Buscar

POSTAGEM _PEID_ 2

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PRÁTICAS DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA (PE:ID)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
REFLEXÃO DO TEXTO: O PASSARO SEM COR
 
NOME: 
	
POLO TATUAPÉ
2018
SUMÁRIO
Introdução ................................................................................................ 3
Texto de reflexão: O pássaro sem cor ......................................................4
Reflexão sobre o texto...............................................................................6
Referência Bibliográfica ............................................................................8
 
1. INTRODUÇÃO
No texto infantil citado abaixo, estarei refletindo sobre a postura do sábio pássaro que influenciou na vida do outro pássaro cujo nome é pássaro sem cor, que não sabia de suas habilidades e qualidades, devido escutar o que a maioria dos outros animais diziam sobre o que ele era. 
Dentro desse contexto irei abordar a influência do docente na vida e na história do aluno, o quanto uma palavra pode influenciar na vida humana, e qual o papel do professor em relação a essa situação. 
2. PÁSSARO SEM COR
Era uma vez um pássaro que tinha nascido diferente dos outros. Ele não tinha cor. E todos o chamavam de p pássaro sem cor. Sempre que o chamavam assim, ele ficava triste. E ainda brincavam: 
- Ah! Se não tem cor, não é pássaro. Ele andava e voava de lá para cá, sem saber o que fazer. Um dia, ele encontrou um velho pássaro muito inteligente e capaz de explicar coisas difíceis. Perguntou-lhe: 
-Porque não tenho cor? 
-Porque você é especial, um pássaro mágico! - Respondeu o velho pássaro - Você tem mais cores que os outros, mas ninguém ainda conseguiu vê-las. Descubra a mágica que existe em você e será o mais colorido de todos! 
-Mas como, grande mestre? – Perguntou o pássaro sem cor - Como vou descobrir esse segredo mágico? 
E o velho sábio disse: Descubra-se! Saia caminhando e voando. Veja o que você pode fazer pelos outros e como deixar o mundo melhor. Aí saberá o quão colorido e belo você é. 
O pássaro não entendeu direito, não sabia o que fazer, mas resolveu seguir o 
Conselho. Caminhando e voando, viu alguém que precisava de ajuda, que se afogava e chamava: 
- Por favor, alguém me ajude! 
O pássaro sem cor saiu à procura de ajuda porque um menino se afogava. Quando foi salvo disse: 
-Nossa, pássaro vermelho, que maravilha! Você é um anjo! Quando vi você, sabia que me salvaria. 
O pássaro sem cor ficou assustado. Era a primeira vez que alguém o chamava de vermelho. Perguntou: 
- Porque você me chama de vermelho, se não tenho cor? 
E o menino disse: 
- É lógico que você tem cor! E é linda! Você é vermelho, a cor da 
vida, a cor do sangue! 
E com uma série de boas ações e gestos, cada um que encontrava o pássaro lhe atribuía uma cor. O pássaro sem cor já nem sabia mais qual cor tinha! Havia sido chamado de vermelho, verde, amarelo. Mas continuou o seu caminho, sempre ajudando quem precisava ou avisando quando havia perigo. Em cada lugar, era chamado de uma outra cor, azul quando salvou o mar, rosa quando salvou os botos cor-de-rosa, enfim, todas as cores. Já muito intrigado, porque agora todo mundo o chamava de pássaro colorido, ele voava pelas montanhas, quando avistou um pássaro indo em direção à rocha. Parecia meio cego pelo sol, não percebendo o risco que corria. Ele saiu em disparada e desviou o grande pássaro do acidente iminente. 
Passado o susto, o pássaro, que era muito bonito, disse: 
- Pássaro sem cor, hoje você me salvou e ainda me deu uma lição. Eu debochava de você porque eu era lindo e você feio. Agora você é o mais belo dos pássaros, tem mais cores, e é mais respeitado. 
Os dois se despediram. Agradecendo um ao outro e, de repente, apareceu aquele velho pássaro sábio. O jovem, agora muito feliz, perguntou ao sábio: 
- Como soube que eu era mágico e tinha todas essas cores? 
E o velho disse: 
