Buscar

Ética. trabalho. aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 2 a ser postada no portfolio 2 :
1. Explique o que é Ética Intrínseca e Ética Extrínseca.
Com base nos conhecimentos adquiridos sobre ética, ao qual rege, que é o conjunto de valores que orienta a conduta do homem perante a sociedade. Em virtude dessa base de conhecimento a ética Intrínseca é relacionada ao princípio, aos valores que o indivíduo possui e como ele os utiliza frente à sociedade, enquanto, a Ética Extrínseca é aquela que é posta pela sociedade ao qual o indivíduo está relacionado, definindo sua atitude correta e para o bem.
2. Ser ético no dia a dia é um desafio ao cidadão profissional da educação? Por quê?
Ser ético no cotidiano é realmente desafiador, porque a ética precisa ser praticada, ser, de fato, uma práxis e, não somente, ficar na oralidade. O profissional da educação está para formar cidadãos, para ser aquele que instiga a formar pessoas com o seu próprio exemplo, principalmente, nessa fase da educação infantil e fundamental que vê o professor como um modelo a ser seguido e admirado. As atitudes precisam estar niveladas, iguais às ações, pois, o profissional ético é aquele que proporciona o melhor do seu conhecimento em qualquer contexto, fomentando ações que venham ao encontro do diálogo e o respeito mútuo.
3. Dê exemplos de cenas antiéticas que envolvam docentes e discentes.
Antiético é referente ao oposto dos valores que dominam, aqui nesse caso, o âmbito escolar. O educador precisa ser o exemplo em suas ações para que aconteçam com menos frequência atitudes antiéticas que envolvam docentes e discentes. Os exemplos abaixo permeiam a unidade de ensino com tal assiduidade que não configura ser exceção, e sim, regra. Alguns deles são: 
Docentes: em sala de aula o professor manda o aluno calar a boca, enquanto este tenta questioná-lo sobre o conteúdo; expor os erros de alunos perante a classe; discriminar o aluno por sua cor, condição financeira e/ou por sua deficiência no aprendizado.
Discentes: o aluno que ofende o professor com agressão física e/ou verbal; praticar bullying com colegas, professores e funcionários da escola; colar nas provas; não respeitar enquanto o professor explica a matéria, com brincadeiras, conversas paralelas ou qualquer outra atitude que não respeite o trabalho do educador.
4. Explicite a citação que segue.
“... Por outras palavras, não há determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. […] Não encontramos diante de nós valores ou imposições que nos legitimem o comportamento. Assim, não temos nem atrás de nós nem diante de nós, no domínio luminoso dos valores, justificações ou desculpas. Estamos sós e sem desculpas. É o que traduzirei dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não criou a si próprio; e, no entanto, livre porque, uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo o que fizer.” Jean-Paul Sartre.
Conforme a citação exposta faz-se necessário compreender, inicialmente, o determinismo. Essa teoria filosófica conceitua que todos os fatos e ações humanas são necessários e inevitáveis devido a uma causa anterior, preestabelecida, de forma externa. Baseado nesse conceito, juntamente com a citação de Jean- Paul Sartre entende-se que é oposta ao determinismo, porque em sua visão o homem é responsável por todos os seus atos e ações que escolhera, seja para negar uma possibilidade e afirmar outra. Em vista disso, o homem cria sua própria saída para qualquer impasse que encontrar, e também, com a liberdade de suas escolhas, responsabilidades e consequências por seus atos.
5. Explicite /explique sobre a ideia que segue:
Para Oliveira (1996, p.34) “... a educação pode ser tomada enquanto prática social à qual se acopla determinada visão de mundo, transformadora da realidade ou não...”.
O excerto acima trata a educação como prática social a partir do pressuposto que todo ato educativo precisa influenciar a visão de mundo para que a realidade seja transformada. Portanto, cabe ao educador ser aquele que propõe uma relação entre conhecimentos e valores sociais e, ao mesmo tempo, possa articular o saber escolar com a realidade que os alunos estão inseridos. Assim, o propósito ético é formar cidadãos com condições de transformar a realidade de maneira crítica, reflexiva e atuante na sociedade.
6. Como é possível relacionar ética e educação?
A ética e a educação estão relacionadas para propiciar ao aluno um ambiente de bem estar para o aprendizado com o papel fundamental de potencializar e sensibilizar o comportamento ético, e também, civil dos educandos. Logo, o ambiente escolar é propício ao ensino da ética, pois, através de atividades voltadas para a reflexão e crítica sobre princípios básicos que norteiam à conduta do homem, como o respeito mútuo, o diálogo, a justiça e a solidariedade. Assim, esses princípios não serão apenas mais uma atividade, mas farão parte de sua personalidade. 
7. Explique o significado da afirmação:
“Desse modo, os fins da educação, não podem ser substituídos pelos meios, por mais atraentes que sejam.” (MARITAIN, 1959, p.30).
Segundo o filósofo francês MARITAIN, a citação acima está relacionada com a trajetória já vivenciada pelo educador e o educando, pois, ele descreve que mesmo que o primeiro encontro entre eles seja desarmonioso, não os proíbe de obter conhecimento e reflexão sobre o ser, pois, a educação é um conjunto de atividades, sendo que a qualidade deve ser maior que a quantidade, e requer que sejam feitas todas as etapas para alcançar o objetivo final: formar o homem com valores e consciência critica para fazer a diferença em seu meio social. Assim, os meios não podem ser ou ter maior influência que os fins, pois, para a ética nem todos os meios são justificáveis, eles precisam estar de acordo com seu próprio fim, logo, fins éticos necessitam de meios éticos para se fundamentar.	Comment by Usuário do Microsoft Office: Boas pesquisas 
8. O filósofo alemão Leibniz (1646-1716) considera que o direito e as leis decorrem de três preceitos morais básicos: 
A- Não prejudicar ninguém.
B-Atribuir a cada um o que lhe é devido.
C-Viver honestamente. 
Ou seja, a ética orienta também o ordenamento jurídico e/ou legal das nações. Por conseguinte, orienta também a política. Quando a política não é pautada pela ética ocorrem escândalos e crimes.
Com base no que está exposto acima, opine, sem usar a primeira pessoa do singular, sobre as questões éticas na política brasileira. 
Faça um pequeno texto que não ultrapasse as doze linhas.
No cenário político brasileiro são constantes as notícias relacionadas a escândalos sobre corrupção, envolvendo toda a hierarquia governamental. A ética é a base para guiar a conduta do ser humano, no entanto, no Brasil, parece estar caminhando na contra mão. Cada vez mais, são casos controversos a ética e a moral, pois, são para o benefício próprio de uma minoria. 
Nessa conjuntura, com tantos problemas envolvendo a classe política, ainda, existe um fio de esperança voltada à sociedade, ao qual está começando a compreender o que é política, como funciona e qual o valor do voto. Essas reflexões são necessárias para formar cidadãos éticos e morais, em todas as esferas política e civil, para que sejam capazes de representar e participar ativamente da sociedade. 
Referência:
MARCILIO, Maria Luiza. Jacques Maritain e a Educação. Disponível em: http://maritain.org.br/wp.content/uploads/2016/11/jacques_maritain_e_a_educacao_marcilio.pdf. Acesso em: 24/10/2018.

Continue navegando