Buscar

Prova Online - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100942 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
O quinto e último período, de 1973 até a atualidade, considerado o período da profissionalização, é marcado por um grande avanço pelas práticas e políticas da avaliação. Segundo Dias Sobrinho, esse período pode ser caracterizado por quatro aspectos. Assinale a alternativa que contempla esses aspectos.
 
a )
 1. Um aprimoramento sobre os conceitos de avaliação; 2. Formação continuada de avaliadores; 3. Instituição de parcerias e cooperação entre instituições e profissionais; 4. Aprofundamento teórico em relação aos métodos.
b )
 1. Um aprimoramento sobre modelos de exames; 2. Formação continuada de avaliadores; 3. Instituição de parcerias e cooperação entre instituições e profissionais que elaboram provas; 4. Aprofundamento teórico em relação aos métodos de calcular o número de acertos e erros.
c )
 1. Um aprimoramento sobre os conceitos de avaliação; 2. Formação continuada de professores, com o objetivo de ensinar a elaborar testes; 3. Instituição de parcerias com empresas privadas especializadas em elaboração de provas em larga escala; 4. Aprofundamento teórico em relação aos métodos.
d )
 1. Um aprimoramento sobre os conceitos de verifição; 2. Formação continuada de aplicadores de provas; 3. Instituição de parcerias e cooperação entre instituições e profissionais para aplicação e elaboraçao de testes; 4. Aprofundamento teórico em relação aos métodos de correção.
QUESTÃO 2
Os parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil sintetizam os principais fundamentos para monitorar a qualidade da educação infantil. E, para uma efetividade melhor destes parâmetros, o MEC cria os indicadores de qualidade na educação infantil, que objetivam traduzir e detalhar esses parâmetros em indicadores operacionais, no sentido de oferecer às equipes de educadores e às comunidades atendidas pelas instituições de educação infantil um instrumento adicional de apoio ao seu trabalho. Sendo assim, é necessário compreender a diferença entre parâmetro e indicador.
Assinale a alternativa correspondente a essa diferença, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação infantil.
a )
 Entende-se por parâmetro e por indicador a norma, o padrão ou a variável capaz de modificar, regular e ajustar o sistema. A diferença está no fato de os parâmetros serem destinados às escolas públicas e os indicadores, às escolas particulares.
 
b )
 Entende-se por parâmetros a norma, o padrão, ou a variável capaz de modificar, regular e ajustar o sistema. Parâmetros podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira. Indicadores, por sua vez, presumem a possibilidade de quantificação, servindo, portanto, como instrumento para aferir o nível de aplicabilidade do parâmetro. Parâmetros são mais amplos e genéricos; indicadores, mais específicos e precisos. 
c )
 Indicadores e parâmetros são definidos como mecanismos de aferição de resultados com base em questionários com pais e profissionais. A diferença entre eles é que os parâmetros são direcionados aos professores e os indicadores, aos pais.
d )
 Indicadores e parâmetros não têm em sua essência diferenças significativas, portanto, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação infantil, ambos têm o mesmo significado de indicar a qualidade da educação infantil.
e )
 Indicadores podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira. Parâmetros, por sua vez, presumem a possibilidade de quantificação, servindo, portanto, como instrumento para aferir o nível de aplicabilidade do indicador. Indicadores são mais amplos e genéricos; parâmetros, mais específicos e precisos. 
QUESTÃO 3
Entendendo a avaliação como uma forma de garantir uma referência de qualidade da educação superior, foi instituído o SINAES, pela Lei 10.861/2004, elaborada com três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos alunos. Além dos três componentes, também contempla uma série de instrumentos.Assinale a alternativa que corresponde a esses instrumentos.
 
a )
 É composto por avaliação dos estudantes (ENADE) e avaliação in loco, por meio de equipe que faz verificação das instalações no local.
b )
 Avaliação institucional - equipe do MEC que faz análise do local, questionários com professores e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).
c )
 É composto por duas formas de avaliação: prova escrita (ENADE) e questionários de avaliação da instituição, oferecido a alunos e professores.
d )
 É composto por avaliação de rendimento universitário e frequência escolar (ENADE).
e )
 Avaliação institucional (autoavaliação, avaliação externa); Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE); avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo do ensino superior e cadastro do perfil institucional).
QUESTÃO 4
Zabala afirma que, ao longo da escolarização, devem ser proporcionadas aos alunos todas as informações necessárias para que, sem negar sua condição de desenvolvimento, eles contribuam para progredir nesse processo; e aponta alguns aspectos imprescindíveis na prática educativa. Assinale a alternativa que contempla esses aspectos.
a )
 Aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos: eficiência na atribuição de notas, rapidez na comunicação dos resultados aos pais e elaboração de quadros comparativos das aprendizagens.
 