- Você tinha a bondade nos olhos, a inteligência nas suas perguntas e a vontade de nunca dizer NÃO para quem pede ajuda. Eu tinha muita certeza que, caminhando e voando pela vida, você iria ajudar muita gente e salvaria muitas coisas, e se tornaria o mais belo e o mais respeitado de todos os pássaros. A mágica da vida é esta: aquele que quer e sabe fazer o bem, que tem o desejo de ajudar os outros, sempre será o mais querido. Pois descobriu as cores da bondade com inteligência e determinação. 
3. REFLEXÃO DO TEXTO
No ambiente escolar é corriqueiro entre os alunos tais tipos de situações em que os mesmos usam de ofensas e piadas, o chamado bulling, que acontece para diminuir ao outro, tem sido assunto nas escolas, tentando conscientiza-los em respeitar e ter o modo de tratamento devido uns com outros. Mas essas ações podem ocorrer também dentro de casa, quando temos pais que muitas vezes no modo que repreende a criança, principalmente no momento das tarefas escolares usam palavras que podem ofender, desvalorizar e rotular a criança. 
Na história do pássaro que foi dado nome de pássaro sem cor, rotularam ele como um pássaro que não tinha o mesmo valor como os outros, devido os demais terem cores belas. Isso o fez pensar e indagar se realmente ele seria sempre dessa forma. Foi quando encontrou um sábio pássaro que o aconselhou a buscar o seu valor. A partir disso o pássaro teve a iniciativa de tentar, e conta-se na história que ele descobriu que era magico.
Desenvolver no aluno a descoberta que ele é “magico”, é valorizar seu potencial, é dessa forma a criança aprende a se conhecer, pois a criança constrói sua auto-imagem a partir das palavras, da linguagem corporal, das atitudes e dos julgamentos dos outros.
Muitas vezes essas situações podem sim influenciar até mesmo no desenvolvimento do aluno por acreditar na sua incapacidade intelectual, principalmente quando há caso que aluno tenha uma dificuldade no aprendizado. 
O professor deve estar atento ao que cerca o ambiente dos alunos, e motiva-los a superar toda e qualquer dificuldade que possa impedi-los de progredir. Pois nosso papel além de educadores é contribuir, orientar o aluno no seu aprendizado, para que pássaros busquem seu voo e por onde quer sobrevoe, busque reconhecer suas cores, ou seja seus atributos e valores
O professor tem um papel fundamental, (consciente ou não) transmite princípios, valores, direciona ao aluno seus pontos de vista, preferencias e opiniões, e na medida que lidamos com a formação de cidadãos, (levando em consideração que essa formação, está além do conteúdo prográmatico) o professor cria cidadãos críticos e reflexivos para atuarem na sociedade do futuro. 
Podemos então resumir, segundo Tapia, (apud BIANCH, 2011, p 24):
Algo que pode compreender a motivação d seus alunos, é observar seus comportamentos, o que dizem e o que fazem as crianças quando precisam realizar atividades relacionadas com aprendizagem. Algo que podem auxiliarem os professores a compreenderem a motivação de seus alunos (...) é observar seus comportamentos, o que dizem e o que fazem as crianças quando precisam realizar atividades relacionadas a aprendizagem, o professor deve estar sempre atento, podendo assim mudar suas práticas assim que necessárias. Outro fato importante relatado é que os professores podem conquistar a motivação dos seus alunos mostrando, no início da aula, curiosidades relacionadas ao tema, e relatar a importância do conteúdo.
Como sábios os professores têm esse potencial de descobrir nos seus alunos os seus valores, e incentiva-los a acreditar no potencial que tem, e motivar aqueles que possuem mais dificuldade a superá-los. Esse é papel fundamental do professor. 
BIBLIOGRAFIA
Psicologia infantil: nunca chame uma criança de burra.Psicologia infantil: nunca chame uma criança de burra. (Https://www.hipnosenapratica.com.br/psicologia-infantil-nunca-chame-uma-crianca-de-burra/)– Pesquisado em 11/05/2018
A motivação docente no ambiente escolar: vamos entender para cuidar! (Http://www.construirnoticias.com.br/a-motivacao-docente-no-ambiente-escolar-vamos-entender-para-cuidar/) – Pesquisado em 15/05/2018
Livro: TAPIA, Jesus Alonso, Fita, Enrique Cartular. A motivação em sala de aula: O que é e como faz. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2000

Continue navegando