Buscar

APOL POLITICAS PUBLICAS NA EDUCAÇÃO FISICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL POLITICAS PUBLICAS NA EDUCAÇÃO FISICA
Questão 1/5 - Políticas Públicas na Educação Física
Considere a seguinte afirmação: 
“Acrescentam-se ainda como limites do PST [Programa Segundo Tempo] [...] escassez de dados que permitem uma avaliação precisa quanto aos efeitos alcançados pelo programa relacionado à melhoria da qualidade de vida e acesso aos direitos sociais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Dirceu Santos; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; AMARAL, Silvia Cristina Franco. Gestão das políticas públicas do Ministério do Esporte do Brasil. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, n. 1, pp. 65-79, 2015. p. 72-73. 
Com base nessa informação e no texto base Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Brasil: Uma Proposta Teórico-Metodológica de Análise, sobre a fase de avaliação das políticas públicas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	É a última fase do ciclo das políticas públicas, por isso acontece apenas no final dos programas.
	
	B
	É a etapa em que há mais ênfase no subcampo político/burocrático do esporte e lazer.
	
	C
	É uma etapa desnecessária, em que a lógica do empirismo é suficiente.
	
	D
	Serve apenas para identificação dos problemas, não das potencialidades e acertos das ações.
	
	E
	É uma etapa de análise dos impactos efetivos, em que tanto déficits como potencialidades servem para a aprendizagem política.
Questão 2/5 - Políticas Públicas na Educação Física
Leia o texto a seguir: 
“A Confederação Brasileira de Desportos havia conseguido formar uma equipe competitiva de profissionais, muitos deles negros, para a Copa do Mundo na França, e Vargas desejava capitalizar politicamente o sucesso nos campos, inclusive enviando radialista oficial para a transmissão dos jogos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUENO, L. Políticas Públicas do esporte no Brasil: razões para o predomínio do alto rendimento. [Tese doutoral] – Fundação Getúlio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo: 2008. p. 119. 
Considerando o fragmento de texto acima e o texto-base A atuação do profissional de educação física: políticas públicas de esporte e lazer no contexto brasileiro, assinale a alternativa que apresenta o modelo esportivo de referência para o estabelecimento de políticas públicas no período do Estado Varguista.
	
	A
	Esporte Educacional
	
	B
	Esporte de Lazer
	
	C
	Esporte para Todos
	
	D
	Esporte para Saúde
	
	E
	Esporte de Alto Rendimento
Questão 3/5 - Políticas Públicas na Educação Física
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Ao longo do processo construtivo no qual a Educação perpassa, ela apresenta características próprias em cada época, bem como traz consigo em sua prática a cultura presente nas diferentes sociedades, por isso é tão complexa e apresenta-se com múltiplas dimensões merecedoras de serem estudadas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: IVO, A. A.; IILHA, F. R. S. A História da educação e da educação física: olhares para a formação e suas pesquisas. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 1, n. 10, p. 49-69, dez. 2008, p. 51.
A Constituição de 1937 tornou a educação física obrigatória nas escolas, fazendo surgir outras reivindicações especialmente relacionadas à profissão, como, por exemplo, a exigência de um currículo mínimo para a graduação. Baseando-se no texto A formação do profissional de Educação Física no Brasil: uma história sob a perspectiva da legislação federal no século XX, é correto afirmar que essa conquista se deu em 1939, por meio do Decreto-Lei 1.212 que cria:
	
	A
	a divisão do curso de Educação Física em: licenciatura e bacharelado.
	
	B
	a Escola Nacional de Educação Física e Desportos.
	
	C
	a primeira escola militar do Exército e da Marinha.
	
	D
	o Conselho Federal de Educação Física.
	
	E
	os Conselhos Regionais de Educação Física.
Questão 4/5 - Políticas Públicas na Educação Física
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Há duas categorias de projetos: a) Esporte e Lazer para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência e com 233 necessidades especiais (Núcleos de Esporte Recreativo e de Lazer; b) Esporte e Lazer prioritariamente voltados para pessoas idosas (Núcleos de Vida Saudável)”. 
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUENO, Luciano. Políticas Públicas do esporte no Brasil: razões para o predomínio do alto rendimento São Paulo, 2008. p. 232- 233. 
Conforme os conteúdos do texto-base Participação Social em Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Brasil: o exemplo das conferências Nacionais do Esporte, sobre vulnerabilidade social, assinale a afirmativa correta.
	
	A
	Vulnerabilidade social é um dos três componentes do sistema de Seguridade Social no Brasil. Sua descrição e diretrizes básicas estão contidas na Constituição brasileira.
	
	B
	O conceito de vulnerabilidade social origina-se na advocacia internacional, na luta pelos direitos internacionais do homem, sendo, posteriormente, incorporado pelos estudos e pelas intervenções na área da saúde.
	
	C
	Vulnerabilidade social se ocupa de questões ligadas ao significado e à essência da sociedade, considerando as tendências, bem como as relações entre o indivíduo e a comunidade e as estruturas de convivência..
	
	D
	Vulnerabilidade social é um princípio de integração dos indivíduos nos diversos núcleos organizacionais da sociedade que discutem assuntos que são pertinentes ao ambiente social.
	
	E
	Vulnerabilidade social é o conjunto de ações que garante a participação igualitária de todos na sociedade, independente da classe social, da condição física, da educação, do gênero, da orientação sexual, da etnia, entre outros aspectos.
Questão 5/5 - Políticas Públicas na Educação Física
Leia a seguinte afirmativa: 
“O modelo de política racional sustenta que a política é o cumprimento eficiente de metas. [...] Essa ideia de eficiência envolve o cálculo dos valores sociais, políticos e econômicos sacrificados ou alcançados pela política pública”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RUA, Maria das Graças. Política Pública. Florianópolis: UFSC/CAPES, 2009. p. 29. 
Com base nessa informação e no texto-base Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Brasil: uma proposta teórico-metodológica de análise, sobre a relação entre o Estado e a economia, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O setor público perdeu sua importância na medida em que as economias se desenvolveram em todo o mundo.
	
	B
	A formação do Estado não tem relação com a substituição da economia de troca e o monopólio econômico.
	
	C
	Os rumos da sociedade global são ditados pelos princípios econômicos, não pelos Estados.
	
	D
	Na economia globalizada, o Estado tem importância nos aspectos político, ideológico, econômico e de força legal.
	
	E
	Embora a economia tenha se modificado, o papel do Estado atualmente é semelhante ao desempenhado no século XIX.

Continue navegando