Buscar

Avaliação Estudo Transversal III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	João Barbosa Pereira (1159105)
	
	Disciplina:
	Estudo Transversal III (17601)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:454850) ( peso.:10,00)
	Prova:
	13518741
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A patente é uma das formas mais antigas de proteção da propriedade industrial. Na legislação brasileira, a patente de invenção e a patente de modelo de utilidade estão regulamentadas pela Lei nº 9.279/96 - Lei da Propriedade Industrial. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os requisitos que devem ser atendidos para a concessão da patente de invenção, conforme a Lei da Propriedade Industrial vigente:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9279.htm. Acesso em: 12 set. 2019.
	 a)
	Novidade, ato inventivo e aplicação industrial.
	 b)
	Novidade, atividade inventiva e comprovação de redução a prática.
	 c)
	Novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.
	 d)
	Novidade, atividade inventiva e suficiência descritiva.
	2.
	Quanto ao registro de marca, existem alguns tipos diferentes de registro, entre eles, podem ser citados a marca nominativa, a marca mista, a marca figura e a marca tridimensional. Cada um desses registros possuem suas próprias especificidades, que os diferencia entre si. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA que corresponde à conceituação dos tipos de registro:
	 a)
	A Nominativa é aquela que a embalagem identifica o produto; a Mista é a que contém o nome e o desenho da marca; a Figura é aquela que tem apenas uma figura/desenho; e a Tridimensional é aquela que possui apenas o nome.
	 b)
	A Nominativa possui apenas o nome; a Mista é aquela que a embalagem identifica o produto; a Figura é aquela que tem apenas uma figura/desenho; e Tridimensional é a que contém o nome e o desenho da marca.
	 c)
	A Nominativa possui apenas o nome; a Mista é a que contém o nome e o desenho da marca; a Figura é aquela que tem apenas uma figura/desenho; e a Tridimensional é aquela que a embalagem identifica o produto.
	 d)
	A Mista possui apenas o nome; a Nominativa é aquela que a embalagem identifica o produto; a Figura é aquela que tem apenas uma figura/desenho; a Tridimensional é a que contém o nome e o desenho da marca.
	3.
	Sabe-se que as propriedades industriais incluem diversas proteções, entre elas as proteções para as marcas, porém, a empresa não pode simplesmente definir qualquer coisa que desejar como marca, já que existem critérios para que algo seja considerado como tal. A lei 9.279/96 no artigo 123 divide a marca em três categorias. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essas três categorias:
	 a)
	Marca autoral moral, marca autoral patrimonial e marca de produto.
	 b)
	Marca de produto ou serviço, marca de certificação e marca coletiva.
	 c)
	Marca de produto ou serviço, marca autoral patrimonial e marca coletiva.
	 d)
	Marca de produto ou serviço, marca autoral moral e marca coletiva.
	4.
	Uma das partes iniciais do trâmite de registro de autoria é verificar o local em que esse registro será realizado. O Artigo 19 da Lei n° 9.610/98 descreve que ao registrar a sua obra, o proprietário deve efetuá-la em órgão público. Acerca do exposto, em que local será feito o registro de autoria?
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10628241/artigo-19-da-lei-n-9610-de-19-de-fevereiro-de-1998. Acesso em: 13 set. 2019.
	 a)
	O registro de autoria será somente na Biblioteca Nacional.
	 b)
	O registro de autoria será somente na Escola de Música.
	 c)
	O registro de autoria será somente na Escola de Belas Artes da Universidade Federal Nacional.
	 d)
	O registro de autoria será no órgão público em acordo com a sua natureza, podendo ser, na Biblioteca Nacional, na Escola de Música, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Instituto Nacional do Cinema ou no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
	5.
	O conhecimento tem se tornando muito mais valioso nos tempos contemporâneos, mudando o paradigma de serem o capital e mão de obra os únicos responsáveis pelo desenvolvimento econômico. Quanto ao conhecimento, a que tipo de bens eles são comparados?
	 a)
	Intangíveis.
	 b)
	Tangíveis.
	 c)
	Obrigacionais.
	 d)
	Reais.
	6.
	No caso de uma pessoa querer registrar uma marca, existem alguns passos a seguir. Todos esses passos devem ser seguidos para que o trâmite de registro seja concluído. Como o registro de marca pode ser dividido?
	 a)
	Cinco fases: Pedido de Registro, Exame Formal, Publicação do Pedido, Exame de Mérito e a Concessão.
	 b)
