Buscar

QUESTÕES AUTOAVALIATIVAS - UI


Continue navegando


Prévia do material em texto

A Gestão do Projeto Político-Pedagógico e sua Avaliação
Questões auto avaliativas 
1) A construção do Projeto Político-pedagógico ainda foi pouco incorporada às práticas das instituições de educação infantil. Dessa forma, quando vamos verificar a existência ou não da construção coletiva do PPP, constatamos uma dura realidade: qual é? 
R: Não vemos o PPP em circulação na escola, as educadoras e educadores, muitas vezes, não sabem sobre sua existência e os estagiários que precisam consultá-lo para poderem realizar seus estágios têm seu acesso impedido.
2) O Projeto Político-pedagógico apresenta crenças, valores e modos de pensar e agir da comunidade que o constrói. Vimos que ele deve conhecer a realidade que se apresenta, refletir sobre ela e traçar um caminho para atingir outro patamar da realidade, construindo novas formas de atender às necessidades sociais e individuais dos alunos. Assim, o que o projeto vai sintetizar ao ser construído?
R: O que temos, o que desejamos, o que faremos em função do que desejamos, como saber se o que estamos fazendo corresponde ao que desejamos.
3) Um Projeto Político-pedagógico construído em uma perspectiva democrática leva em conta a decisão da equipe educativa. O que podemos dizer sobre o Projeto Pedagógico construído com base nos desejos e ideias do gestor (diretor ou coordenador)? 
R: Quando somente o gestor constrói o projeto, o PPP passa a ser um documento autoritário e não corresponde à realidade da instituição, não revela o pensamento dos professores, pais e funcionários. 
4) Ao construir um PPP, temos de apresentar várias informações acerca da instituição, quais seriam as informações referentes:
 à contextualização e caracterização da escola;
R: Aspectos sociais, econômicos, culturais e geográficos; 
Condições físicas e materiais; 
Caracterização dos elementos humanos;
Breve história da escola. 
à concepção de educação e práticas escolares; 
R: Concepção de escola e perfil de formação dos alunos; 
Princípios norteadores da ação pedagógico-didática
ao diagnóstico da situação atual; 
R: Levantamento e identificação de problemas e necessidades a atender; 
Definição de prioridades; 
Estratégias de ação, escola de soluções
à estrutura e organização da gestão; 
R: Aspectos organizacionais; 
Aspectos administrativos; 
Aspectos financeiros
à proposta curricular. 
R: Fundamentos sociológicos, psicológicos, culturais, epistemológicos, pedagógicos; 
Organização curricular (a creche ou pré-escola, organização das experiências das crianças); Objetivos, conteúdos, desenvolvimento metodológico e avaliação da aprendizagem
5) Por que dizemos que o Projeto Político-pedagógico deve ir muito além dessas experiências que a criança já vive em casa? Qual o problema que envolve o professor? 
R: No que concerne ao acesso às músicas e aos programas veiculados pela grande mídia
O grande desafio é que grande parte dos professores/educadores tiveram seu processo educativo dentro de uma cultural de massa, e também não possuem um conhecimento mais elaborado, que aumente seu repertório cultural
06) O que são as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil? 
R: As DCNs da educação infantil constituem-se em um documento que deveria ser obrigatoriamente discutido em todas as instituições de educação infantil, para ser utilizado na construção do PPP.
7) O Art. 6º aponta que as propostas pedagógicas devem respeitar alguns princípios, você saberia discorrer sobre eles?
 I – Éticos: relativos à autonomia, à responsabilidade e ao respeito ao bem comum
II – Políticos: relativos ao direito à cidadania, desenvolvimento da capacidade crítica e respeito à democracia.
III – Estéticos: relativos à criatividade e à liberdade de expressão das diferentes manifestações culturais.
8) O Art. 7º das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil aponta que o Projeto Político-pedagógico deve garantir o cumprimento da função sociopolítica e pedagógica, tais como "I - oferecendo condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais". Explique. 
R: Usufruir do seu direito civil significa, entre outras questões, a criança ser encarada como um ser humano em uma fase especial do seu desenvolvimento, e por isso o adulto precisa estar preparado para dar atenção e ter paciência para ensinar e propiciar experiências que promovam a inserção da criança na sociedade e o acesso ao conhecimento historicamente acumulado.
9) Quais são as orientações apresentadas sobre o gerenciamento do trabalho na instituição? 
R: 
10) Verificamos que a gestão pedagógica precisará desenvolver um estilo pessoal de administração, que valorize a negociação, empatia, observação, reflexão e capacidade de delegar funções, ao contrário daquelas que são centralizadoras. A delegação de tarefas faz que pare de investir todo o tempo em atender tarefas emergenciais, diminuindo a sobrecarga. O que seria delegar as atividades na instituição? 
R: O ato delegar é uma forma de permitir que os outros cresçam em conjunto e contribuam cada vez mais para o desenvolvimento do local de ensino. Este é, também, um excelente momento para modificar funções e/ou contratar novos profissionais para compor o quadro de funcionários.