Buscar

Deficiência Física - Fundamentos e Metodologias

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Maiara Franco Ferreira (1098466)
	
	Disciplina:
	Deficiência Física: Fundamentos e Metodologias (LEE39)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:454723) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13572394
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Mariana tem 8 anos e apresenta diagnóstico de mielomeningocele. A mielomeningocele é um problema neurológico que afeta a formação da medula espinhal, causando alterações motoras. Esse problema ocorre devido ao não fechamento do tubo neural e as partes do corpo abaixo desta lesão sofrem um processo de paralisia. Mariana, devido a esse problema neurológico, necessita de apoio integral pelos problemas de locomoção, aprendizagem, fala e alimentação. Frente ao processo de inclusão, sugere-se que o professor crie situações desafiadoras em sala de aula para que Mariana possa explorar a aprendizagem e as suas possibilidades. Para que Mariana participe ativamente do processo de aprendizagem, torna-se fundamental que o professor compreenda alguns pontos importantes. Sobre os pontos importantes a serem considerados pelo professor, analise as sentenças a seguir:
I- Respeitar o ritmo de aprendizado do aluno.
II- A higiene pessoal pode ser realizada na presença de qualquer pessoa, não havendo necessidade de privacidade.
III- Nas aulas de Educação Física, o professor pode deixar o aluno fazer a atividade que quiser, não havendo necessidade de trabalhar com as suas possibilidades motoras.
IV- Explorar o espaço de sala de aula com o aluno, incluindo-o em brincadeiras, tarefas e atividades.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	2.
	João tem 11 anos e apresenta lesões encefálicas infantis adquiridas (LEIA), devido a uma infecção do sistema nervoso central, o que o deixou com sequelas motoras. Na escola, João não consegue executar as tarefas sozinho, necessitando de adaptações de materiais para exercer a escrita, além de mobiliário adequado para evitar possíveis deformidades físicas. Para que João participe ativamente do processo de aprendizagem, torna-se fundamental que o professor realize adaptações de pequeno porte, as quais contribuirão para a aprendizagem do aluno com lesão encefálica. Acerca das adaptações de pequeno porte, analise as afirmativas a seguir:
I- O uso de uma agenda de rotina não é necessário, pois não permite à criança com lesões encefálicas infantis adquiridas acesso a sua memória, organizando seu cotidiano e estimulando sua independência.
II- Na hora do lanche, o uso de pratos com bordas baixas e talheres engrossados podem facilitar a ação da criança no momento da alimentação.
III- Desenhar linhas mais largas nos cadernos para os alunos que não têm precisão nos movimentos ou tem dificuldades para enxergar. Usar lápis do tipo 6B, que apresenta um traçado mais grosso, dá ao aluno mais segurança para realizar as atividades.
IV- O lápis pode ser engrossado com espuma, manopla de bicicleta e outros tipos de materiais, o que facilita o ato de pegar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	3.
	Alguns problemas como dificuldades de atenção e concentração, de assimilação, identificação para a execução de tarefas e aprendizagem, necessidade de adaptações de material escolar e, em alguns casos, órteses para exercer a escrita, além de mobiliário adequado para evitar possíveis deformidades físicas são consequências para as crianças que apresentam lesões encefálicas infantis adquiridas. De acordo com as adaptações de pequeno porte, que podem ser realizadas na escola, analise as afirmativas a seguir:
I- Desenhar linhas mais largas nos cadernos para os alunos que não têm precisão nos movimentos ou têm dificuldades para enxergar, trabalhando um espaço maior para o seu ato motor. Usar lápis do tipo 6B, que apresenta um traçado mais grosso, dá ao aluno mais firmeza para realizar atividades.
II- Na hora do lanche, o uso de pratos com bordas baixas e talheres engrossados podem facilitar a ação da criança no momento da alimentação.
III- O lápis pode ser engrossado com espuma, manopla de bicicleta e outros tipos de materiais, para facilitar o ato de pegar do aluno.
