Apol 1 sociologia organizacional
4 pág.

Apol 1 sociologia organizacional


DisciplinaProva Objetiva Sociologia Organizacional10 materiais283 seguidores
Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Sociologia Organizacional
No contexto histórico de Compte, haviam muitos campos científicos em progresso. A matemática e as ciências naturais eram modelos de ciências com estatutos de construção de saberes consolidados e que viriam a ser inspiração para formulação de um estatuto científico universal. Para Compte, o estudo da física social seria:
Nota: 20.0
	
	A
	a) o campo do conhecimento que integraria os demais consolidando a ciência em torno da doutrina positivista.
Você acertou!
para Comte o estatuto de ciência que fora construído em torno da doutrina positiva seria concluído com a integração de todos os campos da ciência, cuja última área faltante para que isso acontecesse era a sociologia, o estudo da física social. Aula 2; Tema 1
 
	
	B
	b) seria uma ciência inferior, uma vez que nela é impossível determinar causas e efeitos.
	
	C
	c) seria uma ciência autônoma, regida por um estatuto científico particular.
	
	D
	d) consolidaria o projeto iluminista da revolução francesa.
	
	E
	e) levaria a sociedade para o mais elevado grau de complexidade cujo produto seria uma grande revolução de ordem social.
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Entre as correntes teóricas clássicas encontramos o entendimento tanto de que a sociologia deve descrever a realidade, tal qual um biólogo descreve uma interação intracelular, mas também encontramos perspectivas que entendem que o conhecimento sociológico deve ser propositivo na transformação social. Considerando essas diferenças, podemos considerar que a sociologia é crítica quando:
Nota: 20.0
	
	A
	a) Se exime de juízos sobre a realidade.
	
	B
	b) Se opõe radicalmente ao método científico.
	
	C
	c) Busca construir conhecimento para instrumentalizar mudanças sociais.
Você acertou!
As abordagens críticas da sociologia são, em geral, derivadas do marxismo. Essa corrente é caracterizada pela busca de transformação social através da emancipação daqueles que são explorados pelas classes dominantes da sociedade.Aula 1; Tema 2
	
	D
	d) Busca teorizar vias que permitam manter a ordem social do status quo.
	
	E
	e) Tem como objetivo estabelecer leis universais de funcionamento da ordem social.
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
Uma sociedade parece ser mais solidária quanto maior for a estabilidade de seu sistema jurídico. Os estudos de Durkheim sobre os sistemas jurídicos associando-os aos laços de solidariedade das relações sociais. As normas jurídicas se tornaram então um elemento passível de entre as sociedades. Em relação à perspectiva durkheimiana sobre os sistemas jurídicos e o ordenamento sistêmico da sociedade, analise as situações: 
I \u2013 Atualmente o Brasil é um Estado Democrático de Direito. Isso significa que as leis que regem as relações sociais estão normatizadas e parametrizadas em nossa legislação, primariamente na Constituição Federal e desdobrada em outros códigos de leis que dela derivam para nortearem as relações sociais. 
II \u2013 A quantidade de normas jurídicas pelas quais as pessoas se pautam ao se relacionarem como sociedade reflete a intensidade das relações sociais, da vida social e sua complexidade sistêmica de solidariedade. 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	a) Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	B
	b) Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	C
	c) Ambas afirmações são verdadeiras mas não estão relacionadas.
	
	D
	d) Ambas afirmações são verdadeiras e se complementam.
sob a perspectiva de Durkheim, a quantidade de leis do sistema jurídico de uma sociedade reflete o grau de complexidade de suas redes de relações e sua capacidade de interagir de forma solidária, coesa e sistêmica. Aula 2; Tema 3
 
	
	E
	e) nenhuma das afirmações são verdadeiras.
Questão 4/5 - Sociologia Organizacional
Desde o início da socialização, o indivíduo expande seu convívio social sob diferentes níveis. Sob uma expansão circular, o sujeito vai tendo contato com grupos e instituições com as quais interage de diferentes formas. Aplicando a teoria sociológica durkheimiana, estabeleça a correta relação entre instituições e seus exemplos. 
1. Família
2. Escola
3.Profissão
( ) Grupo pelo qual o sujeito recebe a linguagem de sua cultura para poder reconhecer a si e o ambiente que o rodeia.
( ) Instituição onde ocorrem as primeiras interações com pessoas alheias ao círculo social da primeira fase da socialização.
( ) Ambiente em que o indivíduo está inserido em sua função social e interage com outros em função de interesses individuais e coletivos. 
( ) Responsável pela introjeção de valores que serão base para as interações sociais que sucedem a primeira fase de socialização.
Nota: 20.0
	
	A
	a) 1, 2, 3, 3
	
	B
	b) 2, 1, 3, 2
	
	C
	c) 2, 1, 2, 3
	
	D
	d) 1, 3, 2, 3
	
	E
	e) 1, 2, 3, 2
Você acertou!
O sujeito aprende a linguagem de sua cultura no ambiente familiar. Na escola a criança tem contato com pares e representa um passo adiante no processo de socialização e de preparação para o exercício de suas funções na sociedade quando adulta. Em uma organização produtiva ou no exercício de uma profissão o sujeito interage sob valores culturais assimilados e exercitados desde o início de sua socialização. Aula 1; Tema 3.
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
Em seus ensaios, Weber tipifica três formas de dominação social a saber: tradicional, carismática e burocrática. No dia a dia, podemos encontrar elementos de cada uma dessas tipificações, algumas mais notáveis e outras mais veladas. Assim, ordene os exemplos:
(T) Tradicional
(C) Carismática
(B) Burocrática
( ) O superior hierárquico era José, mas todos agiam sob forte influência de Suzana, que detinha a confiança de toda equipe. 
( ) Marlene tinha pulso firme, não prevaricava e tomava as decisões que lhes eram incumbidas pelo regulamento. 
( ) Naquele vilarejo há um líder que descende do fundador. Desde o início, são os patriarcas daquela família que organizam as funções sociais dos membros da comunidade. 
( ) Mahatma Gandhi arrastou multidões em favor da independência indiana, sem ter nenhum cargo político.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	a) B, C, T, T
	
	B
	b) C, B, C, T
	
	C
	c) T, C, B, B
	
	D
	d) B, T, C, C
	
	E
	e) C, B, T, C
Você acertou!
dominação sob poder da tradição se refere a costumes reproduzidos numa cultura. Carismática se dá quando as pessoas são cativadas pelo carisma do líder, sem que reflitam criticamente sobre seu discurso. A dominação burocrática se dá por vias formas de concessão de poder por meio de processos racionais. Aula 2; Tema 5.