b )
 1. Diferenciar o processo que cada aluno segue e os resultados que for adquirindo; 2. Diferenciar o que representam os resultados obtidos de acordo com os objetivos previstos para cada indivíduo, 3. Diferenciar conteúdos que são de natureza diferente e não situá-los num mesmo indicador, 4. Diferenciar as demandas da administração e as necessidades de avaliação que há na escola.
c )
 1. Distanciar o processo que cada aluno segue e os resultados que for adquirindo; 2. Anular os resultados obtidos de acordo com os objetivos previstos para cada indivíduo; 3. Situar os conteúdos que são de natureza diferente num mesmo indicador; 4. Aproximar as demandas da administração e as necessidades de avaliação que há na escola.
d )
 A afirmação do autor não é válida, visto que a ação avaliativa não diz respeito à prática docente; são ações paralelas.
e )
 1. Diferenciar o processo que cada aluno segue dos resultados dos demais alunos; 2. Diferenciar o que representam os resultados obtidos, de acordo com o quadro comparativo dos alunos; 3. Diferenciar conteúdos que são de natureza diferente e não situá-los num mesmo indicador; 4. Diferenciar as demandas da administração e as necessidades de utilizar os resultados como bandeira da escola.
QUESTÃO 5
Outra forma de obter informações relevantes da aprendizagem dos alunos, possibilitando visualizar o caminho da aprendizagem, se dá por meio dos portfólios de avaliação, que podem contemplar tanto os pareceres quanto relatórios e fichas. Sobre portfólio, é correto afirmar que
a )
 são pastas que contemplam todas as avaliações bimestrais, trimestrais e/ou semestrais realizadas durante o ano letivo.
b )
 são pastas que acumulam todas as atividades dos alunos realizadas no ano em curso, não acompanhando o aluno na etapa seguinte.
 
c )
 configura-se como uma construção do aluno, caracterizando-se como uma coleção de produções escolares, as quais representam evidências de sua aprendizagem.
d )
 são atividades feitas em folhas soltas e, por isso, agrupadas em pasta, a qual tem o nome de portfólio.
e )
 são pastas que contemplam algumas atividades elaboradas exclusivamente para compor o portfólio para apresentar aos pais.
QUESTÃO 6
O Plano Nacional de Educação estabelece 20 metas e 36 estratégias. Dentre elas, cabe destacar a que se refere à avaliação: a meta 7, que estabelece médiasnacionais para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Essa meta faz uma projeção para alcançar, até 2021, da seguinte forma: anos iniciais - média 6,0; anos finais - média 5,5 e ensino médio - média 5,2. Diante desses dados, é correto afirmar que
a )
 A projeção está focada em números e não exatamente na qualidade da educação, pois os índices não expressam a realidade das instituições brasileiras. 
b )
 As projeções estabelecidas no PNE estão completamente equivocadas, pois foram estabelecidas pelo governo sem a participação do corpo docente de todos os municípios; portanto, não é válida.
c )
 A projeção está à luz das expectativas da grande maioria das instituições, visto que ela já é fato praticamente na totalidade das escolas brasileiras. As projeções, nesse sentido, só reafirmam a realidade.
 
d )
 A grande preocupação, diante destas projeções, é garantir uma educação básica de qualidade, pois esta engloba uma complexidade de ações e de especificidade que a tornam, para o Poder Público, um grande desafio a ser superado.
e )
 a projeção está muito além da capacidade de nossas instituições, visto que o PNE foi elaborado sem considerar a realidade da educação brasileira.
QUESTÃO 7
A avaliação se constituiu ao longo da história por meio de uma trajetória marcada por cinco períodos que consolidaram as concepções de avaliação conhecidas na atualidade. Os cinco períodos são:
a )
 Primeiro período: primitivo; segundo período: jesuítico; terceiro período: comeniano; quarto período: Tyler; e quinto período: profissionalização.
b )
 Primeiro período: primitivo; segundo período: oriental; terceiro período: jesuítico; quarto período: comeniano; e quinto período: sociedade burguesa.
c )
 Primeiro período: pré-Tyler; segundo período: Tyler; terceiro período: jesuítico; quarto período: Realismo; e quinto período: sociedade burguesa.
 
