Buscar

requisitos da petição inicial, do pedido, do indeferimento do juiz, julgamento de improcedência liminar e audiência de conciliação e mediação

Prévia do material em texto

Revisão de processo civil 
Requisitos da petição inicial 
- Juízo a que ela e dirigida ( órgão jurisdicional e não a pessoa física do juiz) 
Qual estado, comarca, juízos competentes, domicilio e varas cíveis. 
- qualificação das partes 
Os nomes, pronomes, estado civil... (e onde define quem são as partes). 
- Os fatos e fundamentos jurídicos do pedido 
Trata se da apresentação fática, e das consequências jurídicas que autor pretende eu tais fatos tenham no caso concreto. 
- pedido 
Tem o pedido imediato que e providencia jurisdicional pretendida, e o pedido mediato que e o resultado pratico, o que o autor pretende obter com a demanda judicial. 
O pedido deve ser certo e determinado. O pedido e alternativo quando o devedor puder cumprir a prestação de mais de um modo. E licito a cumulação em um único processo, contra o mesmo réu, de vários pedidos, ainda que não haja conexão entre eles, mais há requisito para isso, como os pedidos tem que ser compatíveis entre si, sejam conhecidos do mesmo juiz, seja adequado para todos os pedidos o tipo de procedimento. O pedido e genérico nas ações universais, quando não for possível determinar as consequências do ato ou do fato, e quando a determinação de um objeto ou valor da condenação depender de ato que deva ser praticado pelo réu. E licito formula mais de um pedido em ordem subsidiaria, caso o juiz não tenha acolhido o anterior. 
Ate a citação o autor pode aditar, alterar o pedido e a causa de pedir, independente do consentimento do réu. E ate o saneamento do processo aditar..., com consentimento do réu, assegurando seu contraditório com possibilidade de manifestação no prazo mínimo de 15 dias. 
- Valor da causa 
 Mesmo que a ação não tenha um conteúdo econômico de imediato, ela tem que indicar um valor para aquela ação. Ele e importante para definir competência, procedimentos e é base de cálculos dos honorários advocatícios. O valor da causa pode ser corrigido de oficio pelo juiz. O réu pode impugnar em preliminar de contestação.
- as provas que o autor pretende demonstrar a veracidade dos fatos alegados 
No primeiro momento deve se fazer um protesto genérico para depois especificar. Caso o autor deixa de pedir provas em sua petição, permite que o juiz julgue antecipadamente a lide. 
- a decisão do autor em quer a realização ou não da audiência de conciliação e mediação. 
A não realização da audiência de conciliação e mediação ocorrera somente se as duas partes não quiserem, quando o autor pede na petição inicial para que haja a realização, a postura do réu se torna inútil, e ela ocorrera mesmo assim. Mais mesmo que o autor peça para que não aconteça a audiência, o réu será citado para comparecer a tal audiência. Não ocorrera também a audiência quando não admitir auto composição (demandas em desfavor da fazenda publica). 
 
 Indeferimento da petição inicial 
Ocorre no caso de vícios insanáveis (que não pode ser corrigidos). Há doi tipos de indeferimento, o parcial caberá o autor aguardar no momento da apelação ou contrarrazões a esse recurso para impugnar a decisão, já no total o pronunciamento sera uma sentença recorrível por apelação. 
Hipóteses de indeferimento 
-Inépcia- só pode ser julgada inepta antes da citação do réu. Isso não quer dizer que depois da citação o processo pode ser instinto sem resolução de mérito por esses motivos: 
1-falta do pedido (vicio insanável), 2- pedido indeterminado, 3- narração dos fatos não decorrer conclusão logica, 4- pedido incompatíveis (só podem ser incompatíveis quando tiver cumulação impropria). 
-Manifesta ilegitimidade da parte 
-Falta de interesse de agir 
Esse tópico leva a carência da ação, se faltar necessidade e possibilidade. 
Observações- indeferida a petição inicial o autor poderá apelar, podendo o juiz ou não num prazo de cinco dias se retratarem. Se não houver retratação o juiz mandara citar o reu para responder o recurso. 
- Julgamento de improcedência liminar 
O juiz pode julgar o mérito, mais só poderá fazer isso contra o autor em caso de improcedência (falta de justificação do pedido.) 
Se houver retratação o juiz determinara prosseguimento do processo, com a citação do réu, agora se não houver retratação, determinará a citação do réu para apresentar as contrarrazões no prazo de 15 dias. 
-audiência de conciliação e mediação 
Depois do julgamento de improcedência liminar o juiz designará a audiência num prazo de 30 dias d, e o réu tem que ser citado num prazo de 20 dias de antecedência da data da audiência. O réu tem que manifesta o desinteresse no mínimo 10 dias de antecedência da data da audiência, mais o prazo de contestar dele vai começar da data em que ele manifestar o desinteresse. A consequência disso e que o processo irar andar mais rápido e o réu não quer isso. Se houver, por exemplo, três réus e o autor manifestar o desinteresse e todos alegarem que não querem a audiência no prazo correto, ela não ira ocorrer, agora se um deixar de manifestar que não quer, terá a audiência. 
- conciliador e mediador 
O conciliador apresenta propostas a apresentação do litigio, sendo sempre imparcial. Ele é recomendado pelas partes que não tiveram muito contrato durante o ocorrido. Agora o mediador e recomendado em causas que as partes tiveram muito contato antes do litigio, em que as partes se conhecem e possam ter rivalidade. O mediador não apresenta propostas, ele ouve as partes e assim deduz o que pode ser feito. 
- numero de sessões 
 A primeira sessão e destinada para uma solução consensual, caso não se chega a uma solução entre as partes, e feita uma nova sessão. De acordo com o art. 334 onde fala que pode haver mais de uma sessão, desde que essa multiplicidade de sessões se mostre necessária para a composição da partes. 
-intimação do autor
O autor será intimado, na pessoa do seu advogado, no local, data, e horário audiência de conciliação e mediação. O fato de o autor ter se manifestado contra a realização da audiência não e suficiente para que ela não seja realizada, por que também dependera da manifestação do réu. 
- ato atentatório a dignidade da justiça 
E a ausência injustiçada do autor ou réu na audiência. Tanto como consequência uma multa de 2% do valor da causa ou da vantagem econômica pretendida.

Continue navegando