IV- O uso de uma agenda de rotinas não é necessário, pois não permite à criança com lesões encefálicas infantis adquiridas, acesso a sua memória, organizando seu cotidiano e estimulando sua independência.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	4.
	Adriane tem 8 anos e apresenta laudo de paralisia cerebral. Adriane em decorrência das limitações impostas pela deficiência é uma criança dependente de seus familiares, professores e colegas de classe para realizar as atividades de vida diária (AVD). Em sala de aula, Adriane não se comunica como os outros colegas, não segurar o lápis e não manuseia o livro. Mediante o contexto vivenciado por Adriane, vale destacar que torna-se imprescindível alguns aspectos para que a inclusão escolar de Adriane aconteça. Sobre os aspectos relevantes ao professor para que ocorra a inclusão escolar.
(    ) O professor necessita compreender que a Adriane não quebra. Por isso não há necessidade de medo ao retirá-la da cadeira de rodas.
(    ) O professor pode propor atividades no chão, na caixa de areia, pois a Adriane é uma criança como todas as outras deve brincar e interagir.
(    ) As tecnologias assistivas são importantes ferramentas para auxiliar Adriane em seu desenvolvimento. Neste contexto, o professor necessita adaptar jogos e atividades.
(    ) A impossibilidade de comunicação de Adriane não é uma barreira intransponível, pois temos recursos de Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA), os quais possibilitam acesso ao processo de conceituação da aluna.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - F - F - F.
	5.
	Para que o processo de inclusão e a aprendizagem ocorram para crianças com esta deficiência, algumas modificações precisam ocorrer na escola. A organização da sala para o aluno por exemplo, para não sofrer nenhum tipo de queda ou batida que geraria uma fratura, informar todos os alunos sobre o que é o problema do colega, devem-se também usar gestos delicados e cuidadosos na higiene, alimentação, retirada da cadeira e da cadeira de rodas para evitar situações de risco. Estes cuidados referem-se a qual má-formação congênita em crianças?
	 a)
	Tumores cerebrais.
	 b)
	Artrogripose.
	 c)
	Osteogênese Imperfeita.
	 d)
	Mielomeningocele.
	6.
	João nasceu sem nenhuma alteração, no entanto, durante a primeira infância (em torno dos 5 anos), os primeiros sinais da Distrofia Muscular de Duchene passaram a ser percebidos. Sobre os sintomas da Distrofia Muscular de Duchenne, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Aos poucos, João passou a andar nas pontas dos pés devido ao encurtamento da musculatura da panturrilha ("barriga da perna"). 
(    ) João começou a perder o equilíbrio.
(    ) João começou a sentir dificuldade para correr, pular e subir escadas, sendo este último o mais evidente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - F - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	F - F - V.
	7.
	Carlos tem 7 anos e apresenta laudo de artrogripose. A artrogripose se caracteriza pela malformação das articulações do corpo, podendo ter um grau variávelde comprometimento. A criança, quando acometida pela artrogripose, apresenta maior limitação na área motora, devido ao impedimento de realização dos movimentos de dobrar ou girar uma articulação, impedindo a realização de atividades da vida diária, como escovar os dentes, pentear os cabelos etc. Assim, compreende-se que a artrogripose caracteriza-se por uma deficiência física, que não afeta o desenvolvimento cognitivo da criança, sendo que a aprendizagem poderá ocorrer normalmente, desde que a criança receba suporte e materiais necessários. No contexto de sala de aula, é importante que a professora de Carlos observe a necessidade de adaptação dos materiais para que ele possa realizar o movimento de preensão, manipulação e execução das tarefas. Sobre as adaptações importantes para o processo de aprendizagem de Carlos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Oferecer a Carlos materiais e pincéis em tamanho menor para facilitar a preensão.
	 b)
	Carlos necessita utilizar cadeiras e carteiras escolares sem adaptação, pois estas facilitam o ato de sentar na sala de aula.
	 c)
	Carlos necessita de tesoura sem adaptação.
	 d)
	Fixar o caderno ou a folha de atividade de Carlos na carteira para facilitar o ato da escrita ou pintura durante as tarefas, devido às limitações motoras.
