Buscar

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA (LINCENCIATURA)
TUTOR: PAULO EDUARDO VASCONCELOS DE PAULA LOPES
ALUNA: CÌCERA JAMILLY SANTOS RA: 8085872
_____________________________________________________________________________
A partir da leitura do texto “Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação”, do professor Demerval Saviani, elabore um texto de, no máximo, duas laudas, explicando o conceito de Sistema e de Sistema Educacional para, em seguida, analisar a formação dos Sistemas Nacionais de Ensino no Brasil, evidenciando sua trajetória histórica até sua acepção atual.
No texto Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação, Demerval Saviani, destaca definição de sistema “[...] é produto da ação sistematizada, isto é, da capacidade humana de agir intencionalmente segundo objetivos previamente formulados”. (SAVIANI, 2010, p. 381). Após essa definição o autor inicia uma problematização sobre o sistema de educação e sistema de ensino, expõe algumas contrariedades no Brasil através de uma contextualização histórica.
A partir do século 19 os principais países instalaram os seus sistemas de ensino, e através deles foi que se universalizou a escola básica e por esse caminho esses países conseguiram erradicar o analfabetismos, Assim a palavra sistema se tornou comum e frequente na educação, um termo primitivo que foi usado equivocadamente, já que sistemas promove intencionalmente a unidade de vários elementos organizando em um conjunto coerente e operante, interagindo com a situação que o demanda, correspondendo e atendendo as necessidades educacionais da população, assim o termo sistema é utilizado sempre que se referisse à educação sistematizada, sistema municipal, sistema estadual, sistema federal, sistema de ensino superior etc., mas a palavra sistema não contempla integralmente elementos chaves do seu conceito já que sistema diz respeito à autonomia e normas próprias, assim o sistema de educação privada não pode estabelecer normas próprias, pois esse sistema é vinculado à norma publica e apenas o estado tem a capacidade de elabora e fixar normas próprias que devem ser seguidos pelos sistemas de educação no geral. 
O Brasil não seguiu o mesmo critério que os países pioneiros e acabou ficando para trás, durante anos o nosso país teve a oportunidade de instituir efetivamente um sistema de educação eficaz, isso não aconteceu basicamente porque as elites governamentais nunca assumiram essa questão em um âmbito nacional, a partir da década de 30 com o desenvolvimento da urbanização e industrialização é que a educação começa a ser tratada como uma questão nacional, em 1946 foi o ano da Nova Constituição que estabeleceu como competência exclusiva da união a atribuição de fixar as Leis de Diretrizes de Bases da Educação Nacional. A LDB foi inviabilizada pela interferência governamental, que preferiu uma lei minimalista para não comprometer sua política educacional, que promovia a desresponsabilização da união pela manutenção da educação.
 A partir da constituição de 1988 foram constituídas as atribuições das esferas federativas em um regime de colaboração onde a união o estado e os municípios deveriam organizar seus sistemas de ensino, essa constituição teve vário elemento que poderiam de fato contribuir a melhoria do sistema educacional, uma vinculação orçamentaria e a aprovação de um Plano Nacional de Educação e a fixação da lei de diretrizes de bases da educação pela união. O PNE foi criado em 2014 com a finalidade de direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação no país e o instrumento que visa introduzir racionalidade na prática educativa como condição para superar o espontaneísmo e as improvisações, que são o oposto da educação sistematizada e de sua organização na forma de sistema.
SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 44, maio/ago. 2010.