	Quatro fases: Busca Prévia, Pedido de Registro, Exame Formal, Publicação do Pedido.
	 c)
	Seis fases: Busca Prévia, Pedido de Registro, Exame Formal, Publicação do Pedido, Exame de Mérito e a Concessão.
	 d)
	Duas fases: Busca Prévia e o Pedido de Registro.
	7.
	A obra, enquanto ideia, é um plano abstrato, místico e não é matéria concreta. Ao se exteriorizar a obra, podendo ser um simples rascunho, tem-se o corpus, a concretização, ou seja, quando a inspiração do autor se transforma em obra, essa merece proteção, mas enquanto é só uma ideia em si, não possui proteção. A quem é oferecida a proteção aos direitos conexos?
	 a)
	Proteção dada aos artistas intérpretes ou executantes, produtores fonográficos e empresas de radiodifusão em decorrência de interpretação, execução, gravação ou veiculação das suas interpretações e execuções, ainda aos programas de computadores e autores de obras literárias.
	 b)
	Proteção concedida à programas de computadores, propriedade industrial, proteção suis generis.
	 c)
	Proteção concedida a marca e a obras literárias.
	 d)
	Proteção dada aos artistas intérpretes ou executantes, produtores fonográficos e empresas de radiodifusão em decorrência de interpretação, execução, gravação ou veiculação das suas interpretações e execuções.
	8.
	Os principais doutrinadores descrevem que a primeira menção sobre a propriedade intelectual foi no ano de 1623, na Inglaterra, através do Estatuto dos Monopólios. Atualmente, no Brasil, a propriedade intelectual tem proteção constitucional nos incisos XXVII, XXVIII e XXIX, do Art. 5º. Conforme a doutrina, como é dividido o direito da propriedade intelectual?
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 13 set. 2019.
	 a)
	A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) somente em direitos autorais, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	 b)
	A doutrina classifica o direito da propriedade intelectual em proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	 c)
	A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) em dois grandes ramos (espécies): os direitos autorais e a propriedade industrial, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	 d)
	A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) somente em propriedade industrial, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	9.
	A propriedade intelectual, como toda obra/produto e relações humanas, necessita de proteção, ainda mais nos tempos contemporâneos, em que há muitas mudanças constantes. Sobre as formas de proteção dos direitos relativos à propriedade industrial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O know how é protegido pelo registro junto ao INPI.
(    ) O desenho industrial é protegido pelo registro junto ao INPI.
(    ) O registro de marca é protegido pelo registro junto ao INPI.
(    ) A invenção e modelo de utilidade são protegidos pela concessão da patente pelo INPI.
Assinale a alternativa que apresentaa sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	Quando uma pessoa cria uma obra, perdura no tempo, ou seja, mesmo com a morte de seu autor, a obra permanece. Com isso, a lei estipula a validade dos direitos após a morte de seu autor ou coautores (em caso de obra criada em conjunto). Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A lei descreve que é de 60 anos o prazo de validade dos direitos patrimoniais do autor após sua morte, que serão contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento, o direito aos direitos patrimoniais obedecerá a ordem sucessória da lei civil. Caso haja coautores o prazo será contado a partir da morte do último coautor.
	 b)
	A lei descreve que é de 80 anos o prazo de validade dos direitos patrimoniais do autor após sua morte, que serão contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento, o direito aos direitos patrimoniais obedecerá a ordem sucessória da lei civil. Caso haja coautores o prazo será contado a partir da morte do último coautor.
	 c)
	A lei descreve que é de 70 anos o prazo de validade dos direitos patrimoniais do autor após sua morte, que serão contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento, o direito aos direitos patrimoniais obedecerá a ordem sucessória da lei civil. Caso haja coautores o prazo será contado a partir da morte do último coautor.
	 d)
	A lei descreve que é de 70 anos o prazo de validade dos direitos patrimoniais do autor após sua morte, que serão contados de 1° de janeiro após dois anos de seu falecimento, o direito aos direitos patrimoniais obedecerá a ordem sucessória da lei civil. Caso haja coautores o prazo será contado a partir da morte do último coautor.
Parte inferior do formulário

Continue navegando