Buscar

Disfunçoes Organicas atividade fisica e saude pronto

Prévia do material em texto

Rodrigo Franco Macedo Ferreira
RA 8093259
Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde 
Primeiro Portfólio
Trabalho apresentado ao    Claretiano Centro Universitário para a disciplina_ Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Antonio Eduardo Ribeiro
Batatais
2019
Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde 
Objetivos
 Refletir sobre a importância da atividade física como elemento fundamental para a promoção de saúde. 
 Apresentar ao aluno possíveis cenários que poderá encontrar no futuro como profissional.
1) O estudo do artigo Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas de Gualano e Tilucci (2009) objetivou levar, principalmente profissionais da Educação Física, a reflexão, tomando como ponto de partida o papel da inatividade física sobrea etiologia das doenças crônicas e revelar o imenso potencial do exercício físicocomo agente terapêutico. Após leitura do artigo e da Unidade 1, responda:
A-Qual o efeito da inatividade física na população infantil, adulta e idosa?
Para todos a inatividade Física traz grandes problemas, tanto para criança e adultos e até os idosos, na criança com falta de atividade física, pode gerar futuras doenças e até mesmo obesidade infantil, na fase adulta sem atividade física, o adulto claramente terá pre disposição a certa doenças,( colesterol, diabete, pressão alta...), e o idoso sem atividade Física terá risco a qualquer tipo de doença.
B- Qual o papel do Educador Físico na inserção da atividade física na promoção
de saúde? Quais são os desafios?
O papel dele fundamental que é incentivar, sempre desenvolver técnicas para chamar a atenção de todos grupos, através da dança, exercícios físicos ou da corrida.
Os desafios é falta de interesse das pessoas e o tempo delas, devido a vida corrida de todos.
Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde 
2) Já, o artigo A política Nacional de promoção da saúde e a agenda da atividade física no contexto do SUS “aborda a institucionalização da promoção da saúde com a aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde e a escolha da temática da atividade física-práticas corporais como uma de suas prioridades. São apresentadas as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde na indução e sustentabilidade de estratégias de redução do fator de risco do sedentarismo no contexto do Sistema Único de Saúde” (MALTA et al, 2009.) Após a leitura desse artigo e das Unidades 1 e 2 do CRC Disfunções orgânicas, atividade física e saúde, comente as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para reduzir o fator de risco do sedentarismo.
Vimos nessas unidades 1 e 2, que a epidemiologia através das (descritiva, analítica, observacionais), vem estudado formas para melhorar a saúde da população, através de pesquisas para melhorar formas de obter resultados expressivos. Onde elas (analisam, marcam o período, frequência, grupos de risco, idade, gênero...), tendo o histórico de cada pesquisa.
Esse estudo mostra que o sedentarismo vem sendo umas das causas que mais causa pré-disposição da maioria das doenças, a epidemiologia trata isso como suma importância, para diminuição gasto publico hospitalares e melhorando o impacto positivo da saúde pública.
Política Nacional de PS, vem incentivando a realização da atividade física para combater doenças que vem sendo causada pelo sedentarismo, como a hipertensão, queda do metabolismo, Diabete tipo 2, doenças arteriais. Cada ano que passa, os estudos mostra que população que procura fazer atividade física, vem trazendo ótimos resultados, melhora postural, diminuição da gordura visceral, condicionamento físico, aumento da massa magra dentre outros.
Portanto, o incentivo da prática de hábitos saudáveis que vem sendo pregado Ministério da Saúde, vem dando ótimo resultados para a população, onde prática da atividade esta sendo pregada para melhora da saúde de todos.
Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde 
3) Em um estudo de delineamento transversal realizado por SIQUEIRA et al © Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde Claretiano - Centro Universitário | 11 (2009), no artigo Aconselhamento para a prática de atividade física como estratégia de educação à saúde, revelou que as prevalências de aconselhamento à prática de atividade física nas unidades básicas de saúde mostraram-se baixas, tanto para o grupo de adultos quanto para o de idosos, independente da região ou do modelo de assistência, especialmente se considerarmos que as unidades básicas de saúde devem ser porta de entrada do sistema de saúde e, portanto, nestes locais deveria existir uma ação integrada entre as diversas áreas de conhecimento da saúde, no sentido de beneficiar a população e promover mudanças significativas em direção a um estilo de vida saudável. Diante de tais informações, responda:
A-O que você entendeu por estudo transversal?
Que ele um estudo que investiga ocorrências de eventos da saúde, em períodos e monitorando, para tomar medidas e evitando as causas. Como unidade 2, vem falando sobre as mulheres que tem maior prevalência a inatividade comparada aos homens. 
b) Qual o papel do Educador Físico para atuar em uma Unidade Básica de Saúde relacionado ao aconselhamento à Pratica de atividade Física?
Como mestre do conhecimento da educação física, sempre mostrar novas táticas e aperfeiçoamento para atingir todo público, criança, adultos, idosos, autistas, obesos..., tendo a maestria no conhecimento, atingindo o foco para cada grupo, trabalhando tanto parte aeróbica e anaeróbica.
Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde 
4) De forma geral, os estudos experimentais são largamente utilizados na área de Educação Física, como exemplo, a verificação de efeitos do treinamento físico frente as patologias e suas respostas agudas e crônicas. Com o intuito de verificar a atividade física como estratégia de prevenção ou terapêutica, comente a sua ideia de realizar uma pesquisa epidemiológica dentro da área de atuação do educador físico.
Podemos pegar uma criança obesa, fazendo um acompanhamento com exercícios físicos lúdicos, podemos experimentar várias táticas melhorar atuação do educador físico, onde iremos compreender as causas da obesidade, o histórico da família, e poderemos dar conselhos para evitar essas causas.
Temos que nos aperfeiçoar, novos métodos de estudos para compreender todos os grupos, por isso sempre faço feedback, na minha postura como profissional, por isso sempre comento com outros colegas sobre esses aspectos.
5) O American College Sport Medicine (2011) recomenda em suas diretrizes, um programa de Exercícios Físicos que inclua aquisição das aptidões cardiorrespiratória, força e flexibilidade, em volumes e intensidades suficientes para a prevenção de doenças crônicas degenerativas em indivíduos aparentemente saudáveis de todas as idades. Além disso, esses programas podem ser adaptados de acordo com as condições ou necessidades específicas do indivíduo. A partir desta premissa, exemplifique um programa de exercícios
físicos para uma população com obesidade leve em uma Unidade Básica de Saúde com cada capacidade física a ser trabalhada e o objetivo de cada uma delas.
Podemos utilizar exercícios aeróbicos como a caminhada, onde os exercícios não terão impacto, evitando sobre carga no joelho, tempo de 40-50 min, trabalhando também a parte anaeróbica como a musculação, pegando os grandes músculos e os pequenos.
Sempre incentivar a Hábitos saudáveis .
Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde 
Modelo
Segunda Feira – Terça Feira - Quarta Feira – Quinta Feira – Sexta Feira 
Aeróbico Anaeróbico Aeróbico Anaeróbico Aeróbico 
Caminhada Quadríceps Peito Dorsal Elíptico 
Abdômen Ombro Tríceps BícepsBike
Treino 30-50 minutos
Observação: Alongamento dinâmico no inicio treino, escala moderada, final do treino um alongamento estático.
Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde 
Referencias: https://sga.claretiano.edu.br/sav/disciplina/fIcHUaGQ7Pe7PHIFwlwhV/material/sge/rVdgfAHZPHZlVfFVwV

Continue navegando