Buscar

Aula 10 - simulado

Prévia do material em texto

1.
		(PREFEITURA DE SÃO MATEUS DO SUL/PR 2012 - PROFESSOR) Diversas mudanças econômicas, políticas e sociais trazem novas exigências à escola e, por consequência, ao professor. Esse fato leva estudiosos como André (2001), Alarcão (2001), Demo (1998) a entenderem que o professor deve ser um pesquisador. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a essa perspectiva do professor como pesquisador.
	
	
	
	A pesquisa na prática docente tem o papel de proporcionar ao professor oportunidade de pensar sobre sua prática de forma crítica e consciente.
	
	
	O professor pesquisador tem a reflexão como uma atividade permanente em seu cotidiano.
	
	
	A perspectiva do professor como pesquisador incita uma busca individual pelo conhecimento, estimulando reações pedagógicas intuitivas.
	
	
	O professor como pesquisador tem o compromisso de avaliar o seu fazer e o seu dizer docente.
	
	
	O professor como pesquisador compreende a escola como um espaço coletivo de formação, de discussão e de produção do conhecimento.
	
Explicação:
Professor pesquisador não age pela intuição; ele não é amador, ele aprofunda conhecimento, toma sua realidade como objeto de estudos, é pesquisador assíduo e tem consciência sobre o que pretende para os seus alunos e porque, não atira para todos os lados sem saber onde chegar.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Quando uma prática é intencional, consciente e planejada, estamos nos referindo a uma prática:
	
	
	
	leiga
	
	
	fundamentada
	
	
	informal
	
	
	espontânea
	
	
	aleatória
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		São considerados componentes da ação didática: a matéria, o professor e os alunos. Entretanto, sendo o processo de ensino uma atividade complexa que envolve tanto condições externas como condições internas de situações didáticas, faz-se importante conhecer tais condições, pois essas são imprescindíveis para a realização do trabalho docente¿. Com base nesta afirmação é correto afirmar que:
	
	
	
	O processo de ensinar se reduz simplesmente a uma ação individual do professor O Ensino é organizado negando as experiências do aluno
	
	
	A sala de aula deve ser pensada pelo professor como um espaço homogêneo.
	
	
	Condições internas são aquelas vinculadas a determinantes econômico-sociais, socioculturais, bem como a objetivos e normas estabelecidas conforme interesses da sociedade e seus grupos, as quais afetam as decisões didáticas
	
	
	É possível dizer que há uma amplitude e uma complexidade em relação à organização e à seleção dos conteúdos. Diante disso, podemos dizer que a seleção e a escolha dos conteúdos exigem conhecimento do assunto e do grupo de alunos, além de um embasamento seguro em termos da estrutura da disciplina
	
	
	A matéria (a disciplina e seus conteúdos) é um componente do processo de ensino que pode e deve ser desenvolvido de forma isolada e/ou fragmentada
	
Explicação:
Ser professor exige fundamentação científica, diálogo com ambas as lógicas: teoria e prática X amadorismo, empirismo.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Segundo Libâneo (1994) o domínio das bases teórico-científicas e técnicas e sua articulação com as exigências concretas do ensino permitem maior segurança profissional, de modo que o docente ganhe base para pensar sua prática e aprimore sempre mais a qualidade do seu trabalho. Para que o professor tenha esse domínio, faz-se necessária uma formação significativa e que envolvam duas dimensões nessa formação. Assinale abaixo a alternativa correta.
	
	
	
	Formação técnica e Formação política.
	
	
	Formação sócio afetiva e Formação sócio política.
	
	
	Formação teórico-científica e Formação técnico-prática.
	
	
	Formação científica e Formação social.
	
	
	Formação Humana e Formação social.
	
Explicação:
A própria contextualização da questão com a citação de Libanio, já aponta a necessidade de articulação e dominio das bases teórico-cientificas e técnicas, para que o profissional da educação atue com segurança e faça seu trabalho com qualidade. Não resta dúvida, que para esse professor adquirir essa formação significativa envolvem duas dimensões que permitem abranger essa formação como um todo.
Portanto, a única resposta que atende a questão é a segunda opção: "Formação teórico-científica e Formação técnico-prática".
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Ao iniciar o ano letivo, a Professora Ana soube que teria uma aluna com Síndrome de Down em sua sala de aula. Agindo adequadamente e de acordo com perspectivas construtivistas e progressistas da educação:
I. fez as adaptações necessárias em seu planejamento de ensino a fim de possibilitar a participação de todos os alunos;
II. solicitou à orientação pedagógica que a encaminhasse para uma turma especial, na qual pudesse ser melhor atendida.
III. sugeriu à direção um grupo de estudos que possibilitasse contribuir com subsídios teóricos e práticos para lidar com a aluna.
IV. solicitou apoio do coletivo da escola para auxiliá-la a lidar com a nova aluna.
Estão corretos somente os itens:
	
	
	
	I e III.
	
	
	I e II.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	II e III.
	
	
	II e IV.
	
Explicação:
Nessa perspectiva pedagógica, não há que se segregar o aluno, independente da situação; trata-se da inclusão social, sendo bem-vindos estudos científicos para melhor compreensão acerca do caso e ainda nessa perspectiva, as ações são coletivas em detrimento de ações individualizadas.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A educação como fenômeno social é parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma determinada sociedade. Acerca desse assunto, o papel do professor progressista, crítico e emancipado é:
	
	
	
	contextualizar o processo formativo, não dicotomizando escola e sociedade.
	
	
	transmitir o conhecimento de forma hierárquica e linear.
	
	
	negar os conflitos em sala de aula e a pluralidade cultural.
	
	
	incentivar os alunos a repetir os ensinamentos que o professor determinou.
	
	
	desconsiderar a desigualdade entre os homens que surge nas relações estabelecidas na escola e na sociedade.
	
Explicação:
O professor progressista forma seus alunos criticamente e não meros reprodutores de conhecimentos alheios; considera a desigualdade social e trabalha os conflitos em sala de aula; trabalha temas como preconceito, pluralidade cultural, desigualdade social; contextualiza o processo formativo, não dissocia os conhecimentos escolarizados dos conhecimentos dos educandos, escola e sociedade; rompe com o modelo tradicional de ensino e enfrenta e media os conflitos em sala de aula, os diversos saberes dos educandos.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A diversidade talvez represente para nós, professores, um grande problema se não formos capazes de enfrentar essa mesma diversidade, se não formos capazes de lhe conferir sentido. Isso significa que o professor:
	
	
	
	Precisa comparar os alunos uns com os outros
	
	
	Deve propor um modelo de aluno ideal
	
	
	Respalda a prática na pedagogia tradicional
	
	
	Define previamente o conceito de bom e mau aluno
	
	
	Não deve se posicionar diante do outro com tantas certezas
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Legitimar a ideologia dominante a partir do seguinte pensamento: "eu sou incapaz e, portanto, sou responsável pelo meu fracasso ou sucesso escolar e na vida", está de acordo com uma concepção de educação que compreende o homem como:
	
	
	
	sujeito da história.
	
	
	cidadão emancipado.
	
	
	mero objeto condicionado.
	
	
	político e cultural
	
	
	protagonistasocial.
	
Explicação:
O indivíduo se sente incapaz, como se ele fosse o único responsável por seu fracasso escolar e na vida e não as injustiças sociais; logo, não compreende que pode ser sujeito protagonista de sua história, se submete ao sistema, sendo objeto condicionado.

Continue navegando