Buscar

APS UN 1 - ADULTO E IDOSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS UNIDADE 1
DISCENTE: 
RAYANNE CAMILA SIQUEIRA DA SILVA
5MB
RESENHA PARA DISCIPLINA DE NUTRIÇÃO ADULTO E IDOSO
Alimentação saudável na experiência de idoso
Maria Fátima Garcia de Menezes1 
Elda Lima Tavares1 
Débora Martins dos Santos1
 Carina Loureiro Targueta2 
Shirley Donizete Prado2 
O artigo em questão aborda o significado na alimentação saudável para idosos, frisando as dificuldades do cotidiano, sendo como principal, a qualidade de vida entre os idosos brasileiros. Levando em consideração que a alimentação é um dos agentes importantes para a prevenção ou controle das doenças como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, câncer e doenças cardiovasculares teve-se como objetivo esclarecer quais alimentos contribui para que o idoso tenha uma melhor qualidade de vida.
Foram entrevistados 202 idosos com mais de 60 anos, a maioria do sexo feminino e frequentadores atuais ou pregressos de atividades da Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. As respostas indicam um ideário que apresenta estreita vinculação à preocupação com a saúde, no sentido de prevenir ou tratar as doenças que surgem no decorrer da idade e de acordo com a nossa qualidade de vida. Dificuldades relativas a poder aquisitivo, vida em família ou na solidão, questões biológicas impostas pelo processo de envelhecimento aparecem como limitantes para a prática regular da alimentação saudável.
A falta de conhecimento e tradições que passam de geração em geração, deixando marcas importantes na memória alimentar, gerando dificuldade de entendimento sobre questões como promoção da saúde, buscando a enfatização na raiz do problema, que é a alimentação. 
Nesse processo, olhares atentos, gestos que acolhem, ações que demonstram respeito e consideração são inovadores, demonstração de conhecimento técnico e, ao mesmo tempo, disponibilidade para adaptações a culturas diferentes, desejos, limitações identificadas podem propiciar uma sensação de estar acolhido e o delineamento de projetos de vida e de felicidade para ambas as partes envolvidas, além de outras partes com cuidadores que devem ter lugar assegurado, tanto quanto profissionais ou usuários idosos de serviços de saúde.

Continue navegando