d )
 Primeiro período: pré-Tyler; segundo período: Tyler; terceiro período: inocência; quarto período: Realismo; e quinto período: profissionalização.
QUESTÃO 8
A avaliação diagnóstica pode ser considerada como a avaliação inicial. A avaliação formativa se fundamenta também na ideia de avaliação como contínua e processual e na intenção de reajustar o trabalho do professor, tendo como premissa básica um processo ininterrupto de reflexão e reorganização do planejamento e da didática do professor. A avaliação somativa, também denominada terminal acumulativa, está focada no final do processo e tem uma função certificativa, que objetiva obter uma visão geral sobre o desempenho dos alunos. Sobre as três avaliações citadas, é correto afirmar que
a )
 são avaliações diferentes, e uma anula a outra. Deve-se permanecer com a avaliação formativa, que é mais completa.
b )
 são avaliações que possuem a mesma função, não sendo necessário utilizá-las em conjunto.
 
c )
 são avaliações diferentes, com funções diferentes; porém, não são incompatíveis e sim complementares entre si.
d )
 são avaliações que não podem ser analisadas em conjunto devido ao distanciamento de objetivos pelo qual cada uma se caracteriza.
e )
 são avaliações fundamentadas em concepções diferentes, não havendo relação entre elas.
QUESTÃO 9
(ENADE-2005) Dois coordenadores pedagógicos, recém-admitidos em uma escola pública, fazem um diagnóstico da instituição e identificam a necessidade de melhoria da gestão escolar e da qualidade do ensino. A proposta dos coordenadores pedagógicos é trabalhar com leitura de textos sobre o tema, entrevistas com professores, alunos, pais e funcionários, relatos de experiência de outras escolas, seminários e debates. Estes recursos devem garantir que a discussão tenha como foco um suporte teórico para a realização de ações que promovam uma gestão comprometida com a qualidade de ensino, a inclusão social e o sucesso escolar de seus alunos. Para alcançar o que pretendem, os coordenadores pedagógicos precisam conseguir
a )
 a aprovação do diretor da escola, para implantar uma gestão democrática.
b )
 a mobilização da comunidade escolar, para garantir auxílio à escola e à região.
c )
 o aval dos pais, para garantir a participação deste segmento nas decisões da escola.
d )
 o apoio dos políticos e do comércio da região, para equipar a escola com recursos tecnológicos.
 
e )
 a decisão da comunidade escolar de implementar a gestão democrática, tendo clareza de seus desdobramentos.
QUESTÃO 10
Sobre os paradigmas educacionais brasileiros, pode-se pensar sempre em dois extremos: um considerado como tendência tradicional e o outro, como pedagogia libertadora.
Sobre essas duas concepções, é correto afimar que
a )
 A pedagogia tradicional é centrada no aluno e os programas de ensino são baseados na progressão automática, em que o aluno é educado para atingir, por meio de seu próprio esforço, a plena realização pessoal. A pedagogia libertadora se baseia na teoria do conhecimento aplicada à educação, que é sustentada pela concepção construtivista, em que o educador transmite os conhecimentos aos educandos.
b )
 A pedagogia tradicional é considerada conservadora porque pressupõe o ensino de senso comum, passado de geração para geração. A pedagogia libertadora se baseia na teoria do conhecimento aplicada à educação, que é sustentada pela sistematização do conhecimento científico.
c )
 A pedagogia tradicional ou conservadora pressupõe o ensino humanístico de cultura geral; a educação é sempre um ato político, é problematizadora, conscientizadora, e o fundamental é que os educandos se reconheçam enquanto sujeitos histórico-sociais. A pedagogia libertadora se baseia na teoria do conhecimento aplicada à educação, que possibilita aos alunos transformar a realidade, preocupando-se sempre com a autonomia intelectual do sujeito e se contrapondo, dessa maneira, à educação bancária.
 
d )
 a pedagogia tradicional ou conservadora pressupõe o ensino humanístico de cultura geral, tradicional, de caráter verbalista, autoritário e inibidor da participação do aluno. A pedagogia libertadora se baseia na teoria do conhecimento aplicada à educação, que é sustentada pela concepção dialética, em que educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica, na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeiçoamento.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina