Buscar

Contexto Histórico-Filosófico da Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Silvia Souza Silveira (1965979)
	Disciplina:
	Contexto Histórico-Filosófico da Educação (LEE23)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:454436) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	12313822
	1.
	A democracia está mais do que uma forma de governo ou de governança; é, acima de tudo, uma forma de vida associativa, de uma experiência humana construída em conjunto" (DEWEY, 2005, p. 35). A relação da educação e a democracia foi um tema recorrente no início da contemporaneidade e continua sendo um objetivo da educação ocidental e globalizada. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( f ) A promoção de processos eleitorais no ambiente escolar, por si só, garante o essencial da democracia, ou seja, o exercício da aceitação mútua, presente na relação pedagógica.
( v) A colaboração entre grupos e pessoas é essencial à convivência pacífica e ao desenvolvimento histórico da sociedade. Não é a luta o modo fundamental de relação humana, mas a colaboração.
( v ) Pela educação como prática democrática se constrói o político e se concorre para uma sociedade mais cooperativa, mais compartilhada e mais digna de ser compartilhada.
( v ) O valor das instituições e dos ambientes democráticos reside na possibilidade de reconstrução e enriquecimento da experiência humana, mais livre e em que todos participem e para a qual todos contribuam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DEWEY, John. A concepção democrática de educação. Maringá: Viseu, 2005.
	
	a) F - F - V - V.
	
	
	b) F - V - V - V.
	
	
	c) V - F - F - F.
	
	
	d) V - V - F - F.
	
	 
	 
	2.
	As filosofias educacionais estão sempre presentes como pano de fundo da prática docente. Muitas vezes, o docente não possui muita clareza sobre as suas próprias crenças e sua visão a respeito do mundo e da natureza humana. Contudo, este seu pano de fundo filosófico, tanto se estiver implícito ou explícito, enquadra e tendencia a sua prática docente no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a importância de se conhecer qual é a filosofia educacional que embasa a prática docente. Podemos pensar, por exemplo, no Essencialismo, como uma filosofia educacional bastante presente e revelada na prática de muitos docentes. Sobre o Essencialismo, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O essencialismo é uma filosofia que enfatiza o tratamento de questões sociais e uma busca para criar uma sociedade melhor e uma democracia mundial, e reconhece que a educação é o meio de preparar as pessoas para criar essa nova ordem social.
	
	
	b) Para os essencialistas, o currículo concentra-se na experiência dos alunos e na ação social em problemas reais, como a violência, a fome, o terrorismo internacional, a inflação e a desigualdade.
	
	
	c) Os essencialistas acreditam que não há núcleos comuns de conhecimento, por isso o que é mediado aos alunos é feito de forma difusa e cooperativa.
	
	
	d) As escolas não devem tentar definir ou influenciar as políticas. Aos alunos devem ser ensinado o trabalho, o respeito pela autoridade e a disciplina e os professores devem ajudar os alunos a manter seus instintos não produtivos sob controle.
	
	 
	 
	3.
	Há uma série de problemas e tarefas filosóficas básicas que ocuparam os filósofos da educação ao longo da história. A variedade de respostas contextualizadas em suas vertentes culturais e de suas demandas sociais possibilitaram uma variedade de ramificações nas escolas de pensamento. No pensamento pedagógico contemporâneo tivemos e temos uma diversidade de autores, vinculados as suas ramificações, que foram representativos em delimitar e ao mesmo tempo expandir suas respostas aos problemas e dilemas educacionais. Fazendo um recorte ao pensamento pedagógico contemporâneo, analise as sentenças a seguir:
( ) Édouard Claparède - Escola Nova; 
Janusz Korczak – Fenomenológico-Existencial;
Carl Rogers – Humanista;
Pierre Bordieu - Pensamento Crítico
(    ) Celéstian Freinet - Humanista; 
Henry Giroux - Pensamento Crítico; 
Martin Buber – Fenomenológico-Existencial;
Jean Piaget - Escola Nova.
(   F ) Pierre Bordieu - Escola Nova; 
Janusz Korczak – Estruturali
Carl Rogers - Pensamento Crítico;
Édouard Claparède - Humanista. 
(    ) Maria Montessori - Pensamento Crítico;
Georges Gusdorf – Humanista;
Michel Lobrot – Fenomenológico-Existencial;
Christian Baudelot - Escola Nova.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - V.
	
	
	b) V - F - F - F.
	
	
	c) F - F - V - V.
	
	
	d) V - V - F - F.
	
	 
	 
	4.
	John Locke, autor de várias obras que marcaram a Modernidade, como o Ensaio sobre o Entendimento Humano, de 1690, Alguns Pensamentos sobre a Educação, de 1693 e A Conduta do Entendimento, de 1706, foi defensor da separação de poderes entre Igreja e Estado, ou seja, defendeu o Estado laico. Sua proposta para a educação e sobre temas que influenciam diretamente a educação, como as questões sobre o conhecimento, são ainda hoje, ao menos parcialmente, 
influentes. Sobre John Locke e seu pensamento, analise as sentenças a seguir:
I- Foi o estudioso que defendeu o idealismo, ou seja, acreditava que o conhecimento era consequência de ideias inatas, o conhecimento e as habilidades são herdadas, colocando-se a favor das noções de dom artístico.
II- Criticou enfaticamente as ideias medievais, o descaso atribuído às línguas vernáculas e aos cálculos, e dava ênfase ao latim.
III- Apresentou a expressão latina de tábula plenus, que procurava explicar que o ser humano nasce como um papel com registros inatos e biológicos e que vai sendo atualizado ao longo de sua vida.
IV- Locke teoriza sobre uma educação que se destinava tanto a homens como a mulheres e que tinha por objetivo endurecer, regular e moldar a delicadeza e os demasiados cuidados, que seria obtida por meio de uma espécie de "educação do corpo".
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	
	b) Somente a sentença IV está correta.
	
	
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	
	d) Somente a sentença II está correta.
	
	 
	 
	5.
	A retomada dos valores greco-romanos da época clássica está entre as marcas centrais do Renascimento. Com este movimento, houve um novo interesse pela educação, com uma didática mais participativa e uma maior integração entre professores e alunos. Sobre a educação no Renascimento, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) Manteve-se o declínio das línguas nacionais e maior valorização do latim nas universidades e instituições governamentais dos países nascentes.
	
	
	b) O século XVI, humanista-renascentista, abriu espaço para a tendência do realismo pedagógico no campo educacional.
	
	
	c) Iniciou-se a busca pela união entre o saber mecânico e o conhecimento acadêmico, uma nova forma de pensar a produção de conhecimento.
	
	
	d) O objetivo da escola não se restringia à transmissão de conhecimentos, também visava à formação moral.
	
	 
	 
	6.
	O modelo de educação escolar tradicional vem sendo criticado nos últimos 30 anos por diversos intelectuais, das mais distintas correntes teóricas. Uma espécie de mal-estar docente invade as salas de aula pelo país. Em grande parte, devido às distintas formas de ensinar em um mundo em que a velocidade de informação é maior que as atualizações curriculares. Michel Foucault foi um dos intelectuais a diagnosticar este problema e oferecer uma análise contextualizada das raízes do que hoje enfrentamos. Sobre o pensamento desse autor e suas contribuições analíticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  F  ) Para eles, a escola era um local em que os professores propagavam as ideias que mantinham o Estado como um agente da classe burguesa, ao inculcar ideias de submissão dos seres humanos.
(  V  ) Na obra de Foucault, encontra-se uma forte crítica aos
processos de modernização da sociedade, bem como as estruturas dos governos que procuravam racionalizar de forma esmagadora os indivíduos.
(  V  ) Pesquisou a história do ensino, do saber, a epistemologia das palavras, a história da loucura, os espaços de manicômios, asilos, hospitais, a arquitetura de prisões, e as apresenta como instituições disciplinares das condutas e dos comportamentos sociais.
(  V  ) Para o filósofo Michael Foucault, a escola era um local, assim como os quartéis, que visavam à construção de corpos dóceis, com a função de internalizar a disciplina como uma expressão cotidiana dos homens e das mulheres quando adultos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	
	b) F - V - F - F.
	
	
	c) F - V - V - V.
	
	
	d) V - F - V - V.
	
	 
	 
	7.
	Existem várias maneiras de conceber a educação com os múltiplos campos e abordagens da filosofia. A filosofia da educação pode ser entendida, em uma de suas concepções, não como uma disciplina acadêmica, mas como uma teoria educacional normativa que unifica a pedagogia, o currículo, a teoria da aprendizagem e o propósito da educação e se baseia em pressupostos metafísicos, epistemológicos e axiológicos específicos. Essas teorias também são chamadas de filosofias educacionais. Entre as diversas abordagens filosóficas educacionais, podemos destacar o Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o Reconstrucionismo. Sobre a abordagem educacional perenialista, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Como os detalhes dos fatos mudam constantemente, eles não podem ser os mais importantes, portanto, deve-se ensinar princípios, não fatos; e como as pessoas são humanas, deve-se ensinar primeiro sobre os seres humanos, não sobre máquinas ou técnicas.
PORQUE
II- Os perenialistas acreditam que se deve ensinar as coisas que se considera de eterna importância para todas as pessoas em todos os lugares.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	
	b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	 
	 
	8.
	John Dewey foi um destacado educador norte-americano e um personagem importante para a compreensão da educação contemporânea, devido ao fato de os Estados Unidos terem sido um país modelo para as demais nações durante o século XX. Com relação às ideias deste pedagogo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) John Dewey foi um dos formuladores do "escolanovismo". 
(V) John Dewey foi um dos formuladores da ideia de escola em período integral. 
(F) John Dewey foi um pedagogo pouco afeito às inovações tecnológicas na educação.
(F) John Dewey foi um dos principais articuladores da educação fascista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	
	b) F - F - F - V.
	
	
	c) V - V - F - F.
	
	
	d) F - V - F - F.
	
	 
	 
	9.
	Uma das escolas mais importantes da filosofia da educação é o pragmatismo. Podemos localizar este sistema de pensamento entre o idealismo e o materialismo. Sua origem pode ser traçada a partir dos filósofos sofistas da Grécia Antiga, que afirmavam que o homem é a medida de todas as coisas. O pragmatismo, em sentido estrito, não é uma filosofia, mas um método - o método da experimentação. Como base para a prática escolar, o pragmatismo se opõe a objetivos e currículos predeterminados e pré-ordenados. Deste modo, um educador que adere ao Pragmatismo deve saber responder coerentemente a pergunta "como devemos ensinar?". A partir deste contexto, avalie as asserções a seguir sobre como devemos ensinar na perspectiva do Pragmatismo:
I- O professor planeja e organiza as experiências de aprendizagem, enquanto o aluno recebe a liberdade de trabalhar nos materiais fornecidos para que ele, pessoalmente, experimente o resultado de suas ações.
PORQUE
II- A educação, para os pragmatistas, é um processo experimental, um método de resolver problemas que desafiam o indivíduo à medida que ele interage com seu ambiente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	
	d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	 
	 
	10.
	Dentre as abordagens filosóficas educacionais, prevalecem o Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o Reconstrucionismo. Essas filosofias educacionais fornecem elementos essenciais do que se deve ensinar e são fundamentais no que diz respeito aos componentes curriculares escolares. Sobre o Perenialismo, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O cultivo do intelecto é a mais alta prioridade de uma educação que vale a pena, o currículo exigente centra-se na obtenção de alfabetização cultural, enfatizando o crescimento dos alunos em disciplinas duradouras.
	
	b) A filosofia da educação perenialista foi estabelecida na América desde meados dos anos de 1920 até meados dos anos 1950, e John Dewey foi seu principal proponente.
	
	c) O objetivo da educação é facilitar um processo crítico de construção do conhecimento e estimular a autonomia e o desenvolvimento pessoal do aluno na cidadania.
	
	d) A aprendizagem está enraizada nas questões dos alunos que surgem ao experimentar o mundo, é ativa, não passiva, e o aluno é um solucionador de problemas e pensador que faz sentido através de sua experiência individual.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando