Buscar

Template [modelo] - Plano de Aula


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NETO, Claudio. RU XXXX
Polo Santa Rosa
Plano de Aula
TEMA: Diversidade e Identidade dos Grupos Indígenas que viveram no Brasil.
CONTEÚDO: Identidade Indígena após a chegada dos portugueses e a introdução dos trabalhos jesuíticos, entre os séculos XVI e XIX. 
ETAPA DE ENSINO – ANO/SÉRIE: Ensino Fundamental II, 7° ano. 
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: 
Entender a diversidade cultural Indígena que a no Brasil, e a identidade Indígena permanecida mesmo após a colonização, seus respectivos direitos e dar ênfase ao respeita a esses povos, leva-los a ter uma experiência diferente mostrando o modo de vida os folclores, fazendo o aluno questionar, analisar esse contexto histórico e dar sua própria opinião, a compreensão que o mesmo terá acima do conteúdo e como será a sua oralidade, assim como o trabalho em grupo.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: 
Será proposto uma visitação até o Sitio Arqueológico São Miguel das Missões, com a visitação podendo explicar a história indígena focando a identidade dos sete povos da região, a cultura indígena e seus folclores desses povos, seus utensílios como colares, artesanato, como ocorreu a construção das ruinas, como se fosse uma volta no tempo levando o aluno a sentir os resquícios históricos, trazendo para mais perto da história. Após a visitação e a explicação sobre o sitio e o museus, a fala será voltada mais para a história dos indígenas antes da dos jesuítas e depois e em seguida questionar os alunos sobre as mudanças ocorridas na cultura e na identidade dos povos, e por fim montar grupos para que eles façam uma análise histórica sobre a identidade, a história, suas mitologias, modo de vida e como a visão católica europeia trazida pelos jesuítas impactou esses povos. 
RECURSOS DIDÁTICOS: 
Para o desenvolvimento do plano de aula serão utilizados os recursos visuais do sitio arqueológico, como as ruinas, documentos o museu e tudo exposto nele assim como o livro didático para um melhor entendimento, e possivelmente o caderno para anotações.
AVALIAÇÃO: 
Critérios: A avaliação será pelo comprometimento, se o aluno questiona, fica atento as explicações, comportamento, como trabalha em equipe seu interesse na matéria da aula.
Instrumentos: 
Dadas as devidas explicações sobre o sitio arqueológico São Miguel das Missões, como as artes indígenas os direitos as línguas faladas, a construção das ruinas e a participação jesuíta na nova fase indígena, a parte explicativa será mais focada ao geral entre os povos que abitavam a região e os principais povos indígenas brasileiros, como era o modo de vida indígena antes da colonização, suas crenças, como esses povos se entrosavam com a natureza, como a agricultura era praticada, organização polícia e geográfica das aldeias, o que ocorreu com o choque cultural entre os habitantes nativos e os portugueses, as mudanças culturais e extermínio da maioria dos povos e de suas cultural. Em seguida questionamento aos alunos sobre o que eles entenderam e a opinião sobre os assuntos. 
 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
RIBEIRO, Vanise. ANASTASIA, Carla. Livro didático: Piatã História 7°. Capitulo 11. 
www.portaldasmissoes.com.br › site › view › ruinas-de-sao-miguel-arcanjo