	8.
	As crianças que sofreram lesão cerebral por infecções apresentam sequelas motoras como hemiplegia, espasticidade (rigidez e comprometimento de um lado do corpo) ou tetraparesia espástica (rigidez e comprometimento dos quatro membros). Pode também apresentar hidrocefalia e atraso da fala. Este tipo de Lesão Encefálica Infantil Adquirida é chamada de:
	 a)
	Acidente Vascular Encefálico (AVE).
	 b)
	Infecções do Sistema Nervoso Central (meningite).
	 c)
	Anóxias cerebrais (falta de oxigenação no cérebro).
	 d)
	Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE).
	9.
	A orientação inclusiva da escola resulta da Declaração de Salamanca (1994), que afirma que as escolas comuns representam, ao promover uma educação para todos, o meio mais eficaz de combater atitudes discriminatórias. Ao constar, nos documentos legais, o pressuposto da educação para todos, compreendemos que essa ação se remete ao comprometimento das escolas sobre a compreensão da singularidade que cada sujeito apresenta em seu desenvolvimento biológico, psicológico, cultural e social. 
FONTE: ONU. Declaração de Salamanca: princípios, política e prática em educação especial. 1994. Disponível em: www.direitoshumanos.usp.br. Acesso em: 30 jun. 2018.
Sobre a aprendizagem, Carvalho (2008) afirma que as capacidades e os desempenhos de cada indivíduo não são delimitados pela deficiência, mas por meio das experiências propiciadas a partir das deficiências. Portanto, a inclusão escolar pressupõe a estruturação dos aspectos pedagógicos e aspectos físicos, para que as experiências propiciadas por meio do ensino sejam inclusivas. 
FONTE: CARVALHO, R. E. Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 2008.
Para tanto, no processo de aprendizagem da criança com limitação motora, torna-se fundamental que o professor propicie atividades e materiais de apoio pedagógico que atendam as suas especificidades e necessidades, focando sempre na aprendizagem e no desenvolvimento. Sobre acessibilidade, analise as sentenças a seguir:
I- O aluno cadeirante deve e pode participar das aulas de Educação Física. No entanto o professor precisa respeitar seu tempo de resposta e sua capacidade física.
II- Trabalhar conceitos de lateralidade, organização de espaço, organização do tempo e desenvolvimento corporal, auxiliam no desenvolvimento de alunos com limitação motora.
III- As tecnologias assistivas são importantes ferramentas para auxiliar alunos com deficiência, porém com menor eficácia para o aluno com paralisia cerebral.
IV- Não devemos retirar o aluno da cadeira de rodas para realizar as atividades no chão ou na caixa de areia.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	10.
	André tem 10 anos e apresenta laudo de paralisia cerebral. Em decorrência das limitações impostas pela deficiência, André é uma criança dependente de seus familiares, professores e colegas de classe para realizar as atividades de vida diária (AVD). Em sala de aula, André não consegue segurar o lápis e manusear um livro. Mediante o contexto vivenciado por André, vale destacar que torna-se imprescindível alguns aspectos para que a inclusão escolar aconteça. Sobre os aspectos relevantes ao professor para que ocorra a inclusão escolar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) André deve participar das aulas de Educação Física - o aluno deve e pode participar, respeitando seu tempo de resposta e sua capacidade física.
(    ) Devem ser adaptadas para André as atividades, partindo do princípio da inclusão (todos inclusos), realizando trocas e permeando o seu crescimento individual. Retirar o aluno para realizar uma atividade sozinho não é correto, pois o atendimento individual só é realizado no Atendimento Educacional Especializado (AEE).
(    ) Trabalhar com André conceitos de lateralidade, organização do espaço, organização do tempo, esquema corporal (como o corpo se comporta no espaço), imagem corporal (como a criança se vê) geram experiências que ela não teve por conta da limitação motora.
(    ) Valorizar a comunicação gestual ou oral de André.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - F - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando