Buscar

inconfidência Mineira

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CLARETIANO
GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA HISTÔRIA, LICENCIATURA
FRANCISCO OLIVEIRA BRAGA
Inconfidência Mineira
Mato Grosso
2019
Questão:
Após mais de duzentos e cinquenta anos de colonização portuguesa na América, um grupo de colonos, sobretudo da província de Minas Gerais, planejaram uma revolta para livrarem-se do domínio português. O planejamento dessa revolta é conhecido como Inconfidência Mineira.
Sobre isso, explique como se desenrolou a Inconfidência Mineira, quais seus principais envolvidos e porque ela faz parte da chamada Crise do Antigo Sistema Colonial?
Resposta:
Sobre a inconfidência mineira foi um levante com caracteristica de sedição, onde os envolvidos planejaram um golpe que faria com que a Capitania de Minas Gerais ficasse independente e fosse instalada uma república. Inspirados pelos idealismos do iluminismo, da ideias liberais, da revolução francesa(1789-1799) e da independência dos Estados Unidos (1776), seus participantes orquestraram um golpe, contudo não contavam que delatores individados, os quais muitos dos inconfidentes também eram, que viessem a por fim antes mesmo do levante começar.
Alguns Personagens:
Governador Luís Antônio Furtado de Mendonçado, mas conhecido como Visconde de Barbacena, Nascido em Lisboa no mê de setembro de 1754, tornou-se governador ao 35 anos, Estudou em Coimbra, formado-se em Filosofia e Leis, chegou a ocupar uma cadeira de História e Matématicas na universidade de Coimbra. Maçônico e membro fundador da Acadêmia de Ciências de Lisboa.
José Álvares Maciel, nascido numa família abastada estudou na universidade de Coimbra, iniciando seus estudo em 1782 e concluindo seu curso de Filosofia Natural em 1785. Foi aluno de química, mas estudou Matématica, Filosofia Racional e Moral, História Natural (Botânica, Zoologia e Mineralogia), Geometria, Física Experimental e Quimica. Após a formatura. Maciel foi para Inglaterra por 18 meses em Birminghan que era um dos centros da incipiente Revolução Industrial. 
Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes. Tivera que trabalhar na infância com a morte prematura do pai, deixou o cultivo da terra, para morar com seu padrinho Sebastião Ferreira Leitão que lhe ensinou o oficio de dentista. Aos 14 anos decide trabalhar como tropeiro em tropas que pecorriam regiões do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goias, Minas Gerais e Bahia. Trabalhou por conta própria no transporte de mercadorias. Chegou a defender um escravo e foi preso por isso e seus poucos bens foram confiscados e ingressou na Companhia dos Dragões, onde nunca fora promovido, não por falta de motivação de sua parte.Foi o único dos sediciosos que foi morto.
Joaquim Silvério dos Reis o delator Nasceu em Portugal e era semianalfabeto, veio para Brasil e enriqueceu, contudo ficou endividado com a Coroa e república era uma saída para suas divídas. Contudo foi o que delatou o golpe em troca do perdão de suas dívidas.
Cláudio Manoel da Costa, de família abastada tendo mais cinco irmãos, estudou no colégio jesuíta. Chegou até ir para Portugal como intuito de ser padre, mas desistiu da idéia e estudou na universidade de coimbra onde cursou o curso de Cânones, tinha obtido a graduação 1753 deixou Portugal com renome de grande poeta. Porém antes de vim para o Brasil chegou a publicar três livros de poesia. Cláudio Manoel da Costa trabalho com governador ao chegar no Brasil, num cargo sem remuneração porém com prestigio. E em 1758 muda-se para Vila Rica e lá exerceu a advocacia era um advogado de talentoso, foi vereador morava com uma escrava a qual ele a compro e a aforriou, contudo nunca casaram mais tiveram cinco filhos. Em seu interrogatório Manoel entregará todos os companheiros de levante.
Tomás Antônio Gonzaga, tinha muitos inimigos e o acusararam de líder do movimento dos inconfidentes. Tómas era de família abastada, seu pai veio para Brasil como ouvidor e sua mãe falecerá quando ele tinha menos de um ano. Estudou em Coimbra e formou-se em Leis. Como seu pai tornou-se ouvidor onde conseguiu muitos inimigos inclusive a inimizade de Joaquim Silvério. Gonzaga também era poeta, e foi apaixonada por Maria Doroteia, a qual escreveu na prisão versos dedicados a sua amada, o livro se chamava de Marilia de Dirceu.
Padre José da Silva e Oliveira Rolim, era muito rico e boa parte de sua riqueza vinha da extração de diamantes, sendo um talentoso contrabantista de escravos , de diamantes e também corrupto.Estudou no seminário de Mariana onde conheceu outro inconfidente Luís Vieira da Silva seu professor na época. Padre Rolim teve um famoso caso com a filha da Chica da Silva com ela o padre teve quatro filhos. A sua prisão diferentes de muitos inconfidentes foi mais trabalhosa, pois ele fugiu e foi necessário duas tentativas para capturar o padre.Que viveu suficiente para ver o Brasil se tornar independente.
Domingos de Abreu Vieira, era português quando chegou no Brasil morou na Bahia e em Minas onde ocupou o cargo de Juiz ordinário da Câmera, porém vez fortuna no comércio. Ela era cumprade de Tiradentes, pois batizará a filha dele. Rico, porém individado com a Coroa Portuguesa. Ao ser condenado viveu apenas por um ano em seu éxilio em Angola
Ao todo, 34 pessoas foram indiciadas, sendo que 8 acabaram sendo consideradas inocentes. (José Martinio , p114)
Acontecimentos
Em 1789 foi tramado pelos intelectuais idealista da elita Mineira um movimento que ficou conhecido como Inconfidência Mineira. 
Tal movimento visava a liberdade da Capitania Mineira, mas também era uma boa oportunidade de se livrar das dividas que os cospiradores tinham com a Coroa, além do mais se a tentativa de emancipação da região desse certo haveria a oportunidade para os locais participarem da vida politica da novo republica. Contudo os sediciosos, não tinha a intenção de propor algo novo mais de restaura ordem a antiga ordem. Que fora perturbada pelo poder real.
Havias vários motivos que levaram a inconfidênica Mineria, dividas dos minerados para Coroa, questões politicas, mas o principal foi a derrama ,que é a cobrança de todos os impostos atrasados que a Coro Portuguesa impunha a todos. A crise na exploração do ouro e divídas que se acumulava e o constante temor da derrame, que tornou-se mais evidente com a Nomeação como Governador Visconde de Barbacena que foi incubido de receber o cem arroba de ouro como imposto, se isso não ocorre-se poderia se apropria de todo ouro, e se assim mesmo não atingisse a cota poderia se decretar a derrama e cobra o imposto de todos os habitantes da capitania.
Os conspiradores tinham a intenção de começar o seu levante quando fosse decretado a derrama e assim eles começariam com um motim no qual o governador altual seria morto e seria proclamada uma república onde a capital seria São Jão Del Rei. 
Contudo a derrama não foi imposta, pois o motim foi deletado pelo inconfidente Joaquim Silverio dos Reis, em troca do perdão de suas dívidas.
A denuncia levou a prisão dos inconfidentes, e a condenação era o enforcamente, porém uma carta de clemência da rainha D. Maria I livrou os inconfidentes da forca menos Tiradentes, que por sinal era o mais pobre. Os outros foram expulsos para colônias portuguesas na África.
Tiradentes foi enforcado e seu corpo esquartejado e os pedaços exposto ao longo da estrada que leva a Vila Rica.
Crise do Antigo Sistema Colonial
	A inconfidência foi um motin que suas ideias se baseava nos ideias de liberdade do iluminismo, que o poder partir do povo não de uma monarquia absolutista. E que o governo deveria governar pela vontade do povo não pela vontade divina. 
	O inconfidentes se vitoriosos planejavam criar um república, na qual os indivíduos tem maior participarção nas decisões políticas. 
	As ideias iluministas ameçam o poder que a Metropole Portuguesa tem sobre sua Colonia, já que pelo pacto colonial a colônia se encontra totalmente dependente da metrópole que adquiri matéria-prima e vende paracolônia produtos manufaturados.
	Com iluminismo a ideía e de livre comércio entre as nações e com a Inglaterra berço da Revolução Industrial, questionara a escravidão, sendo está, a escravidão, a força motriz do sistema colonial.
Apesar de não ser claro que os inconfidentes tinham a intenção de acabar com a escravidão.
	Outro ponto importante de citar é que o Brasil como colônia só servia para exploração e chegou num deteminadao momento que seus recursos como ouro e diamante ficaram cada vez mais escassos e como resposta a Coroa Portuguesa cobra mais imposto o que faz com que se tenha resstimento contra a Coroa Portugesa.
Bibliografia
Robson Jorge de Araujo e Carlos A.L. Filgueira. O visconde de Barbacena e o Químico José Álvares Maciel: Encontro na Ciência e desencontro na política. Disponível em
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422017000500602>Acessado em 26/09/2019
Adão, Maria Cecília Oliveira História do Brasil I / Maria Cecília Oliveira Adão, Everton Luis Sanches, Flávio Henrique Dias Saldanha – Batatais, SP : Claretiano, 2013. 242 p.
Martino José. 1789-A inconfidência Mineira e a vida cotidiana nas minas do século XVIII Excalibur Editora 2014

Continue navegando

Outros materiais