância para minha formação acadêmica foi observar o descaso da cuidadora do aluno inclusivo, o que mais me chamou atenção neste período do estágio, o despreparo, é revoltante ver e não poder fazer nada, posso dizer que esse estágio me motivou ainda mais na escolha da minha especialização futuramente, e despertou um novo olhar para os meus objetivos a serem alcançados ao longo dessa graduação. As escolas devem oferecer oportunidades curriculares que se adaptem aos alunos com diferentes deficiências. A fim de acompanhar o progresso de cada aluno, os procedimentos de avaliação devem ser revistos, buscando uma proposta que respeite o desempenho e o processo de construção do conhecimento de cada um. 
O grande desafio é desenvolver uma pedagogia centrada no aluno capaz de propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências de acordo com a capacidade motora, intelectual, enfim, uma pedagogia que atenda as diferenças individuais. 
Respeitar a origem, o conhecimento prévio, os interesses, enfim, a diversidade, incluindo os alunos com necessidades educacionais especiais.
É importante destacar que conhecer o conteúdo a ser ensinado aos alunos, independente da disciplina ou do método aplicado para obter o objetivo principal que é a aprendizagem do aluno.
Este estágio com certeza foi uma experiência única que me possibilitou mais experiência como acadêmica, conclui o estágio com uma nova consciência pedagógica, o que com certeza colocarei em prática futuramente quando exercer minha função de educadora.
5.REFERENCIAS
____. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília.: MEC/CNE/ CEB, 2001. 
____. Lei Nº 9.394, de 23 de dezembro de 1996, que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1993.
FELÍCIO, Helena Maria dos; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
6.ANEXOS

Continue navegando