Buscar

Avaliação 1 - História do Pensamento Econômico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História do Pensamento Político e Econômico (HIS33)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX 
Parte superior do formulário
	1.
	Na antiguidade clássica, como hoje em dia, a ideologia dominante procurava naturalizar o modo de produção vigente e torná-lo aceitável por aqueles submetidos à opressão. Desta maneira os grandes filósofos, como Platão e Aristóteles, justificavam a escravidão. Para esses pensadores alguns seres humanos seriam naturalmente inferiores e destinados a serem escravos. Com relação ao modo de produção escravista na antiguidade grega e romana, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Convencidos pelos filósofos, os escravos não se rebelavam.
	 b)
	O escravo era somente um dos instrumentos de produção.
	 c)
	O escravo era exclusivamente uma propriedade privada.
	 d)
	A produção era realizada igualmente pelos homens livres.
	2.
	Platão foi um dos pensadores mais importantes da Grécia Antiga, suas ideias políticas, especialmente sobre a república, ainda continuam instigantes. Sobre as ideias políticas de Platão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Todos os indivíduos possuem capacidade de deliberar politicamente os assuntos da pólis.
(    ) Para Platão, somente algumas pessoas devem se ocupar das decisões políticas. A maioria da população deve estar envolvida nas atividades comerciais, agrícolas e bélicas.
(    ) Para Platão, somente os filósofos possuem a capacidade de decidir com justiça os problemas da cidade.
(    ) Platão, na obra "A república", defende que a sociedade ideal deve ter somente três grupos sociais: os filósofos, os guerreiros e os artesãos. Todavia, somente os filósofos podem tomar decisões políticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	3.
	Durante o século XIV, a Europa assiste à crise do sistema feudal e ao surgimento e desenvolvimento da expansão marítima europeia, que levou ao estabelecimento de um período de transição na economia e na política. Ele veio a ser conhecido como mercantilismo e teve como principais características o fortalecimento do Estado-Nação e a busca pelo acúmulo de metais preciosos. Com relação aos traços fundamentais para a compreensão do mercantilismo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Tinha como meta uma balança comercial deficitária.
	 b)
	É mínima a participação do Estado na economia.
	 c)
	Calcava-se fortemente na relação metrópole/colônia.
	 d)
	Preconizava o livre comércio e abertura dos portos.
	4.
	Um dos principais pensadores da sociedade ocidental foi Nicolau Maquiavel. Seu pensamento ainda hoje é considerado por diversos indivíduos que ocupam posições de poder, tanto na esfera pública ou privada. Ao mesmo tempo, é severamente criticado, a ponto de um dos maiores especialistas contemporâneos na obra de Maquiavel, o historiador Quentin Skinner, afirmar que Maquiavel é um personagem que amamos odiar. Com relação ao pensamento maquiavélico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
(    ) O principal livro de Maquiavel se chama O Príncipe. 
(    ) O principal enfoque de Maquiavel eram as relações de poder relacionadas ao Estado.
(    ) A principal contribuição de Maquiavel foi no campo da teologia escolástica. 
(    ) A principal contribuição de Maquiavel foi no campo das ciências físicas e naturais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	No entendimento de Hannah Harendt (2002, p. 92), os atenienses tinham orgulho de conduzir os seus assuntos políticos através da fala, sem violência "[...] distinguindo-se nisso dos bárbaros; eles acreditavam que a arte mais alta e verdadeiramente política era a retórica, a arte da persuasão", sendo o discurso de Sócrates "Apologia" um exemplo disso. Os filósofos Platão e Aristóteles foram precursores do pensamento político e também utilizavam a fala para defender as suas ideias e, por vezes, levantar polêmicas referentes a temas políticos, ou ainda tecer críticas aos poderosos da política grega. Com relação à história do pensamento político, quanto às principais ideias do filósofo Platão, analise as sentenças a seguir:
I- Platão foi pensador de uma época conturbada e presenciou as primeiras discussões sobre democracia, queda das aristocracias e tiranias após guerras.
II- O filósofo Platão defendeu para a Grécia um modelo tecnocrata, que consistia na aplicação das ciências no ciclo de todas as cadeias produtivas. Portanto, defendia um governo amparado em métodos científicos para a resolução dos problemas humanos e das polis.
III- Na sua trajetória, Platão defendeu que as decisões políticas deveriam ser de responsabilidade de pessoas preparadas para o cargo. Não era, portanto, qualquer pessoa que poderia assumir o compromisso de decidir os destinos das cidades-estado.  
IV- Platão argumentava também que uma sociedade deveria possuir apenas três grupos: os filósofos, os guerreiros e os artesãos. Os dois últimos seriam responsáveis pela agricultura, comércio e defesa do território das cidades-estado. 
V- Na concepção de Platão, para administrar uma cidade ideal, deveriam escolher dentre os filósofos aqueles que poderiam ser representantes, com alto grau de formação. O restante da população deveria se ocupar de problemas concretos do cotidiano da cidade. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HARENDT, Hannah. A dignidade da política. 3 edição. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. Disponível em: <http://fabiopassos.com.br/dowloads/0277262621422>. Acesso em: 15 mar. 2017.
	 a)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	6.
	O berço do regime de democracia, que hoje vigora na maior parte dos países ocidentais, foi na Grécia Antiga, porém aquela sociedade precisou de inúmeros anos de experiência com outros regimes e modelos políticos para alcançar uma formulação de governo que incluísse a participação pública na tomada das decisões políticas. Nos regimes anteriores à democracia, as relações de dominação social foram fundamentais para a legitimidade política dos regimes e dos próprios governantes, tanto que por muito tempo a herança e a propriedade de riquezas representavam este aspecto legitimador. Tendo como referência a forma de organização política e social grega anterior à formação de cidades-estado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Além da interferência no campo político, as famílias nobres e tradicionais deliberavam sobre as tradições religiosas, jurídicas e econômicas da sociedade grega. A nobreza e a herança de sangue lhes garantia o monopólio das atividades políticas.
(    ) O governo na Grécia antiga anterior à formação das cidades-estado era dominado por forças políticas que se caracterizavam por serem aristocráticas. Somente após a superação deste regime é que foi implantando o regime de democracia e, mesmo assim, não vigorava em todas as cidades.
(    ) No interior dos regimes, praticamente, não ocorriam conflitos sociais, pois as camadas menos favorecidas aceitavam passivamente sua condição de submissão.
(    ) Segundo a religião grega, todos eram iguais e filhos dos deuses da pólis. Desta forma, desde a formação da Grécia, os pobres e mesmo os escravos de guerra desfrutavam o direito de decidir politicamente sobre os assuntos que diziam respeito à coletividade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	7.
	"Cada um na sua ordem": quando se escolheu a palavra ordo para traduzir para latimo texto das Epístolas de Paulo, ela tinha dois sentidos. Na república romana, segundo a ordo, os homens adultos dividiam-se em grupos distintos, para melhor desempenharem o seu papel: primeiro, combater (a ordo é um grupo de soldados de infantaria reunidos em filas cerradas, que se desdobram na batalha); depois, gerir a coisa pública (a ordo é um grupo formado por pessoas registadas oficialmente numa lista organizada por magistrados especializados). A ordenação é, pois, na sua origem, uma inscrição. Este ato legal, público, este rito - é um dos sentidos que a Igreja Medieval atribuiu à palavra ordo - confere ao indivíduo um estatuto, sem relação necessária com a fortuna ou o nascimento. 
Sobre algumas das principais características da Idade Média, analise as opções a seguir:
I- A formação de três ordens sociais, clero, guerreiros e camponeses. 
II- A formação de classes sociais antagônicas, burguesia e proletariado. 
III- A crítica a sociedade romana, em especial ao sistema escravista. 
IV- A legitimação religiosa das relações sociais. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DUBY, Georges. As três ordens ou o imaginário do feudalismo. Lisboa: Estampa, 1994.
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	Dentre os denominados teóricos do Estado Moderno, podemos citar o nome de Thomas Hobbes. Sua teoria é considerada um retrato de sua época, o século XVII, no qual a busca por legitimação do poder gerou algumas teorias. Ainda mais no espectro inglês, no qual as Revoluções (Puritana e Gloriosa) colocaram o problema da legitimação do poder estatal na ordem do dia. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Thomas Hobbes foi o criador da máxima: "o homem é lobo do homem". 
(    ) Thomas Hobbes escreveu o livro O Leviatã. 
(    ) Thomas Hobbes pautou suas opiniões políticas no relativismo cultural positivista. 
(    ) Thomas Hobbes utilizou em seus escritos preceitos marxistas.   
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	Tem origem na Grécia antiga o termo "economia" e aparece pela primeira vez em um texto de Xenofonte, contemporâneo de Sócrates e Platão. Na origem, entretanto, o termo tem um sentido específico, que difere em amplitude do que hoje entendemos como economia. Num certo sentido na origem, o termo economia opunha-se ao que entendemos como política. Com relação à concepção de economia em Xenofonte, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para Xenofonte, tratava-se de bem administrar a pólis.
	 b)
	Naquele tempo, patrimônio era distinto de propriedade.
	 c)
	Economia dizia respeito à manutenção do patrimônio.
	 d)
	Nessa época, só os homens participavam da economia.
	10.
	Se o termo política tem origem na Grécia antiga, foi a partir da reforma de Sólon que a democracia grega foi ganhando os contornos e as características pelas quais a conhecemos. Precisamos ter em vista, entretanto, que a reforma de Sólon foi a culminância de um processo histórico que se deu na região, a partir de uma dinâmica colocada pelas forças sociais que compunham a sociedade grega. Em relação ao caminho percorrido para a consolidação da democracia, analise as afirmativas a seguir:
I- Inicialmente os processos decisórios passavam por uma nobreza de sangue.
II- Foram os aristocratas que idealizaram e conduziram o processo da democracia.
III- Ao integrarem a defesa da pólis, os cidadãos passam a reivindicar direitos.
IV- Os eupátridas consultavam toda população ao se reunirem no areópago.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais