Buscar

APOL 1 HISTÓRIA DA AMÉRICA CONTEMPORÂNEA NOTA 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 1 HISTORIA DA AMÉRICA CONTEMPORÂNEA
NOTA 100
Questão 1/5 - História da América Contemporânea
Considere a seguinte citação:
“Nas décadas entre 1945 e 1990, o desenvolvimento histórico da América Latina se deu sob os auspícios da Guerra Fria”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RINKE, Stefan. História da América Latina: das culturas pré-colombianas até o presente. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017, Kindle Edition, l. 1773.
Considerando o trecho acima e as vídeo-aulas da disciplina História da América Contemporânea, sobre o contexto latino-americano durante a Guerra Fria, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A bipolarização causada pela Guerra Fria atingiu fortemente a América Latina, especialmente, com a atuação direta e indireta dos EUA na região.
Você acertou!
Comentário: Na rota de aprendizagem 5, vídeo 5, tema 4, a professora explica sobre o contexto latino-americano durante a Guerra Fria, que foi fortemente influenciado por esse processo de bipolarização entre EUA e União Soviética. Destaca-se a atuação dos EUA na região com o objetivo duplo de manter a União Soviética afastada e de garantir a sua influência e monopólio sobre as terras, evitando uma nova Revolução Cubana. A atuação dos EUA se deu de maneira direta, apoiando invasões, ocupações e golpes militares e indireta, através da propaganda etc.
Questão 2/5 - História da América Contemporânea
Leia a citação:
"A Inglaterra [...], após a Guerra dos Sete Anos, [...] passou a desenvolver uma política crescente de domínio político e econômico sobre as colônias."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, Luiz E.; KARNAL, Leandro; MORAIS, Marcus V.; PURDY, Sean. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2011. p. 76.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base História da América: das independências à globalização sobre a relação entre a Guerra dos Setes anos e a independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Apesar de ter estabelecido uma crise financeira no país, a Guerra dos Sete Anos manteve intacta a relação da Inglaterra com as Treze Colônias.
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: "A tensão entre colônia e metrópole aumentou quando a Inglaterra passou a encarar suas Treze Colônias como uma saída rentável à crise financeira proveniente da Guerra dos Sete Anos (1756-1763). Isso levou a Coroa a criar uma série de novos impostos e taxas para equilibrar as finanças, iniciativa que recebeu uma reação quase imediata por parte dos colonos" (livro-base, p.27)
Questão 3/5 - História da América Contemporânea
Leia a citação:
"Menos necessária, portanto menos desejada, a presença inglesa parecia mais penosa. Ora, foi precisamente esse o momento que a metrópole escolheu para multiplicar as medidas vexatórias e ineptas que lesavam os interesses das colônias e feriam seu amor-próprio".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RÉMOND, René. História dos Estados Unidos. São Paulo: Martins Fontes, 1989. p.15
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História da América: das independências à globalização sobre as leis que desencadearam o processo de independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Entre as novas medidas da Inglaterra, estão a Lei da Moeda - que proibia a moeda utilizada nas Treze Colônias – e a Lei de Hospedagem – que previa albergue e alimentação gratuita a soldados britânicos nas Treze Colônias.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: "Lei da Moeda. Essa nova disposição proibia a impressão de uma espécie de papel de crédito - que até então era a moeda utilizada nas Treze Colônias. Somada a isso, pouco tempo depois, no mesmo ano, foi aprovada a Lei de Hospedagem, que previa modelos para que os colonos norte-americanos albergassem e alimentassem oficiais do exército britânico obrigatoriamente" (livro-base, p.27-28).
Questão 4/5 - História da América Contemporânea
Leia o fragmento de texto:
"A declaração de independência foi inspirada nas ideias [...] de John Locke, contidas especialmente em Segundo tratado sobre o governo civil, publicado em 1689".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GEBARA, Gassen Z. O constitucionalismo nos Estados Unidos da América: das Treze Colônias à república federativa presidencialista. In: Revista Jurídica Unigran, v.12, n. 23, p.1-23, jun. 2013. p. 7.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da América: das independências à globalização acerca da Declaração de Independência dos Estados Unidos e do processo de emancipação política desse país, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
	
	E
	O Liberalismo foi muito importante para a elaboração da Declaração de Independência, mas a libertação dos escravos não era cogitada.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: "[...] o modelo de independência adotado pelos norte-americanos tinha bases liberais e não exigia a libertação dos escravizados" (livro-base, p.37).
Questão 5/5 - História da América Contemporânea
Atente para o extrato de texto:
"Outra prova da pobreza do país (sic) é a falta de decorações nos edifícios; jamais se vê uma casa (mesmo pública) com suntuosas colunas, pórticos majestosos e outras superfluidades que se encontram na Europa [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, H. da C. Diário da minha viagem para a Filadélfia: 1798-1799. Brasília: Edições do Senado Federal, 2004, p. 14.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base História da América: das independências à globalização sobre o processo de independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Você acertou!
Comentário: "Contudo, a Declaração de Independência não foi suficiente para encerrar os conflitos com a Inglaterra. A guerra contra as colônias foi mantida, na medida em que a nação europeia se recusava a reconhecer a existência de um novo país americano. [...] Em 1781, os Artigos tornaram os Estados Unidos oficialmente país independente, formado por estados soberanos que decidiram se juntar por compartilharem objetivos comuns, O mais imediato desses objetivos era, certamente, a vitória sobre a Inglaterra na guerra que se estendeu até 1783. Nesse ano, a Inglaterra assinou o Tratado de Paris (1783), no qual reconhecia oficialmente a independência dos Estados Unidos (Penna, 2013)"

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?